Siga-nos

Perfil

Expresso

Cultura

Grande mostra da arte urbana de Bansky inaugura em museu de Roma

  • 333

Os organizadores dizem que foi organizada sem a participação do artista e que nenhuma das obras foi retirada das ruas. A exposição chama-se “Guerra, Capitalismo & Liberdade”

Apesar de a sua identidade permanecer uma incógnita, a arte urbana de Bansky há muito ganhou destaque mundial e dá agora lugar a uma grande exposição num espaço tradicional como um museu. “Guerra, Capitalismo & Liberdade”, é o nome da mostra que está a partir desta terça-feira e até 4 de setembro patente no Museu Palazzo Cipolla, em Roma.

“Isto é uma significativa coleção do trabalho do artista conhecido como Bansky, uma coletânea de cerca de 120 trabalhos, incluindo esculturas, stencils, e outras expressões artísticas, todas vindas estritamente de colecionadores privados, e não englobando outras retiradas das ruas”, afirma Acoris Andipa, curador da exposição, que diz ter sido organizada sem a participação do artista.

“As pessoas começam agora a perceber, através das vendas públicas, que ele não é apenas um artista de rua, coloca comida no seu prato através de uma produção comercial”, refere Andipa.

Apesar de todo o destaque que a arte ubana de Bansky tem ganho desde os anos 1990, a sua identidade continua um mistério. Sabe-se apenas que será um artista que terá nascido em Bristol, Inglaterra, nos anos 1970.