Siga-nos

Perfil

Expresso

Cultura

Está aí o biopic do Francisco do Povo

  • 333

Filme sobre o Papa estreia-se dia 1 no Vaticano. “Chiametemi Francesco” (Chamem-me Francisco) custou cerca de 11 milhões de euros e é inspirado no "best-seller" "Francisco, o Papa do Povo"

"Chiametemi Francesco" (Chamem-me Francisco), o primeiro filme sobre a vida do Papa Franscisco, estreia-se no Vaticano no próximo dia 1, 16 dias antes do 79º aniversário do Pontífice. O biopic, dirigido pelo italiano Daniele Luchetti, foca-se na vida de Jorge Mario Bergoglio desde a sua juventude até 13 de março de 2013, diz em que foi eleito como sucessor de Bento XVI.

"O filme conta com emoção e intensidade a história do filho de emigrantes italianos na Argentina, desde a vocação surgida durante os anos obscuros da ditadura militar, passando pelo trabalho pastoral nas periferias de Buenos Aires, até se tornar o líder do rebanho católico", contou o realizador à rádio Vaticano.

O papel de Francisco é interpretado por dois atores: o argentino Rodrigo de La Serna , que contracenou com Gael García Bernal, do filme "Diários de Che Guevara", e o chileno Sergio Hernandez de Glória, que dá corpo ao sacerdote na fase mais recente da sua vida.

Baseado no "best-seller" "Francisco, o Papa do Povo", de Evangelina Himitian, jornalista do diário argentino "La Nación", o filme foi rodado na Argentina, Alemanha e Itália ao longo de 15 semanas e custou cerca de 11 milhões de euros.

Depois da estreia, o filme chega dia 3 a 700 salas em Itália.

STEFANO RELLANDINI / Reuters