Siga-nos

Perfil

Expresso

Cultura

Foi numa quinzena como esta que ficámos a dançar a fragrância de um desodorizante

  • 333

Aconteceu há 24 anos, mas a energia ainda está lá: os Nirvana juntaram-se e juntaram - os fãs, os técnicos, os telespectadores, o mundo - para celebrar uma canção e gravá-la em vídeo numa segunda quinzena de agosto, mas numa era sem mp3 para ouvir música e quando os videoclips ainda contavam. Mas este ainda conta e contamos a história dele: “Smells Like Teen Spirit” no nosso querido mês de agosto

Aquele que seria um dos hinos do grunge e que marcou uma geração (ou várias) teve duas edições. A final teve de ser supervisionada por Kurt Cobain, que não gostou da primeira. Numa entrevista à MTV, em dezembro de 1993, Cobain disse que "tinha uma ideia na cabeça, que queria ver traduzida exatamente como a tinha em mente... mas não foi assim que aconteceu".

Dois dias antes das gravações, a banda distribuiu folhetos a pedir aos fãs que aparecessem para participar no vídeo. Deviam ter entre 18 e 25 anos e chegar vestidos a rigor, como estudantes do secundário: estilo punk, marrão, desportista, betinho... No folheto também estava escrito que os fãs (ou figurantes) deviam estar preparados para passar várias horas por ali. Ao fim de 12 ainda lá estavam.

Imagem do folheto de publicidade para as gravações do videoclip dos Nirvana

Imagem do folheto de publicidade para as gravações do videoclip dos Nirvana

DR

O cenário erguido foi o de um pavilhão de basquetebol com a banda a tocar mesmo no centro do campo - e havia bancadas montadas para os espetadores (os fãs) e meninas da claque, com pompons e t-shirts pretas com o "A" de anarquia. Cobain não gostou do que viu - achava tudo "demasiado contemporâneo, a fazer lembrar aqueles anúncios onde as pessoas estão a vender aspirinas", disse na mesma entrevista à MTV.

Ideias de Kurt Cobain para o vídeo

Ideias de Kurt Cobain para o vídeo

DR

Mesmo desanimado com o cenário, Cobain guardava a esperança de que os figurantes pudessem vir a ser a alma do vídeo. E tinha razão. Ao fim das 12 horas e cansados de lá estar, Kurt Cobain desafiou os fãs a detruir todo o cenário montado enquanto a banda continuava a tocar, pedindo ao relizador que gravasse o momento - que se tornou um dos marcos da história visual da música da nossa era.

O vídeo de "Smells Like Teen Spirit" - a história do nome da canção e que explica o desodorizante do título anda por AQUI - foi gravado a 17 de agosto, em plena segunda quinzena de agosto - e estarmos em quinzena assim foi o pretexto para regressar à canção e ao vídeo. Em setembro talvez tornemos ao assunto, porque foi a 29/09 de 1991 que a MTV mostrou isto pela primeira vez.