Siga-nos

Perfil

Expresso

Cultura

O menino Spotify está de parabéns

  • 333

Jason Davis/ Getty Images

O serviço de música, podcast e vídeo em streaming nasceu há sete anos, mas a Portugal só chegou em 2013. Todos os dias, no Spotify, são criadas ou atualizadas cinco milhões de playlists. O Expresso criou uma lista - ouça e diga-nos o que acha

E para o menino Spotify uma salva de palmas (clap clap clap). Foi a 7 de outubro de 2008 que este serviço de streaming de música, podcast e vídeo viu a luz do dia. Começou com pequenos passos, estando disponível durante o primeiro ano apenas por convite na Escandinávia, Reino Unido, França e Espanha. Agora já chega a 58 países em todos o mundo, tem 75 milhões de utilizadores e 20 milhões de subscritores.

Para assinalar a data, o Expresso decidiu fazer a sua playlist. Começámos por pensar reunir as músicas mais ouvidas no Spotify em cada ano desde 2008. Recolhemos os hits, mas aqui na redação não ficámos especialmente agradados com a seleção. Assim, e com o contributo de vários jornalistas, fizemos a nossa própria playlist.

Selecionámos uma música por ano desde o nascimento do Spotify (de 2008 a 2015). As nossas escolhas passaram por Bon Iver (2008), Pearl Jam (2009), Janelle Monáe (2010), Foster The People (2011), Fun. (2012), Bastille (2013), Chet Faker (2014) e James Bay (2015). Sem estar associado a qualquer data, deixamos mais duas sugestões: Nirvana e Lee Moses.

O Spotify, segundo dados da empresa divulgados no final do ano passado, tem mais de 1,5 mil milhões de playlists, sendo que todos os dias são criadas e atualizadas cinco milhões, e estão disponíveis mais de 30 milhões de canções. Pode ser usado gratuitamente ou através de uma subscrição (que acaba com a publicidade e pode ser utilizado offline no telemóvel) por €6,99 por mês.