Siga-nos

Perfil

Expresso

Cultura

Espanhóis rendem-se a Joana Vasconcelos

  • 333

Joana Vasconcelos no Palácio de Versaile. A artista plástica fez uma grande exposição neste espaço no verão de 2012

DR

Joana Vasconcelos faz a sua primeira exposição no Museu Thyssen, em Madrid. E a designer Agatha Ruiz de la Prada não lhe poupa elogios: “É uma das duas ou três melhores artistas mulheres do planeta”

A designer espanhola Agatha Ruiz de la Prada considerou hoje que a portuguesa Joana Vasconcelos, que quinta-feira expõe pela primeira vez no Museu Thyssen, em Madrid, “é uma das duas ou três melhores artistas mulheres do planeta”.

“Considero que Joana Vasconcelos é uma das duas ou três melhores artistas mulheres do planeta, senão mesmo a melhor. Sou super fã”, disse a designer espanhola, que hoje esteve na apresentação da obra “Strangers in The Night”, da artista portuguesa, no Museu Thyssen de Madrid. A peça “Strangers in The Night”, uma instalação em forma de um enorme trono com luzes e faróis de automóveis e táxis, ao som da música de Frank Sinatra, é exposta no Museu Thyssen, no âmbito da 13.ª Mostra Portuguesa, uma iniciativa da embaixada de Portugal em Madrid.

“É uma peça maravilhosa. Encanta-me. Já conhecia os seus trabalhos com tecidos e a primeira vez que vi uma obra sua foi em Veneza. Mas nunca tinha visto algo assim. É sensacional”, disse a espanhola, que conheceu e se tornou amiga de Joana Vasconcelos, numa festa no Estoril, no ano passado.

Agatha Ruiz de la Prada revelou que a artista portuguesa visita na quinta-feira o seu atelier em Madrid, mas foi mais cautelosa quanto a possíveis colaborações de trabalho entre as duas.
“De momento estou a fazer-lhe um vestido, e não poderia ficar mais encantada com qualquer tipo de colaboração” disse a designer.

“Strangers in the Night”, uma peça criada no ano 2000, vai estar exposta ao público no Museu Thyssen a partir de quinta-feira, até 24 de janeiro de 2016.