Siga-nos

Perfil

Expresso

Cultura

Porto, Matosinhos e Gaia vão partilhar Festival Internacional de Dança

  • 333

A filipina Elisa Jacson traz ao Porto o espetáculo "Death of the Pole Dancer"

D.R.

Festa dos 84 anos do Rivoli vai durar das 11h às 05h e inclui teatro, música, cinema, dança, literatura, fotografia, com espetáculos de Marrocos, Croácia e Portugal

Chama-se DDD – Dias De Dança e é um festival apostado em associar as três cidades da frente atlântica, Porto, Matosinhos e Gaia, num grande evento internacional dedicado à dança capaz de funcionar como montra para os coreógrafos nortenhos e de atrair grandes nomes do circuito internacional. O anúncio desta iniciativa marcada para abril foi feito na tarde de hoje por Tiago Guedes, diretor artístico do Teatro Municipal do Porto (TMP) durante a apresentação da programação para o próximo trimestre.

Pela primeira vez sem Paulo Cunha e Silva e agora na companhia de Rui Moreira, presidente da Câmara e em simultâneo vereador da cultura, Tiago fez uma pequena viagem pela muita oferta do TMP para os próximos três meses, com algumas piscadelas de olho ao que poderá ainda acontecer até julho.

O destaque maior dos próximos dias é a festa do 84º aniversário do Rivoli, com uma festa com início marcado para as 11h do dia 23 deste mês, sábado, e final anunciado para as 05h de domingo. Será um programa intenso com alguns destaques, como o proporcionado pela presença da coreógrafa marroquina Boucra Ouizguen, que apresentará “Ha!”, um espetáculo é explorada a alegria a partir das quadras de Djalâl ad-Din Bûmi, poeta persa e místico sufi. Ivana Muller traz em estreia nacional a dança/performance “Partituur”, com as crianças como alvo e participantes ativos do espetáculo.

Distribuído por múltiplas vertentes artísticas, o programa do aniversário inclui ainda a abertura de uma exposição fotográfica assinada por José Caldeira, o fotógrafo que ao longo de todo o anos de 2015 acompanhou todos e cada um dos momentos da vida vivida nos Teatros Rivoli e do Campo Alegre. A partir da meia-noite de sábado o epicentro do aniversário será materializado num convite à dança no bar Passos Manuel.

Um momento importante do calendário será uma estreia no Porto, pela primeira vez em 18 anos, de uma produção da Companhia Nacional de Bailado