Siga-nos

Perfil

Expresso

Cultura

Quem sai aos seus não degenera

Lucas Till, o "novo" MacGyver

CBS Broadcasting, Inc.

“MacGyver” está de regresso à televisão portuguesa, e Lucas Till, o protagonista, falou ao Expresso sobre as novas aventuras da série. A estreia está marcada para a noite da próxima terça-feira na FOX, às 22h15

Passaram 31 anos desde que “MacGyver” se deu a conhecer pela primeira vez e foram muitos os que seguiram a série transmitida pela RTP desde o início. A produção norte-americana entrou nas casas portuguesas na década de 80 e foi amor à primeira vista. Agora, regressou à antena, na FOX, depois de 139 episódios e dois telefilmes capazes de proporcionar muitas horas de entretenimento na companhia de Richard Dean Anderson, o ator que interpretou uma das personagem mais carismáticas da televisão. O regresso foi pensado há muito, mas o sonho só agora se concretizou. Numa altura em que grandes franchises cinematográficos voltaram às salas com novos filmes, também a equipa por trás de “MacGyver” decidiu entrar na corrida. A mítica série está de volta com um novo protagonista, Lucas Till, que promete não desiludir os fãs mais acérrimos do faz-tudo da televisão.

À conversa com o Expresso em setembro, Lucas Till confessa ter pena de não lhe ter sido dada a possibilidade de conhecer Richard Dean Anderson enquanto se preparava para o papel, mas deixa um desafio à produção. “Gostava que ele pudesse, em determinada altura, regressar e fazer parte da série.” Dois MacGyvers no mesmo episódio? É possível, até porque até agora não há nada que impeça esse momento: Lucas Till não teve de se colar à personagem original, até porque o protagonista da nova série é o filho do MacGyver original.

A ligação a este nome já não é nova para o ator e MacGyver é também a carinhosa alcunha que deu ao pai quando era ainda criança. “Eu chamava MacGyver ao meu pai, portanto ele era mesmo um grande fã. Sim, também gostava de criar os seus engenhos”, recorda. Uma paixão que acabou por aproximá-los. “Até eu saber que tinha conseguido o papel, acho que ele nunca tinha prestado muita atenção à minha carreira”, conta, “mas quando o consegui, ele ficou muito entusiasmado”.

Neste reboot, Angus MacGyver é ainda um jovem, mas isso não o impede de criar uma organização clandestina dentro do Governo americano para resolver grandes problemas com soluções menos convencionais — à semelhança do que o MacGyver original fazia nos anos 80 e 90. No novo Departamento dos Serviços Externos, MacGyver tem a missão de salvar o mundo. Apesar das alterações face ao original, há algo que se mantém: os múltiplos truques.

Lucas Till falou ao Expresso durante as filmagens da nova série e, na véspera da conversa, havia experimentado uma nova artimanha. “Fiz uma câmara endoscópica”, avança, antes de explicar como é que a personagem criou um objeto de alta tecnologia com poucos recursos. A ideia era espiar uma divisão, “passando a câmara por baixo da porta”, contou o ator, sem pormenores para não se “pôr em problemas ao divulgar o conteúdo da cena”.

Fiquemo-nos pelos materiais usados: pastilha elástica, um canivete suíço e um telemóvel. Parece impossível, mas não é.

Não há que temer. O ator garante que os fãs da série original podem estar completamente descansados com este renascimento televisivo, uma vez que são mais as semelhanças do que as diferenças. “O conceito mantém-se”, afirma, ressalvando, no entanto, que foi necessário proceder a alguns ajustes para “manter a história atualizada” depois de tantos anos. “Vivemos numa era muito mais avançada tecnologicamente e isso teria de se sentir nos novos episódios.”

Regresso Esperado

A nova série da CBS estreou-se em solo norte-americano a 23 de setembro, numa noite aguardada por muitos dos fãs da saga original e fez um dos melhores resultados televisivos do canal nos últimos tempos. Foram quase 11 milhões os norte-americanos que não perderam o primeiro episódio. Em Portugal, a estreia acontece na próxima terça-feira, pelas 22h15, e a aposta da FOX traz uma surpresa face à estratégia adotada noutros mercados. Por cá, “MacGyver” estreia-se em episódio duplo, com Lucas Till, George Eads, Tristin Mays, Justin Hires e Sandrine Holt como protagonistas da serie desenvolvida por Peter M. Leskov a partir do original de Lee David Zlotoff.