Siga-nos

Perfil

Expresso

Cultura

Como Hollywood recruta em Portugal

  • 333

Os primeiros a chegar ao local do casting

Expectativa, alguns nervos e vontade de triunfar. Decorreu esta quinta-feira o segundo dia de casting para o filme “The Promise”, que vai ser parcialmente rodado em Portugal já em setembro e que tem Christian Bale entre os protagonistas. A produção de Hollywood escolheu a capital portuguesa para caçar-talentos. Quem serão as novas estrelas?

Chegaram cedo. Eram oito da manhã quando os primeiros candidatos se depararam com a fachada da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa. O local escolhido, no centro da capital, e as notícias sobre o primeiro dia de casting faziam antever uma enchente no segundo dia de seleção. Nada mais errado.

Para Beatriz, este é o primeiro casting da sua vida e o clique deu-se quarta-feira à noite, enquanto via o noticiário. Aos 18 anos, a vontade de experimentar algo novo falou mais alto e a futura aluna de Engenharia Biomédica não quis deixar escapar a oportunidade. Foi pela experiência e pelo elenco anunciado, pois esta será, se for selecionada, a sua primeira aventura no cinema. Achou que se encaixava no perfil e decidiu arriscar. “Isto é para mim. O destino está a apontar”, pensou na altura.

Já Inês, que se apresenta como “a pessoa que segura nas câmaras”, parece mais à vontade. É a única do grupo de madrugadores que estuda algo relacionado com a área. É aluna de Audiovisual na ESMAI, no Porto, e deslocou-se de propósito para o casting lisboeta. Gosta de tudo o que se relaciona com o mundo do cinema e o salto para o outro lado das câmaras será algo natural.

Já fez figuração no videoclipe dos The Lazy Faithful para a música “Two Lines in the Sky” e decidiu trazer a sua mãe, uma mulher sem papas na língua — que até agora nunca teve uma oportunidade como esta —, para o casting. Decidida, a mãe diz que podem escolher só a sua filha de 20 anos, mas que se optarem por ela há condições a negociar. “Só aceito se a Inês for incluída”, assegura. Uma mãe não deixa que o sonho da filha fuja entre os dedos.

Gilberto, de 28 anos, descobriu no Facebook que “iam fazer um grande filme” em Portugal e foi até à Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa porque quer participar e saber “como é que os americanos fazem os planos”. As questões técnicas também importam a este jovem formado em Ciências Farmacêuticas.

Pouco antes do início do casting, a fila já começava a compor-se

Pouco antes do início do casting, a fila já começava a compor-se

Os ponteiros do relógio apontavam para as 9h45 quando a fila já se compunha. Faltava um quarto de hora para que a verdade se começasse a desenhar. Uns mais nervosos, outros com mais à vontade, perfilavam-se para um dia que pode ser histórico no caminho das suas vidas. Hollywood vai mudar-se para Lisboa em breve e a oportunidade é única.

Yaël Moreno, proprietária da agência Yaël de Perfil e responsável pelo casting de figurantes para “The Promise” em Portugal, foi clara nas condições impostas para a seleção. Numa publicação partilhada no Facebook, a caça-talentos explicou que procuram essencialmente homens entre os 20 e os 60 anos, com cabelo escuro ou grisalho, mas que também serão necessárias mulheres, “elegantes e atraentes”, e crianças. Quanto ao perfil pretendido, as candidatas deverão apresentar “cabelos compridos e cores naturais”.

Mas nem todos chegarão à sala de casting. À entrada será feita uma pré-seleção, na qual os que não se encaixam nas condições apresentadas serão excluídos. Pessoas com excesso de peso, “tatuagens visíveis, penteados modernos e cabelos pintados ou com mechas, extensões ou rastas” serão evitadas, uma vez que a ação se desenrola na Turquia do início do século XX, nos últimos dias do Império Otomano.

Claro que a ideia de participar num filme de Hollywood é tentadora, mas "The Promise", do realizador Terry George, tem outros argumentos além do escrito pelo irlandês que rodou o conhecido “Hotel Ruanda” e Robin Swicord. É que os protagonistas da trama são bem conhecidos.

O filme conta com os atores Christian Bale e Oscar Isaac nos principais papéis. O primeiro — dono de uma carreira no cinema desde a infância e ator de filmes como “O Império do Sol” (1987), “Retrato de uma Senhora” (1996), “American Psycho” (2000) ou “O Maquinista” (2004), tendo também interpretado Batman em três películas — será um jornalista norte-americano no meio de um triângulo amoroso e o segundo (protagonista de “A Propósito de Lewyn Davis”, dos irmãos Cohen, e parte do elenco do último “Guerra das Estrelas”) interpretará um estudante de medicina.

As filmagens em Portugal acontecerão na primeira quinzena de setembro. Depois a produção ruma às Ilhas Canárias, em Espanha. O casting termina pelas 20h.