Siga-nos

Perfil

Expresso

Cultura

“A Guerra dos Tronos” declara guerra aos 'spoilers'

  • 333

home box office inc/divulgação

É, desde o início dos tempos (ou pelo menos desde o início da série), um dos maiores problemas de “A Guerra dos Tronos”. Os 'spoilers' — informações sobre o conteúdo dos episódios veiculadas por quem já viu a quem ainda não o fez — retiram a emoção aos fãs da série e a produção decidiu tomar medidas. O objetivo é travar, sempre que possível, estas fugas de informação. Na impossibilidade de o fazer no que diz respeito aos artigos publicados na imprensa e na blogosfera, os produtores da saga criada por George R.R. Martin decidiram começar por 'limpar' o Youtube e outros servidores utilizados por 'vloggers' ('bloggers' de vídeo).

O HBO, canal que distribui a série em todo o mundo e que em Portugal tem acordo com o TVSéries (embora os episódios estreiem no SyFy), decidiu fazer valer os seus direitos e bloquear conteúdos na internet que utilizem imagens da série. A operação de limpeza é abrangente e aos episódios disponibilizados de forma ilegal — esta é a produção mais pirateada de sempre — juntam-se também vídeos com 'spoilers' e ainda outros em que fãs da série tentam adivinhar qual o rumo do acontecimentos.

De produções caseiras a trabalhos quase profissionais, havia quem reconstituísse toda a árvore genealógica de “A Guerra dos Tronos” e tentasse fazer novas ligações, retirando o efeito-surpresa pretendido pelos produtores. Havia quem acertasse quase sempre e passasse a ser seguido por quem não aguentava sem conhecer antes de tempo o que se passaria na série, já na sexta temporada. Agora, ao aceder a alguns destes vídeos em plataformas como o Youtube, surge a mensagem de que o conteúdo foi removido “por violar os direitos de autor da Home Box Office Inc”.

Um dos visados é o utilizador Frikidoctor, especialista na arte da adivinhação do futuro de Westeros. Contactado pelo jornal britânico “Independent”, o 'youtuber' explicou que “nos últimos dois vídeos que eles apagaram apenas havia segmentos de vídeo utilizados pelo canal para efeitos de promoção”, pelo que vê a decisão como uma tentativa de o impedir de partilhar a sua visão sobre a série. Frikidoctor não se fica por aqui e tenta provar que é mesmo essa a intenção da HBO, uma vez que no último vídeo que gravou não utilizou “qualquer imagem ou som que fosse pertença do canal”.

A TEMPORADA MAIS SECRETA

Se a manutenção do secretismo sempre foi um dos segredos para o sucesso de “A Guerra dos Tronos”, a atual temporada contou com medidas de segurança adicionais. O argumento não foi distribuído na totalidade a nenhuma das partes envolvidas na produção e houve até nomes de personagens apagados do guião. Tudo para que apenas quem participava nas cenas soubesse o que realmente se passava. “A Guerra dos Tronos” é emitido semanalmente, às segundas-feiras, pelas 22h10, no canal SyFy.