Siga-nos

Perfil

Expresso

Cultura

RTP reinventa Festival da Canção com músicos como Samuel Úria e Rita Redshoes

Festival vai contar com um novo formato. 16 compositores foram convidados para criarem as canções e escolherem quem as irá interpretar na competição em que será apurado quem irá representar Portugal na Eurovisão

Samuel Úria

Samuel Úria

Rita Carmo

A RTP vai fazer regressar o Festival da Canção em 2017 mas num novo formato que contará com canções originais e inéditas criadas por 16 compositores de várias áreas musicais.

Celina da Piedade, Jorge Fernando, Luísa Sobral, Márcia, Nuno Feist, Nuno Gonçalves, Pedro Silva Martins, Samuel Úria, Tóli César Machado, João Pedro Coimbra (Mesa), João Só, Nuno Figueiredo (Virgem Suta), David Santos (Noiserv), Rita Redshoes, Héber Marques e Pedro Saraiva foram os músicos convidados pela estação pública para criarem as canções e escolherem quem as irá interpretar.

“No ano em que assinala 60 anos, a RTP organiza a 51ª edição do Festival da Canção, a qual irá decorrer nos meses de fevereiro e março de 2017, conforme o compromisso assumido no ano passado. Neste evento, que contará com duas semifinais e uma final, será apurada a canção que irá representar Portugal no 62º Festival Eurovisão da Canção”, refere a mensagem divulgada esta segunda-feira, no dia em que teve lugar a primeira reunião com os compositores convidados.

“Na 51ª edição do Festival da Canção vão estar a concurso 8 canções em cada semifinal, das quais irão ser apuradas 4 para a final, constituindo-se assim as 8 músicas finalistas da edição de 2017”, lê-se ainda no comunicado da RTP.

A reunião desta segunda-feira contou com a presença do jornalista Nuno Galopim e do animador de rádio Henrique Amaro, consultores da RTP para o Festival da Canção.

O novo formato surge após a competição não se ter realizado este ano. A final do Festival da Canção 2017 está marcada para 5 de março.