Siga-nos

Perfil

Expresso

Cultura

Morreu Zsa Zsa Gabor

Zsa Zsa Gabor em 1958

AFP/GETTY

Atriz norte-americana de origem húngara tinha 99 anos e não resistiu a um ataque cardíaco

Ana Baptista

Ana Baptista

Jornalista

A actriz norte-americana de origem húngara Zsa Zsa Gabor morreu este domingo aos 99 anos.

A notícia foi avançada em primeira mão pelo site de entertenimento norte-americano TMZ e entretanto confirmada pelo agente da atriz a vários outros meios de comunicação dos EUA.

Zsa Zsa Gabor, que faria 100 anos em fevereiro, morreu na sua casa em Los Angeles e segundo o TMZ não resistiu a um ataque cardíaco.

Da sua carreira cinematográfica fazem parte filmes como "Moulin Rouge", de John Huston (1952), "O inimigo público número um", de Henri Verneuil (1953) ou "A sede do mal", de Orson Welles (1958). Participou ainda em várias séries de televisão, como Gilligan's Island.

Mas o seu reconhecimento é capaz de ter sido maior fora do ecrã. Zsa Zsa, juntamente com a sua irmã mais nova Eva, foram consideradas duas 'socialites' de Beverly Hills durante décadas.

Zsa Zsa, que foi miss na Hungria em 1936, casou nove vezes e uma delas, entre 1942 e 1947, foi com Conrad Hilton, o dono da cadeia de hotéis e o avó da também socialite Paris Hilton. Atualmente estava casada com Frederic Prinz Von Anhalt, matrimónio que durava desde 1986.

A morte de Zsa Zsa não é, no entanto, totalmente inesperada. Não só pela idade, mas também porque o seu estado de saúde já se vinha a deteriorar desde 2010 quando fracturou uma anca. E em 2011, no seguimento desse incidente, teve mesmo de amputar uma perna.