Siga-nos

Perfil

Expresso

Cultura

Pedro na homenagem a Helena

  • 333

O pianista abre a terceira edição do Ciclo Helena Sá e Costa

Rita Carmo

Ciclo dedicado pela Casa da Música a Helena Sá e Costa recebe esta sexta-feira um dos seus discípulos prediletos.

Pedro Burmester tem vindo a interpretar na Casa da Música no Porto, a integral dos concertos para piano e orquestra de Beethoven e esta sexta-feira, a partir das 21h, terá a oportunidade de interpretar o Concerto nº 1 no âmbito do ciclo dedicado à sua ex-professora, grande pianista e pedagoga Helena Sá e Costa.

É sabido que Pedro se transformou num dos discípulos prediletos de Helena, mas só agora o pianista tem a oportunidade de participar na homenagem que a Casa da Música lhe dedica com este ciclo iniciado há três anos. 

Sob a direção musical de Leopold Hagero austríaco que entre 2005 e 2008 foi o maestro chefe da Ópera Estatal de Viena e é agora o novo Maestro Principal Convidado da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, o concerto inclui ainda a Sinfonia nº 69 de Joseph Haydn e a Sinfonia nº4, "Italiana", de Fleix Mendelssohn 

Ainda no âmbito do ciclo Helena Sá e Costa, no próximo domingo, a partir das 10 horas, o Serviço Educativo organiza uma maratona de concertos de instrumentos de tecla com alunos das Escolas Vocacionais. Haverá palcos espalhados por vários locais do edifícios, de modo a acolherem centenas de pianistas, cravistas e organistas ao longo de um dia que culmina com o recital de um dos grandes pianistas contemporâneos: Arcadi Volodos 

Nascido em 1972 em Leninegrado, na então União Soviética, Volodos é uma referência absoluta no mundo dos intérpretes de piano. Visto como um virtuoso, tem uma vasta discografia premiada internacionalmente.  

Neste seu regresso à Casa da Música vai interpretar as Variações em Ré menor, op. 18b, e Seis peças para piano, op. 118, ambas de Johannes Brahmes, além da Sonata em Si bemol maior, D. 960, de Franz Schubert.