Siga-nos

Perfil

Expresso

Cultura

12 números para compreender os óscares

  • 333

"Titanic", vencedor de 11 Óscares, foi o filme mais nomeado de sempre, com 14 prémios possíveis

Os números ajudam sempre a dar uma ideia do que se passa e, numa gala que agora chega à 88ª edição, há mesmo muito para contar. O Expresso contou apenas até 12, mas esta seleção já inclui vários recordes (e o curioso cabaz oferecido aos nomeados)

A matemática dos Óscares não é fácil e por esta altura já haverá atores e realizadores a fazer contas de cabeça. Se Leonardo DiCaprio quer somar a primeira vitória às nomeações dos últimos anos, há também quem já tenha percebido que apenas levará o prémio de consolação (cujo valor aqui revelamos). Nada mau, embora não deva ser fácil manter o sorriso enquanto se vê a estatueta ir parar a outras mãos.

Entre filmes que receberam mais de duas mãos cheias de prémios e atores que eram ainda crianças quando subiram a palco pela primeira vez, o melhor talvez seja concentrarmo-nos nos números e desvendar o enigma dos Óscares. Calma, não estamos a falar da máquina de Alan Turing, que essa história já foi contada no ano passado em "O Jogo da Imitação".

Tatum O'Neal venceu o prémio pelo seu papel de Addie

Tatum O'Neal venceu o prémio pelo seu papel de Addie

10

Idade do mais jovem premiado com um Óscar. Tatum O’Neal recebeu o Óscar de Melhor Atriz Secundária pelo seu papel em “Lua de Papel”, de 1973.

82

Idade do ator mais velho a receber um Óscar. Christopher Plummer recebeu o Óscar de Melhor Ator Secundário por “Assim É o Amor”, de 2011

4

Maior número de Óscares jamais recebidos por um ator na mesma categoria. Katharine Hepburn, nomeada nove vezes, levou o prémio para casa quatro vezes, em 1933, 1967, 1968 e 1981.

Gary Merrill, Gregory Ratoff e Bette Davis em "All About Eve"

Gary Merrill, Gregory Ratoff e Bette Davis em "All About Eve"

14

Recorde de nomeações para um único filme, apenas alcançado por “All About Eve”, de 1950, e “Titanic”, de 1997. O maior dos vencedores acabou por ser “Titanic”, que levou 11 estatuetas, ao passo que “All About Eve” apenas arrecadou seis.

19

Anos em que Meryl Streep foi nomeada. A atriz é campeã nesta categoria, a das nomeações, e já levou três Óscares para casa, dois como Melhor Atriz Secundaria e um como Melhor Atriz.

Leonardo DiCaprio está nomeado para o Óscar de Melhor Ator em "Revenant: O Renascido"

Leonardo DiCaprio está nomeado para o Óscar de Melhor Ator em "Revenant: O Renascido"

5

Vezes que Leonardo DiCaprio já foi nomeado (quatro como Melhor Ator e uma como Melhor Ator Secundário). Espera-se que este ano, com a quinta nomeação, a sorte esteja do lado dele, em “Revenant: O Renascido”. Elizabeth Taylor também teve de esperar quatro vezes até à chegada do Óscar.

40

Filmes franceses nomeados para Melhor Filme Estrangeiro, marca atingida com “Mustang”, possível vencedor deste ano.

6291

Membros da Academia com poder de voto nos Óscares deste ano, um número bem diferente dos 230 que escolhiam os nomeado em 1927, quando tudo começou.

77

Percentagem de homens com direito ao voto na Academia.

93

Percentagem de pessoas brancas com direito ao voto na Academia.

As cinco nomeações de "Star Wars: O Despertar da Força" fizeram subir os números da saga

As cinco nomeações de "Star Wars: O Despertar da Força" fizeram subir os números da saga

30

Total de nomeações para filmes da saga “Star Wars”. “O Despertar da Força” pode receber, este ano, cinco Óscares. Ainda será preciso um longo percurso para atingir a marca dos seis filmes de George Lucas, que arrecadaram 10 Óscares.

200.000

Valor em dólares do cabaz conhecido como “Oscars Gift Bag”. Os presentes para os nomeados nas categorias de Melhor Ator e Atriz, Melhor Ator e Atriz Secundário e Melhor Realizador incluem uma viagem de luxo de 10 dias a Israel, duas semanas de férias no Japão, um voucher para aluguer de carros de luxo válido durante um ano, produtos de beleza, treinos com um dos mais famosos personal trainers de Hollywood, operações plásticas (incluindo o famoso levantamento de mama), tratamentos a laser, vodka, M&M’s personalizados e até um brinquedo sexual feminino.