Siga-nos

Perfil

Expresso

Cultura

(#10) Canções para eliminar resíduos: Mount Eerie, “Sauna”

  • 333

Crédtios: conta no Facebook de Mount Eerie

Phil Elverum decidiu mudar de vida depois de quatro meses na Noruega a viver sozinho numa cabana. Foi o melhor que nos aconteceu, a nós que lhe apreciamos as canções - e ele deu-nos novas este ano. Nesta semana de Natal e depois na de ano novo, escrevemos sobre 10 álbuns que fizeram de 2015 um acontecimento melhor - é uma espécie de ranking, mas é sobretudo uma espécie de homenagem a quem nos dá discos

Helena Bento

Jornalista

Phil Elverum, músico nascido em Anacortes, uma pequena cidade localizada no estado de Washington, é conhecido sobretudo pelo seu projeto a solo The Microphones, que manteve de 1997 a 2003, e pelos extraordinários álbuns "It Was Hot, We Stayed in the Water", de 2000, e "The Glow Pt. 2", lançado um ano depois.

Em 2003, depois de uma viagem à Noruega, onde permaneceu durante cerca de quatro meses a viver sozinho numa cabana porque precisara de "desaparecer", decidiu aventurar-se num novo projeto. Enquanto Mount Eerie, lançou sete álbuns, o último dos quais em fevereiro deste ano, com o título "Sauna". Phil Elverum explicou numa entrevista que embora a ideia de sauna seja simbólica, tentou que o álbum fosse o mais literal possível. Disse também que toda a música - assim como qualquer outro exercício criativo - pode ser como uma sauna, permitindo uma transformação através da eliminação dos resíduos.

O resultado está longe do alcançado, por exemplo, em "Clear Moon". Cada tema não parece ser mais do que uma experiência boa mas inacabada, que poderia prolongar-se por tempo indefinido até finalmente perder-se no meio daquelas paredes de som compactas e opressivas. Estamos também muito longe daquela intimidade e vulnerabilidade que tínhamos por exemplo em "Through the Trees Pt.2", do dito "Clear Moon", mas isso não diminui nem um bocadinho a importância deste novo álbum - "Sauna" é mais uma peça para ajudar o completar o grande puzzle, é mais um mundo no mundo de Mount Eerie.