Siga-nos

Perfil

Expresso

Cultura

Produtora de Leonardo DiCaprio compra direitos de livro por escrever sobre o escândalo Volkswagen

  • 333

Justin Sullivan/ Getty Images

O livro ainda nem sequer foi escrito e editado e já está a caminho do cinema. Há negócios e escândalos assim

O que se terá passado para que o escândalo da manipulação de emissões poluentes da Volkswagen tenha rebentado? O que aconteceu nos bastidores? Quais as histórias e intrigas por trás da polémica? Todas estas perguntas podem ter um resposta em breve. E é Leonardo DiCaprio quer filmar as respostas. A produtora do ator norte-americano e a Paramount Pictures compraram os direitos para a adaptação para o cinema de um livro sobre o escândalo da gigante automóvel alemã - livro esse que ainda nem foi escrito.

Segundo avança esta terça-feira a revista especializada em entretenimento “Hollywood Reporter”, o acordo entre a editora Norton e o jornalista Jack Ewing - autor do livro por escrever e funcionário do New York Times - foi assinado no começo de outubro e chega a um valor com seis dígitos. O título deverá ser “Too Big To Fail”.

Após o anúnico da publicação do livro, e ainda com pouco entre mãos, Leonardo DiCaprio fechou negócio e dentro de algum tempo teremos no cinema a polémica da Volkswagen em versão hollywoodesca. Os direitos foram comprados pela Appian Way, produtora de DiCaprio, e pela Paramount.

No final de setembro, a marca de automóveis alemã foi acusada pela Agência de Proteção do Meio Ambiente (EPA) dos Estados Unidos de falsear os dados relativos ao desempenho dos motores diesel de vários dos seus veículos vendidos no mercado norte-americano. Depois a Volkswagen assumiu as responsabilidades e admitiu que instalou deliberadamente em 11 milhões de veículos um software com o intuito de disfarçar níveis de poluentes até 40 vezes acima do permitido.