Siga-nos

Perfil

Expresso

Cultura

Morreu Edward Albee, autor de “Quem tem medo de Virginia Woolf?”

  • 333

O dramaturgo faleceu devido a uma "curta doença" aos 88 anos

Brad Barket

Edward Albee venceu o Pulitzer em três ocasiões e era considerado um dos grandes dramaturgos norte-americanos contemporâneos

O dramaturgo norte-americano Edward Albee, autor de “Quem tem medo de Virginia Woolf?”, morreu aos 88 anos, noticiou na sexta-feira o jornal The New York Times.

Albee estava doente e morreu em casa, em Nova Iorque, confirmou o seu assistente pessoal, Jakob Holder, ao jornal.

A sua obra mais conhecida, "Quem tem medo de Virginia Woolf", foi escrita em 1962 e retratava um casamento desgastado e dominado pelas recriminações e desentendimentos entre os dois cônjugues. A peça marcou uma estreia de sucesso para Albee nos palcos da Broadway, vencendo um prémio Tony para melhor peça.

A adaptação da peça para filme, estreada nos cinemas em 1966, contou com Richard Burton e Elizabeth Taylor nos papéis dos protagonistas e acabou por fazer de "Quem tem medo de Virginia Woolf" o trabalho mais reconhecido de Albee.

Ao longo da sua carreira, o dramaturgo assinou cerca de 30 peças, segundo adianta o "The New York Times", maioritariamente focados nas críticas à sociedade americana e às aparências apresentadas pelas famílias ricas e bem sucedidas.

O autor, reconhecido por três vezes com o prestigiado prémio Pulitzer, era considerado um dos maiores dramaturgos contemporâneos dos Estados Unidos da América.