Siga-nos

Perfil

Expresso

Cultura

Morreu John Berry, membro fundador dos Beastie Boys

  • 333

O americano tinha 52 anos e sofria de demência frontotemporal. Foi ele o responsável pelo nome de batismo da banda de punk hardcore, que viria mais tarde a ganhar popularidade como o grupo de rap branco mais bem- sucedido de sempre

John Berry, um dos quatro fundadores dos Beastie Boys, morreu na madrugada desta sexta-feira aos 52 anos. A informação foi avançada aos media pelo pai do artista norte-americano, que explicou que o filho sofria há vários anos de demência do lobo frontal, uma doença que se agravou nos últimos meses.

Berry foi um dos membros originais daquela que viria a ficar conhecida como a banda de rap branco mais bem sucedida de sempre. Juntamente com Mike Diamond, Adam Yauch e Kate Schellenbach, Berry fundou a banda originalmente como um grupo de punk hardcore em 1981, tendo sido ele a batizá-la Beastie Boys.

Integrou-a como guitarrista durante muito pouco tempo, abandonando o grupo depois de lançarem o seu primeiro EP, Polly Wog Stew, em 1982, e antes de alcançarem sucesso comercial.

Quando Berry saiu, foi substituído por Adam Horovitz, conhecido como Ad-Rock, altura em que a banda tomou uma nova direção, virando-se para o hip hop e o rap. Schellenback viria igualmente a abandonar o grupo antes do lançamento do álbum Licence To Ill, em 1986, com o qual ocuparam pela primeira vez um lugar na tabela dos singles mais consumidos nos Estados Unidos.

Ad-Rock, Yauch e Diamond continuaram a trabalhar juntos, lançando um total de oito álbuns ao longo de 25 anos, até à morte de Yauch em maio de 2012, vítima de cancro. Em 2012, Diamond, mais conhecido como Mike D, confirmou o fim da banda em entrevista ao "New York Daily News".