23 de abril de 2014 às 13:48
Página Inicial  ⁄  Atualidade / Arquivo   ⁄  Crise: Jornal lança outdoor feito com dólares zimbabueanos

Crise: Jornal lança outdoor feito com dólares zimbabueanos

A instalação faz parte campanha 'Trillion Dollar', contra o Presidente zimbabueano Robert Mugabe, que está a decorrer na África do Sul.

Maria Luiza Rolim, com agências
O outdoor feito com dólares zimbabuenos foi montado na África do Sul Reprodução/The Zimbabwean O outdoor feito com dólares zimbabuenos foi montado na África do Sul

Um 'outdoor' feito com dólares zimbabueanos e a frase 'Graças a Mugabe, este dinheiro é papel de parede' é o símbolo da campanha 'Trillion Dollar' do jornal 'The Zimbabué', que é a 'voz' dos zimbabueanos exilados na África do Sul.

A instalação do original painel numa movimentada avenida de Joanesburgo é uma analogia ao colapso económico-financeiro do Zimbabué .

A campanha 'Trillion Dolar' contra o Governo do Presidente Robert Mugabe foi concebida pela agência de publicidade TBWA Hunt Lascaris.

O Zimbabué tem os mais elevados índices de inflação do mundo, tendo atingido os 231 milhões antes do colapso e da adopção do dólar americano como moeda nacional.

No passado mês de Fevereiro, o Banco Central retirou 12 zeros do dólar zimbabueano, numa tentativa desesperada para estabilizar a economia do país.

A moeda zimbabueana passou para 1,5, 10, 20, 50, 100 e 500 dólares. Segundo um funcionário do Banco Central, o corte era mesmo necessário porque os sistemas informáticos utilizados pelo Estado e pelas empresas privadas já não respondiam com a velocidade adequada às operações monetárias com tantos dígitos.

Segundo dados divulgados hoje, calculados em dólares americanos, a inflação no Zimbabué caiu 1% no mês passado. No entanto, o custo de vida aumentou em 5%, revela o Instituto do Consumidor.

No Zimbabué, uma cesta básica custa 386 dólares americanos. Trata-se de um valor exorbitante para a esmagadora maioria da população de um país onde 7 milhões de habitantes dependem de ajuda humanitária estrangeira para sobreviver.

 

Comentários 3 Comentar
ordenar por:
mais votados ▼
8 Dezembro 2008
8 Dezembro 2008
Armagedom Financeiro: maior ataque económico de sempre está em curso
O quê, Quem
O maior ataque económico de sempre (medido tanto em custos por dia como nos custos totais até agora) está em curso. De facto, este ataque não é nada menos do que Armagedom Financeiro

Atacantes: illuminati.
Atacada: Rússia.

O que possibilitou o ataque
Colapso Sistêmico (que aconteceu em Setembro 2008) provocou uma queda abrupta e drástica da demanda.
O resultado é que o máximo produto possível para a maior parte dos recursos não renováveis, especialmente petróleo, volta a estar superior à demanda, como antes de 2004.
A diferença com os "bons velhos tempos", antes da explosão da curva exponencial em 2004, é a razão por que as prateleiras estão cheias. (1)

Como o ataque é executado e o que é utilizado para o encobrir
Para lançar Armagedom Financeiro, os agentes árabe a soldo são utilizados para garantir produção máxima, com venda do petróleo abaixo dos custos de produção. (2)
Anúncios de "OPEP vai reduzir produção" e "grandes companhias petrol´feras com recordes de lucros" são utilizados para encobrir o ataque. (3)

Notas
(1) Prateleiras a abarrotar, petróleo a 50 dólares, pouco antes do fim - Horrivel VERDADE, revelada primeiro em público no mundo
http://end-of-an-age.blog...

(2) Hoje, com o petróleo caindo abaixo $ 40, os Illuminati estão a perder quase um bilhão de dólares por dia.
Re: 8 Dezembro 2008 Ver comentário
Re: 8 Dezembro 2008 Ver comentário
PUBLICIDADE
Expresso nas Redes
Pub