Siga-nos

Perfil

Expresso

Cultura

Morreu Harper Lee, autora de “Mataram a Cotovia”

  • 333

getty images

Publicado em 1960, "Mataram a Cotovia" é considerado uma das obras-primas da literatura do século XX e valeu a Harper Lee o Pulitzer em 1961

Helena Bento

Jornalista

Harper Lee, autora de "Mataram a Cotovia", morreu esta sexta-feira aos 89 anos. A notícia foi avançada por vários jornais internacionais e confirmada por Mike Kennedy, presidente da Câmara da pequena cidade de Monroeville, Alabama (EUA), onde a escritora-norte americana nasceu.

Publicado em 1960, "Mataram a Cotovia" é considerado uma das obras-primas da literatura do século XX e valeu a Harper Lee o Pulitzer em 1961. Foi traduzido em mais de 40 línguas e atingiu um número de vendas extraordinário - cerca de 40 milhões de exemplares. O realizador norte-americano Robert Mulligan adaptou-o ao cinema em 1962.

Depois disso, a autora esteve mais de 50 anos sem aparecer nem publicar, vivendo uma vida pacata e discreta. Mas no ano passado, e para surpresa de quase todos, foi anunciado o lançamento de um novo livro seu, "Go Set a Watchman", cujo manuscrito esteve perdido durante todos estes anos e foi descoberto no outono de 2014 por Tonja Cartar, advogada e amiga de Harper Lee.

Lançado no dia 14 de julho em versão impresa e ebook em língua inglesa e publicado em Portugal meses depois (em outubro) com o título "Vai e Põe uma Sentinela" (Presença), o livro é uma sequela de "Mataram a Cotovia", embora tenha sido escrito antes dele.

É conhecida a amizade entre Harper Lee e o escritor norte-americano Truman Capote. Os dois conheceram-se em Monroeville, onde a escritora nasceu em 1926. Truman passava os verões numa casa ao lado da sua, e por isso os dois aspirantes a escritores viam-se com frequência. Mais tarde, ele haveria de convidar Harper Lee acompanhá-lo a Holcomb, no Kansas, de modo a que ela pudesse ajudá-lo na pesquisa que viria a dar origem ao célebre "A Sangue Frio".

Nelle Harper Lee (nome de nascença) era a filha mais nova de Amasa Coleman Lee, seu pai e advogado, e Frances Finch Lee. Tinha três irmãos.

  • Sequela de "Por favor não matem a cotovia" lançada 55 anos depois

    Harper Lee, vencedora de um Pulitzer, amiga do escritor Truman Capote e autora de uma obra só, vai lançar este ano um novo livro. Pelo menos é o que está prometido para este verão. Depois de "To Kill a Mockingbird", publicado há mais de 50 anos, vem aí "Go Set a Watchman" que foi escrito primeiro...