Siga-nos

Perfil

Expresso

Cultura

Say hello ao novo Spotify

  • 333

Empresa apresentou novidades - envolvem vídeo, notícias e há ali um bónus para quem aprecia jogging.

Depois da música, o Spotify quer dominar o mercado dos vídeos. Em conferência de imprensa, esta quarta-feira, em Nova Iorque, o presidente executivo da empresa anunciou uma série de novidades e lançamentos no Spotify. O streaming de vídeos, notícias e mais personalização são apenas alguns exemplos.

As alterações agora anunciadas começaram a chegar esta quarta-feira e continuarão a ser disponibilizadas ao longo das próximas semanas. Por enquanto, as novidades só estão acessíveis nos Estados Unidos, no Reino Unido, na Alemanha e na Suécia.

"Introduzimos uma nova experiência no Spotify, que é mais acessível, pessoal e com mais utilidades além da música", anunciou Daniel EK, presidente do Spotify, citado pelo “Business Insider”.

As inovações incluem novos conteúdos e uma “melhor experiência”. O grande destaque é mesmo a disponibilização do serviço de vídeo, colocando assim o Spotify como concorrente direto do Youtube, Vimeo e Vessel. Já se associaram à empresa os canais de televisão Comedy Central, Vice News, ABC, BBC, ESPN, MTV, NBC, o blog Elite Daily e a fundação privada TED.

O mais provável é que nesta primeira fase não sejam disponibilizados episódios completos de séries, só pequenos excertos. O objetivo do Spotify é mesmo produzir conteúdos exclusivos e originais que estão “a chegar”. 

Outra das novidades passa pela possibilidade ver os clips e vídeos em todo o ecrã do telemóvel - basta colocar o dispositivo na horizontal.

Para os que correm
Para quem é adepto de desporto, o Spotify diz que também já consegue motivar quem corre. O serviço vai detetar em cinco segundos o ritmo do corredor e escolhe uma lista de músicas que se adaptem ao passo a que se desloca.

Noutra perspetiva, na dos anunciantes, o Spotify também traz mudanças. Passa agora a ser possível direcionar a publicidade para o target da empresa anunciante, tendo em conta a playlist dos usuários. 

O Spotify é um serviço de música comercial em streaming com restrição de gestão de direitos digitais. Foi lançado em 2008 e permite ouvir música pesquisando por artista, álbum ou listas de reprodução criadas pelos próprios usuários. Existem duas opções: ou utiliza o serviço de forma gratuita e recebe publicidade ou paga uma taxa e os anúncios desaparecem.

Atualmente, o Spotify tem acordos assinados com as editoras Universal Music, Sony BMG, EMI, Hollywood Records e Warner Music. Em março de 2012, o serviço já contava com três milhões de utilizadores pagos. 

No início deste ano, a empresa sueca revelou que previa que 60 milhões de utilizadores se juntassem ao serviço. “Acreditamos que os utilizadores vão continuar felizes e fiéis ao Spotify “, afirmou EK .