Siga-nos

Perfil

Expresso

Cultura

Ana Pinho Macedo Silva é a nova administradora de Serralves

  • 333

Conselho de fundadores decidiu esta quarta-feira escolher a já membro da comissão executiva para dirigir a Fundação no triénio 2016-18

Ana Maria Almeida Leite de Pinho Macedo Silva, 48 anos, será a presidente do conselho de administração da Fundação de Serralves no triénio 2016-18. A decisão foi tomada ao final da tarde desta quarta-feira durante a reunião do Conselho de Fundadores, ainda presidido por Luís Braga da Cruz.

Membro desde 2010 da administração e da comissão executiva da Fundação, Ana Macedo Silva é ainda administradora da Oporto British School, além de ter pertencido à direção da Associação Comercial do Porto entre 2004 e 2013, onde partilhou responsabilidades com Rui Moreira, atual presidente da Câmara. O seu nome surge, de resto, entre os subscritores do documento “Dar o corpo ao manifesto”, que antecedeu o lançamento oficial da candidatura de Moreira à presidência do executivo portuense. Ana Pinho foi gestora executiva da União dos Bancos Suíços Portugal e membro da comissão executiva da UBS Espanha. Teve responsabilidades na análise de mercados na Schroder Securities, em Londres, e chegou a ser, no início dos anos de 1990, analista no departamento de empresas do Banco Português de Investimentos, no Porto.

Licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, especializou-se de seguida em finanças na Cass Business School, em Londres, e passou depois para a London Business School, onde concluiu o “Corporate Finance Executive Programme”,

Aposta na formação artística

Desde 1995, numa altura em que frequentava ainda a London Business School, começou a interessar-se de forma mais intensiva pelo mundo da arte, ao ponto de ter frequentado naquele ano o “Prints and Drawings Evening Course”, no Sotheby's Institute. No ano seguinte foi à Christie's fazer um curso sobre arte e arquitetura em Inglaterra entre os anos 1 000 e 1 500. Na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa, concluiu um curso de História de Arte do Século XX e, já em Serralves, entre 2000 e 2001, apostou num curso de arte moderna e contemporânea.

Pouco expansiva, à semelhança do seu antecessor, Braga da Cruz, Ana Pinho cultiva uma atitude marcada por uma reconhecida simpatia ancorada numa reserva por vezes vista como defensiva. Assertiva nas suas opiniões, esta sobrinha de Ilídio de Pinho é casada com João Macedo Silva, presidente do conselho de administração da RAR. Um dos grandes desafios colocados à nova administração, no seguimento do que vinha já a ser trabalhado pelos anteriores corpos gerentes, passa pela abertura de novos caminhos na área do mecenato, numa altura em que cada vez mais escasseiam as verbas disponíveis, em particular no que respeita aos financiamentos do Estado.