Siga-nos

Perfil

Expresso

Cultura

(#4) “Westworld”, o futuro esquisito

É considerada a sucessora de “A Guerra dos Tronos” no império televisivo da HBO e uma das séries mais badaladas do ano. Este sábado, há uma surpresa no TVSéries. Nesta semana de Natal e depois na de Ano Novo, escrevemos sobre as séries que mexeram com 2016 e as que vão abanar com 2017

A mais recente aposta televisiva da HBO, com assinatura de Jonathan Nolan e J. J. Abrams, combina ficção científica, drama, mistério e western, cruzando os vários géneros com uma abordagem completamente nova da clonagem humana e das relações entre os seres humanos e a inteligência artificial. Confuso com tanta informação? É natural, uma vez que o universo de “Westworld” é muito maior do que se imagina à partida.

“Westworld” é a concretização da visão de Dr. Ford (Anthony Hopkins). É ele o criador de tudo o que se vê no parque futurista que serve de cenário à série, mas importa perceber que criação é esta. São muitas as questões, mas genericamente trata-se de um parque pensado para concretizar os sonhos dos mais afortunados, sem quaisquer limites. Matar, violar, torturar. Tudo está à disposição dos que entrarem neste mundo paralelo.

Anthony Hopkins interpreta Dr. Ford, um homem capaz de tudo para que os desejos dos visitantes sejam satisfeitos

Anthony Hopkins interpreta Dr. Ford, um homem capaz de tudo para que os desejos dos visitantes sejam satisfeitos

O que aconteceria se os anfitriões do parque — máquinas criadas para satisfazer desejos dos mortais — se lembrassem do que foi feito com eles no passado? Terão sentimentos? Terão afinal o mesmo valor que um ser humano? “Westworld” fará com que pensemos de forma diferente e questionemos o que sempre julgámos certo durante os próximos anos. A verdade é que Jonathan Nolan e J. J. Abrams já criaram um plano de trabalho a cinco anos para o desenvolvimento da série.

Se ainda não viu “Westworld”, não sabe o que perde e o melhor é estar mesmo preparado para tudo. A primeira temporada é exibida na íntegra, em formato maratona, no próximo sábado, a partir das 15h, no TVSéries.