Siga-nos

Perfil

Expresso

Cultura

“Temos bruxas e reis loucos”: Marlon James, o homem que anunciou a Guerra dos Tronos africana

  • 333

NEIL HALL/ REUTERS

Em outubro, o autor jamaicano Marlon James esteve nas bocas do mundo por ter conquistado o Man Booker Prize. Agora, volta à ribalta para anunciar que o seu novo livro vai ser o arranque de uma saga estilo “Guerra dos Tronos”, desta vez situada em África: “A cultura popular africana é tão rica e tão perversa como as outras”

A ressaca pela qual os fãs de “Guerra dos Tronos” estão a passar desde o final da quinta temporada, que terminou em junho deste ano (e o tão falado inverno nunca mais chega...), vai sendo colmatada por algumas piscadelas de olho da produção (ora vemos um Jon Snow sangrento no poster, ora nos provocam com um teaser vago). No entanto, desta vez é Marlon James, o autor jamaicano que ganhou o Booker Prize deste ano, que chama os fãs da saga de George R. R. Martin à recepção para dizer que vem aí uma nova saga do mesmo género.

O plano do autor é tornar o seu próximo livro “Black Leopard, Red Wolf” (Leopardo Preto, Lobo Vermelho, em português) o primeiro volume de uma saga cheia de magia e muitas criaturas surpreendentes. Com uma grande diferença em relação a sagas como “O Senhor dos Anéis” ou “Guerra dos Tronos”: é que esta história vai ter por base mitos e lendas africanos e, claro, personagens vindas daquele continente.

Marlon James explica qual a ideia por trás deste projeto: “Percebi quão farto estava de discutir sobre se devia haver um hobbit negro no ‘Senhor dos Anéis’. A cultura popular africana é tão rica e tão perversa como as outras”, justifica o autor, em entrevista à revista “Man of The World”. “Temos bruxas, temos demónios, temos goblins e reis loucos.”

Mas o escritor tem mais pormenores para aguçar a curiosidade dos fãs das sagas mágicas: é que já está prometida uma descrição inicial de cem páginas sobre uma vila e um “grande apêndice sobre técnicas de magia”. Para saber mais há esperar, uma vez que o lançamento do primeiro volume da saga ainda não tem data marcada.