Siga-nos

Perfil

Expresso

Cultura

Um “Preacher” à procura de Deus

Dominic Cooper é o protagonista da nova aposta do AMC, com estreia marcada para esta terça-feira. A série de aventura, fantasia e terror aclamada pela crítica internacional chega agora a Portugal

Tudo aconteceu de forma acidental, mas a verdade é que terá de ser a vítima a lidar com as consequências de uma possessão fora do comum. Jesse Custer foi tomado por uma criatura sobrenatural chamada Génesis — fruto de uma relação não-autorizada entre um anjo e um demónio — e agora terá de ir em busca de Deus para que tudo se resolva. Ele é um ex-criminoso tornado reverendo à procura da redenção (e de uma forma de libertar Génesis do seu corpo).

A esta aventura plena de humor negro juntam-se outras personagens, como a sua ex-namorada Tulip (interpretada por Ruth Negga) ou o vampiro irlandês Cassidy (vivido pelo ator Joseph Gilgun). O elenco da série é vasto e conta ainda com Lucy Griffiths (como Emily), W. Earl Brown (como Xerife Hugo Root), Anatol Yusef (como DeBlanc), Tom Brooke (como Fiore), Derek Wilson (como Donnie Schenck) e Ian Colletti (como Eugene/Arseface).

O RENASCER DE UM SUCESSO

Os amantes de banda desenhada não esquecem este título. “Preacher” esteve nas bancas durante os anos 90 e marcou uma geração com a sua história fora do vulgar e um ambiente muito diferente do apresentado em outros títulos do género. Surgida pelas mãos do argumentista Garth Ennis e do ilustrador Steve Dillon em abril de 1995, alcançou o sucesso e estendeu-se por 65 números, aos quais se juntaram cinco one-shots e uma mini-série de quatro volumes, sempre sob a chancela da DC/Vertigo.

Depois esteve à porta do cinema e ficou no limbo durante quase duas décadas — até o realizador Sam Mendes esteve associado a um projeto de adaptação destes comics, mas acabou por o abandonar sem sucesso — e acabou por chegar à televisão, onde a crítica não se cansa de a elogiar. A co-produção dos AMC Studios com a Sony Pictures Television conta com a assinatura dos produtores executivos Seth Rogen e Evan Goldberg (“The Fast and The Furious” e “This is the End”) e do produtor-executivo e showrunner Sam Catlin (“Breaking Bad”)

A primeira temporada conta com dez episódios e já se sabe que a história de “Preacher” não acaba aqui, tendo sido renovada para uma segunda leva de episódios mais extensa, composta por 13 novos episódios e cuja produção tem início em janeiro do próximo ano.

“Preacher” tem estreia marcada para esta terça-feira, pelas 22h10, no canal AMC (disponível nos operadores MEO, NOS e Nowo).