Siga-nos

Perfil

Expresso

Cultura

Quem ressuscita Jon Snow?

  • 333

A 5ª série da “Guerra dos Tronos”, cuja exibição terminou esta segunda-feira em Portugal, afasta-se cada vez mais da trama original do livro. E fá-lo com a concordância do autor… Alerta: SPOILERS, SPOILERS, SPOILERS

DR

Até à 3ª série, a versão televisiva do romance de George R.R. Martin seguia as linhas-mestras do livro, embora com alguma depuração narrativa. Com os episódios agora exibidos em Portugal dá-se a rutura: há personagens do livro que nem chegam a existir, enquanto outras vivem aventuras e desventuras completamente diferentes.

Não é um delírio dos argumentistas! Ao que se sabe, tudo foi conversado e validado pelo autor do romance. Mas, como adiante se verá, isso põe-lhe problemas cada vez maiores na conclusão escrita da saga.

A trancos e barrancos, a série de TV esgotou o material escrito pelo autor. Este prometeu que iria acabar a obra em breve mas Martin é tudo menos um Hemingway, pelo menos no que respeita à rapidez de escrita. Dê o desfecho que der ao futuro livro, para haver um mínimo de coerência com a versão televisiva Martin terá que liquidar sumariamente nas próximas páginas personagens já mortas no ecrã mas, até agora, vivas no papel: Stannis Baratheon, Sir Barristan, Mance Rayder (travestido de Lorigão do Chocalho por um feitiço da Bruxa Vermelha), etc.

As únicas personagens da TV que seguem rigorosamente os meandros do livro são Arya Stark (descansem que não vai ficar cega para sempre) e Cersei Lannister (que já congemina uma vingança terrível).

Já no livro, Barristan Selmy continua tão valente como antes e vivinho da silva. Jorah Mormont nunca contrai escamagris (isso acontece a outro cavaleiro) e, até às últimas páginas, Tyrion Lannister nunca chegará à fala com Daenerys Targarien, ainda que não ande longe. Sir Davos Seaworth sobrevive mas longe da Muralha de Gelo, sendo enviado numa missão arriscada a um local longínquo. Brienne de Tarth e Jaime Lannister encontram-se nas páginas finais mas subentende-se que as coisas vão correr mal…

Sob pena de ser trucidado pelos seus fãs, Martin que deixou vivos quase todos os safados mas já chacinou a maior parte das personagens simpáticas, desde Ned Stark a Rob e à noiva (esta sobrevive no livro), terá que inventar rapidamente uma solução para que Jon Snow não bata a bota, até porque lhe falta revelar quem é a mãe deste herói (dica: releia a descrição da intervenção de Ned Stark na Batalha do Tridente). 

Sugestão sem obrigação de pagamento de “royalties”: pôr a Bruxa Vermelha, agora livre de Stannis Baratheon, a fazer um daqueles feitiços eróticos que dão vida a um morto, reanimando Snow, o bastardo estóico e meu personagem favorito…