21
Anterior
Lixo ilumina milhares de habitações
Seguinte
Electricidade a todo o gás
Página Inicial   >  Multimédia  >  Expresso TV  >   Crianças passam multas em Lisboa

Crianças passam multas em Lisboa

De boné da EMEL na cabeça e advertências em papel na mão, foram muitos os "mini-fiscais" do Jardim Escola João de Deus que se dedicaram a multar os carros mal estacionados das ruas de Alvalade.

|

Opinião


Multimédia

Geração Z

Mais rápidos, mais capazes, mais solitários, os Z vivem agarrados aos ecrãs, pensam com a ajuda da internet e estão permanentemente preocupados com a bateria do telemóvel. Que geração é esta que nasceu com a viragem do século?

Desaparecidos para sempre no Mar do Norte

O dia 15 de novembro já foi feriado, há 90 anos. A razão foi o desaparecimento de Sacadura Cabral algures no Mar do Norte. Depois de fazer mais de oito mil quilómetros de Lisboa ao Rio de Janeiro, o aviador pioneiro não conseguiu completar o voo entre a cidade holandesa de Amesterdão e a capital portuguesa. Ainda hoje, não se sabe o que aconteceu ao companheiro de Gago Coutinho e tio-avô de Paulo Portas, a quem o Expresso pediu um sms.

Os muros do mundo

Novembro relembrou-nos os muros que caem, mas também os que permanecem e os que se expandem. Berlim aproximou-se de si própria há 25 anos, mas há muros que continuam a desaproximar. Esta é a história de sete deles - diferentes, imprevisíveis, estranhos.

Tudo o que precisa de saber sobre o ébola. Em dois minutos

Porque é que este está a ser o pior surto da história? Como é que os primeiros sintomas se confundem com os de outras doenças? É possível viajar depois de ter contraído o vírus, sem transmitir a doença? E estamos ou não perto de ter uma vacina? O Expresso procurou as respostas a estas e outras dúvidas sobre o ébola.

A última viagem do navio indesejado

Construído nos Estaleiros de Viana e pensado para fazer a ligação entre ilhas nos Açores, o Atlântida foi recusado pelo Governo Regional por alegadamente não atingir a velocidade pretendida. Contando com os custos associados à dissolução do contrato, o prejuízo ascendeu a 70 milhões de euros. Foi agora comprado a "preço de saldo", para mudar de nome e ser reconvertido num cruzeiro na Amazónia. Fizemos a última viagem do Atlântida e vamos mostrar-lhe os segredos do navio.

O papa-medalhas que veio do espaço

O atleta português mais medalhado de sempre, Francisco Vicente, regressou dos campeonatos europeus de veteranos, na Turquia, com novas lembranças ao pescoço. Três de ouro e duas de prata para juntar à coleção. Tem 81 medalhas, uma por cada ano de vida.

Terror religioso está a aumentar

Relatório sobre a Liberdade Religiosa é divulgado esta terça-feira em todo o mundo. Dos 196 países analisados, só em 80 não há indícios de perseguições motivadas pela fé.

Vai pagar mais ou menos IRS? Veja as simulações

Reforma do imposto protege quem tem dependentes a cargo, mas pode penalizar os restantes contribuintes. Função pública e pensionistas vão ter mais dinheiro disponível. Veja simulações para vários casos.

Tem três minutinhos? Vamos explicar-lhe o que muda no orçamento de 350 mil portugueses (e no de muitas empresas)

O novo salário mínimo entrou em vigor. São mais €20 brutos para cerca de 350 mil portugueses (números do Ministério da Segurança Social, porque os sindicatos falam em 500 mil trabalhadores). Mudou o valor, mas também os descontos que as empresas fazem para a Segurança Social. Porque se trata de uma medida que afeta a vida de muitos portugueses, queremos explicar o que se perde e o que se ganha, o que se altera e o que se mantém.

Music fighter: temos Marco Paulo e Bruno Nogueira numa batalha épica

Está preparado para um dos encontros mais improváveis na história da música portuguesa? O humorista Bruno Nogueira e a cantora Manuela Azevedo, dos Clã, pegaram em várias músicas consideradas "pimba" - daquelas que ninguém admite ouvir mas que, no fundo, todos vão dançar assim que começam a tocar - e deram-lhe novos arranjos, num projeto que chegou aos coliseus de Lisboa e do Porto.  "Ninguém, ninguém", de Marco Paulo, tem possivelmente a introdução mais acelerada e frenética do panorama musical português. Mas, no frente-a-frente, quem é o mais rápido? Vai um tira-teimas à antiga?

