Siga-nos

Perfil

Expresso

Cultura

Richie Campbell edita novo álbum sem aviso prévio

  • 333

A estrela do reggae português disponibilizou hoje, pelas 7 da manhã, o álbum "In the 876" sem qualquer notícia a antecipar esse lançamento. Duas horas depois já estava em 1º lugar no iTunes

Miguel Cadete

Miguel Cadete

Diretor-Adjunto

Nenhum artista português havia experimentado até hoje a edição de um álbum sem qualquer promoção na imprensa, na rádio, na TV ou internet. Mas foi essa a opção de Richie Campbell, o nome mais relevante no reggae português, que às 7h de hoje disponibilizou o seu novo álbum nas plataformas digitais sem qualquer aviso anterior quanto à sua publicação. O disco, que tem por título "In the 876", chegou aos pontos de venda habituais algumas horas depois.

"In the 876", o título alude ao indicativo telefónico da Jamaica, foi gravado em Lisboa e também na pátria do reggae. Conta com convidados especiais como Sara Tavares - "a minha artista portuguesa preferida" disse Richie Campbell numa entrevista em vídeo para o Periscope do Expresso - e Agent Sasca, que ultimamente gravou com Kanye West e Kendrick Lamar.

O novo disco de Richie Campbell mantém a reverência pela música da Jamaica que é notória na sua anterior discografia e para isso contou com a colaboração de Niko Brown, um dos mais aplaudidos entre a nova geração de produtores jamaicanos. Os músicos que o acompanharam nestas sessões são os que compõem a 911 Band.

Ainda não são conhecidos os resultados desta acção de marketing, habitual em discos de Beyoncé, ou mesmo dos U2, que recentemente tornaram os seus discos disponíveis sem qualquer aviso ou notícia. Mas já é sabido que "In the 876" chegou pouco depois das 8h30 da manhã ao 1º lugar da tabela de vendas do iTunes. Neste mesmo dia foi publicado o novo álbum de Camané.

Richie Campbell tem contudo visto a comunicação social divulgar, a posteriori, este lançamento. Ainda hoje, o Jornal da Noite da SIC transmitirá uma peça com o artista que, mais tarde, estará convidado a atuar no programa "5 para a Meia Noite" da RTP.