Siga-nos

Perfil

Expresso

Cultura

Siza Vieira no Museu Aga Khan

  • 333

Siza Vieira em Toronto

Tiago Petinga/Lusa

É uma das primeiras iniciativas de intercâmbio a nível cultural entre a Fundação Aga Khan e o universo artístico nacional. Álvaro Siza Vieira apresenta trabalho no Museu daquela instituição em Toronto, no Canadá, a partir de dia 23. Hoje conversa com o comissário da mostra no Centro Ismaili de Lisboa, às 18h30

A obra de Álvaro Siza Vieira, um dos maiores arquitetos da atualidade, será exibida no Museu Aga Khan numa exposição que explora o processo criativo – e o génio - por detrás de um dos mais recentes projetos de Siza: um novo centro de acolhimento e informação para os visitantes do Alhambra em Granada, Espanha, intitulado “Puerta Nueva” (Porta Nova).

Com abertura prevista para 23 de Julho, "Álvaro Siza: Gateway to the Alhambra" convida os visitantes a entrar na extraordinária mente deste arquiteto Português vencedor do prestigiado Prémio Pritzker de Arquitetura. Através de desenhos, representações, modelos, vídeos e entrevistas, a exposição explora a colaboração entre Siza e o arquiteto espanhol Juan Domingo Santos, ambos simultaneamente inspirados e desafiados pelo imponente Alhambra e pela sua transformação de um modesto forte do nono século para um luxuoso complexo e cidadela de palácios, cinco séculos mais tarde.

Hoje, 8500 visitantes visitam diariamente este Património Mundial da Humanidade, criando uma necessidade profunda de um local multifuncional onde possam ter acesso a comodidades, obter informações, e melhor apreciar a grandeza do Alhambra.

A sensibilidade de Siza à paisagem circundante, e aquilo a que ele chama o “ambiente encantador do Alhambra”, resulta num design que atende às necessidades dos visitantes e que ao mesmo tempo os prepara para as vistas, os sons, e as texturas do próprio Alhambra.

Exclusivos à exibição em Toronto desta exposição internacional, uma seleção de artefactos da própria coleção do Alhambra irá contextualizar os planos de intervenção de Siza.