Siga-nos

Perfil

Expresso

Cultura

Eles vão dar a volta ao mundo em 80 vídeos

  • 333

Durante 18 meses, Diana e Leo vão percorrer o mundo em busca de novos sons. "Around The World In 80 Music Videos" já começou

DR

Fizeram um "primeiro vídeo que pode ser visto em pino” e depois conceberam canções numa casa abandonada em Sintra. Portugal marca-lhes o início de uma experiência que lhes vai dar o mundo inteiro. Eis Diana Boccora e Leo Longo.

Esta é a história de dois aventureiros que largaram tudo por um sonho. Ele era realizador, ela argumentista. Decidiram construir um projeto do zero, fazer o que "nunca havia sido feito", e partir à aventura. Tentaram vendê-lo, mas não foi aceite. Acabaram por fazer-se à estrada (e ao avião) com fundos próprios.

Para trás ficou a carreira em canais como a Globo ou a Record, mas o casal promete que o risco valerá a pena. Há um ano viajaram pelo sul dos Estados Unidos e foi aí que o clique se deu. “Fomos de Nashville a Nova Orleães. Conhecemos os berços do rock, do blues, do jazz e nos encantámos”, contam os dois, orgulhosos. Depois a vontade de explorar novos lugares e mostrar o rock do mundo à outra parte do mundo foi mais forte.

Instagram

Estão em Portugal, primeira etapa de uma viagem que os levará a completar o objetivo de lançar 80 filmes em menos de dois anos. Os primeiros 10 estão prontos (foram filmados ainda no Brasil) e quando os dois criativos saírem de Portugal levarão na mala quatro videoclipes muito especiais. Depois de gravarem “o primeiro vídeo que pode ser visto em pino” com Noiserv — que será lançado na próxima segunda-feira — e Frankie Chavez (com quem estiveram numa casa abandonada em Sintra), esta sexta-feira foi a vez de os Linda Martini dizerem olá aos planos-sequência que caracterizam a experiência. Seguir-se-ão os Capitão Fausto, num convite de última hora que também acabou por dar certo.

Instagram

“Pode ser que amanhã seja melhor”

Hélio Morais, baterista dos Linda Martini, conta-nos que a proposta da dupla brasileira foi recebida com agrado e, depois de algumas conversas via Skype, foi aprovada. A música escolhida foi ‘Dez Tostões’, que poderá fazer parte do próximo álbum da banda, a editar no próximo ano. No entanto, fica já um aviso para os fãs: “Nada está fechado e este tema pode aparecer de uma forma totalmente diferente ou nem ser incluído no alinhamento”. A música que esta sexta-feira ganhou um videoclipe é um registo “diferente” e começa com uma frase de alguém desalentado com a vida. “Pode ser que amanhã seja melhor” e atrevemo-nos a dizer que esse amanhã será a 22 de junho, data de estreia da produção a que esta sexta assistimos na Casa Independente, em Lisboa.

Sobre o facto de a mensagem se assemelhar à de músicas de intervenção dos últimos tempos, o músico sente-a de outra forma: “não é uma verdadeira música de intervenção, é de intervenção interior”, porque nunca se sabe até quando poderão viver da música. Se a carreira deixasse de correr bem, “teríamos de voltar a um trabalho das 9 às 5”, conclui.

Um mundo a descobrir

“Around The World In 80 Music Videos” é o nome desta odisseia que Diana Boccora e Leo Longo, brasileiros apaixonados por música (e agora também por Lisboa) pretendem seguir durante 18 meses. Será um ano e meio de casa às costas. Depois de Portugal seguir-se-á Espanha, mas já há acordos para filmagens na Suíça, em Itália, em França e no Reino Unido (país onde estarão por 10 semanas).

A deriva intercontinental continuará por outras paragens. Começará por África (por enquanto só com paragem em Marrocos, sem fechar portas a outras aventuras) e continuará pela Ásia e pela Oceânia, continente que os chama para cinco semanas na Austrália. Foi por terras do Tio Sam que tudo começou e é exatamente aí que a volta ao mundo quase termina. Depois de uma passagem pelos Estados Unidos, rumarão à Argentina.

Instagram

Claro que nada seria possível sem entreajuda, mas Diana Boccora e Leo Longo contrariam “o que por aí se diz nesse mundo da televisão”, pois “é um meio muito colaborativo” e “na verdade só é preciso hospedagem, viagens e alimentação”. Em Portugal “tem dado tudo certo e a Videolotion teve um papel muito importante”. A pequena produtora, criada há menos de dois anos por três ex-alunos da Escola Superior de Teatro e Cinema, foi encontrada através de “amigos de amigos de amigos”. O resultado está à vista: esta sexta-feira de manhã, Joana, Pedro e Marta haviam reunido mais de 30 figurantes para o novo vídeo dos Linda Martini e tinham arranjado forma de tratar de toda a produção para o projeto.

“Around The World In 80 Music Videos” pode ser acompanhado no Facebook e no Instagram, onde Diana e Leo colocam conteúdos todas as segundas-feiras. Quando não há novo filme para conhecer, há “Behind The Trip” para entrar na experiência destes dois brasileiros pelo mundo.

D.R.