Siga-nos

Perfil

Expresso

Cultura

Biblioteca mais antiga do mundo reabre em Marrocos

  • 333

Fundada no século IX , a biblioteca Khizanat al-Qarawiyyin tem cerca de quatro mil livros raros e manuscritos árabes entre o seu espólio. Após as obras de restauro efetuadas nos últimos três anos, está prestes a reabrir

As obras de restauro e melhoramentos incluíram a criação de uma sala com temperatura e humidade controlada onde estão alguns dos antigos manuscritos da biblioteca Khizanat al-Qarawiyyin.

Localizada no centro histórico de Fez, a biblioteca que integra o complexo da Universidade Al Qarawiyyin fundada no ano de 859, está prestes a reabrir após a intervenção de que foi alvo ao longo dos últimos três anos.

Sendo atualmente a biblioteca mais antiga do mundo. conta com cerca de quatro mil livros raros e manuscritos árabes escritos por reputados académicos da região. Entre essas obras encontra-se uma versão do “AlCorão” do século IX e um manuscrito sobre jurisprudência islâmica criado pelo filósofo Averroes.

Considerada uma das maiores instituição de referência dentro da cultura islâmica., a universidade foi criada por Fatima Al-Fihri, que herdou a sua fortuna do pais mercador, após ter-se mudado com a sua família de Al Qayrawan (atual Tunísia) para Fez.