Siga-nos

Perfil

Expresso

Cultura

Smith, Sam Smith. Há música nova para um James Bond “emocional”

  • 333

Kevin Winter/ Getty Images

“Writing's On The Wall” é a nova música do cantor britânico Sam Smith. É também o tema oficial do próximo James Bond. A crítica divide-se: “a balada monstruosa de Bond” ou “uma balada à Fator X”. Quanto ao filme, “Spectre” só chega às salas portuguesas a 4 de novembro

Demorou apenas 20 minutos a escrever e é a sucessora de “Skyfall” de Adele. Falamos de “Writing's On The Wall”, o tema do novo filme da saga James Bond. Sam Smith dá-lhe voz e é coautor da música, juntamente com Jimmy Napes. Esta sexta-feira foi lançada e já ocupa o primeiro lugar nas tabelas do iTunes. A crítica, no entanto, divide-se.

Smith tinha uma tarefa difícil: superar Skyfall de Adele. A música ganhou tudo o que havia para ganhar (um Óscar, um Grammy e um Golden Globe). Foi provavelmente uma das músicas mais ouvidas nas rádios em 2012 (não havia dia em que não a ouvisse pelo menos duas vezes) e que, ainda hoje, se ouve aqui e acolá.

Com “Writing's On The Wall” a critica balança. A comparação entre as músicas de Sam Smith e Adele é quase impossível de não acontecer. “Writing’s on the Wall não está nem perto de ser tão impressionante como Skyfall. Talvez isso seja essencialmente porque oferece mais do mesmo, enquanto Skyfall quebrou com o passado recente, ou então é porque simplesmente não é uma música boa o suficiente”, escreve Alexis Petridis na review do “The Guardian”. A canção é mesmo comparada a uma balada apresentada no Fator X [concurso de talentos].

Já o “The Telegraph” considera uma “monstruosa balada”, onde o desempenho vocal de Sam Smith é elogiado. “É ao mesmo tempo intima e épica, e talvez a melhor extensão vocal que ele gravou”, escreve Neil McCormick. “É outra tentativa de dar a 007 um interior emocional que raramente é retratado no ecrã. Este é um Bond que só quer ser amado. Mas Smith teve de envolver aquela extensão vocal maravilhosa com alguma coisa, e ele dá-nos letra e melodia como se a sua vida dependesse disso. Acho que é seguro dizermos missão cumprida”, acrescenta.

E os fãs, o que pensam eles? Um sinal de que a música tem agradado, é o facto de já estar em primeiro lugar do iTunes. Tal, como os 'especialistas na matéria', os fãs estão indecisos. “Pior tema de sempre do Bond. Sam Smith? No que estavam a pensar?”; “tenho muitas mágoas, mas realmente não estou a conseguir sentir o Writing's On The Wall”; “é sensacional” e “amei muito” são alguns dos comentários.

Para já ainda não sabemos no que a nova música vai dar, mas até agora nenhum tema dos filmes James Bond chegou ao número um das tabelas do Reino Unido (Adele andou lá perto, mas ficou-se pelo segundo lugar). Será que Sam Smith vai conseguir?

Recorde alguns das músicas que fizeram parte do mundo do agente secreto britânico:

1967 - You Only Live Twice, de Nancy Sinatra

1971 - Diamonds are forever, de Shirley Bassey

1973 - Live And Let Die, de Wings

1995 - GoldenEye, de Tina Turner

2006 - You Know My Name, de Chris Cornell

2012 - Skyfall, de Adele