Siga-nos

Perfil

Expresso

Cultura

Iberian Festival Awards entregues ontem na FIL

  • 333

Muse no NOS Alive, o melhor concerto

Rita Carmo

Primavera Sound, de Barcelona, Bons Sons, de Cem Soldos, e o Flower Power Fest, de Santo André, foram os melhores festivais

A primeira edição dos Iberian Festival Awards, cuja cerimónia de entrega decorreu ontem na FIL, em Lisboa, premiou o Primavera Sound de Barcelona como Melhor Grande Festival (este ano será de 1 a 5 de junho). O Bons Sons, que ocupa a Aldeia de Cem Soldos, Tomar (o próximo é de 12 a 15 de agosto), foi o Melhor Festival de Dimensão Média (e o melhor em Contribuição para a Sustentabilidade), e o Flower Power Fest, em Santo André, Santiago do Cacém, o Melhor Pequeno Festival.

Estes prémios da Aporfest — Associação Portuguesa de Festivais de Música e da empresa britânica Festival Awards foram entregues no âmbito do Talkfest, um fórum internacional sobre festivais de música, cuja quinta edição começou ontem e termina hoje em Lisboa.

Foram contempladas 19 categorias (festivais, media partners, artistas e prestadores de serviços), 10 das quais decididas pelo público e as restantes por um júri. Foi ainda entregue um Prémio de Excelência a Miguel Cadete, diretor da revista “Blitz” e diretor-adjunto do Expresso.

O Primavera Sound espanhol arrecadou também as distinções de Melhor Promoção Turística e Melhor Comunicação. O Melhor Novo Festival foi o Mundaka, evento basco de música e gastronomia (em 2016 é de 28 a 30 de julho), o FMM Sines levou o prémio de Melhor Cartaz (22 a 30 de julho), o Bilbao BBK Live (7 a 9 de julho) tem o Melhor Campismo, e o Party Sleep Repeat, em S. João da Madeira, foi considerado o Melhor em Recinto Fechado (o próximo é a 22 e 23 de abril na Oliva Creative Factory).O galardão de Melhor Programação Cultural foi para o Cruïlla de Barcelona (8 a 10 de julho).

Por fim, o melhor concerto na categoria Portugal/Espanha foi o dos madrilenos Vetusta Morla no Medusa Sunbeach, em Valencia, e o melhor concerto na categoria internacional foi o dos Muse no NOS Alive, em Algés.

Refira-se que a gala de entrega dos Iberian Festival Awards será transmitida pelo Canal Q no próximo dia 12.