Siga-nos

Perfil

Expresso

Cultura

A carnificina terminou. NBC cancela “Hannibal”

  • 333

Mads Mikkelsen interpretou o papel de Hannibal Lecter durante três temporadas

Robert Trachtenberg/Sony Pictures Television/NBC

Depois de três temporadas, a emissora norte-americana decidiu pôr um ponto final na prequela televisiva de “O Silêncio dos Inocentes”. Bryan Fuller, o criador, já reagiu. “Um canibal esfomeado pode sempre repetir a dose”

A série de culto está prestes a chegar ao fim. Aclamada pela crítica mas sem grande expressão na cultura de massas, “Hannibal” acompanhou-nos durante dois anos. Foram três temporadas de Mads Mikkelsen no papel do psiquiatra e assassino em série Hannibal Lecter. Apesar dos fracos resultados em audiências, era esperado que a NBC apostasse no programa para um quarto capítulo. Tal não aconteceu.

De acordo com o “The Hollywood Reporter”, no centro dos problemas com a renovação estará a intenção de Bryan Fuller em incluir Clarice Starling na quarta temporada. Tinha tudo para correr bem, mas o contrário acabou por acontecer: os direitos de utilização da personagem interpretada por Jodie Foster em “O Silêncio dos Inocentes” não estão disponíveis.

A avaliar pelos últimos acontecimentos, um simples pormenor terá bastado para que "Hannibal" não regresse à televisão pelas mãos da NBC. O silêncio vai mesmo preencher as noites dos #Fannibals (nome dado aos fãs da série) e até já existe uma onda de solidariedade nas redes sociais.

Num comunicado divulgado esta segunda-feira, Bryan Fuller decidiu agradecer à emissora que foi a sua casa nos últimos tempos. “A NBC permitiu-nos criar uma série de TV em que nenhuma outra estação teria apostado”. O autor da versão televisiva de “Hannibal” decidiu agradecer ainda ao presidente do canal, Jen Salke, e também à sua equipa por “terem sido uns parceiros fantásticos” e terem dado um apoio criativo incomensurável”.


“Estou ansioso pela minha próxima refeição com a NBC”

Quanto ao fim definitivo, esse poderá, a julgar pelas palavras de Fuller, ainda não estar decidido. “Hannibal está a chegar à sua reta final na NBC este verão, mas um canibal esfomeado pode sempre repetir a dose”. Embora sejam vários os rumores que apontem para uma transferência dos direitos da série para o Amazon Prime (serviço de televisão por subscrição concorrente do Netflix), ainda não existem quaisquer certezas. Talvez surjam novidades durante a San Diego Comic Con deste ano, onde “Hannibal” terá um painel de discussão próprio para falar sobre o assunto.

Bryan Fuller decidiu não abrir o jogo no seu comunicado, mas deixou uma pista misteriosa: “Pessoalmente, eu estou ansioso pela minha próxima refeição com a NBC”. Mero agradecimento ou algo mais? Por enquanto, o também argumentista estará na adaptação de “American Gods” para televisão no canal Starz.

Aceda AQUI ao artigo da Revista E que lhe conta tudo sobre a terceira, e agora última, temporada. O quarto episódio (faltam 10 para o final) é transmitido pelo AXN no próximo sábado, a partir das 00h30.