Siga-nos

Perfil

Expresso

Cultura

Maria José Morgado debate “O Exame” e a pequena corrupção

A Procuradora Geral Distrital de Lisboa vai este domingo ao Espaço Nimas, na capital, para falar sobre corrupção. O debate acontece numa sessão especial do novo filme de Cristian Mungiu, “O Exame”, que aborda um dos maiores problemas da sociedade romena

A longa-metragem “O Exame” , assinada por Cristian Mungiu (vencedor do prémio de Melhor Realizador no Festival de Cinema de Cannes), é apresentada este domingo, pelas 17 horas no Espaço Nimas, em Lisboa. A sessão especial junta a exibição do filme a um debate com a presença de Maria José Morgado.

A Procuradora Geral Distrital de Lisboa vai participar num debate aberto em que se falará sobre o filme, mas não só. A conversa girará em torno de algumas das questões abordadas pelo cineasta romeno em “O Exame”, como a pequena corrupção, o favorecimento ou as influências. Trata-se de problemas que persistem na contemporaneidade romena.

A magistrada, que lida com o tema há muito tempo, escreveu sobre o caso português no livro “O Inimigo Sem rosto: Fraude e Corrupção em Portugal” (em co-autoria com José Vegar) e a realidade nacional também não será esquecida. Será a pequena corrupção um problema endémico da Roménia? Talvez não seja tão exclusivo assim.