Dez verdades assustadoras sobre filmes de terror

Este vídeo é como o monstro de "Frankenstein": ganhou vida graças à colagem de partes de alguns dos filmes mais aterrorizantes de sempre. Com uma ratazana mutante e os organizadores do festival de cinema de terror MotelX pelo meio. O Expresso foi à procura das razões que explicam o fascínio pelo terror, com muito sangue (feito de corante alimentar) à mistura. 

A paixão do vinil

Se para muitos o vinil é apenas uma moda que faz parte da cultura do revivalismo vintage, para outros ver o disco girar nunca deixou de ser algo habitual.

Portugal foi herdado, comprado ou conquistado?

Era agosto em Lisboa e, às portas de Alcântara, milhares de homens lutavam por dois reis, participando numa batalha decisiva para os espanhóis e ainda hoje maldita. Aconteceu em agosto de 1580. Mais de 400 anos depois, o Expresso deu-lhe vida, fazendo uma reconstituição do confronto através do recorte e animação digital de uma gravura anónima da época.

O Maradona dos bancos centrais

Dizer que Mario Draghi está a ser uma espécie de Maradona dos bancos centrais pode parecer estranho. Mas não é exagerado. Os jornalistas João Silvestre e Jorge Nascimento Rodrigues explicaram porquê num conjunto de artigos publicado no Expresso em Novembro de 2013 e que venceu em junho deste ano o prémio de jornalismo económico do Santander e da Universidade Nova. O trabalho observa ainda o desempenho de Ben Bernanke no combate à crise, revisita a situação em Portugal e arrisca um ranking dos 25 principais governadores de bancos centrais. Republicamos os artigos num formato especial desenvolvido para a web.

Com Deus na alma e o diabo no corpo

Quem os vê de fora pode pensar que estão possuídos. Eles preferem sublinhar o lado espiritual e terapêutico desta dança - chamam-lhe "krump" e nasceu nos bairros pobres dos Estados Unidos. De Los Angeles para Chelas, em Lisboa, já ajudou a tirar jovens do crime. Ligue o som bem alto e entre com o Expresso no bairro. E faça o teste: veja se consegue ficar quieto.

O Cabo da Roca depois da tragédia que matou casal polaco

Os turistas portugueses e estrangeiros que visitam o Cabo da Roca, em Sintra, continuam a desafiar a vida nas falésias, mesmo depois da tragédia que resultou na morte de um casal polaco, cujos filhos menores estavam também no local. Durante a visita do Expresso, um segurança tentou alertar os turistas para o perigo e refere a morte do casal polaco. O apelo não teve grande efeito. Veja as imagens.


Comentários 21 Comentar
ordenar por:
mais votados
O que se passa em Lisbia e em outras cidades...
...relacionado com o estacionamento bem pode definir-se num velho dito popular: "Pai impertinente faz o filho desobediente"... ...
De pequenino se torce o pepino!
O bairro de Alvalade é provavelmente o sítio que eu conheço onde se estaciona pior.

A reportagem é filmada na Av. do Rio de Janeiro, mas se tivesse dobrado a esquina e entrado na Av. da Igreja, veria invariavelmente dezenas de automóveis estacionados em segunda fila (dezenas é uma média de 30) sem ninguém lá dentro para os retirar se algum automóvel da primeira fila precisa de sair.

É boa ideia fazer a pedagogia do estacionamento nesse local.

Agora por vezes a verdade vem ao de cima, mesmo quando não se espera...

Quando o funcionário da EMEL explica que "...aquele está bem estacionado, desde que esteja a pagar..." a pedagogia da iniciativa revela-se: não é para disciplinar o estacionamento, é para sacar dinheiro.
Re: De pequenino se torce o pepino!
É.....MEL........É.........!?
Ocupação irregular de via publica por empresa de aluguer de viaturas
sem condutor.

Depois de uma pequena troca de impressões com um dos altos cargos da
EMEL fui aconselhado pelo "TAL" e informado de que deveria mandar uma
queixa para reforçar e justificar perante os ainda mais "SUPERIORES" a
falta de efectivos com que o "TAL" se debate.

Em todo o caso quero esclarecer que esta "troca de bolas" teve como origem
uma viatura "pertencente a um cidadão normal" que foi bloqueada/rebocada e
permaneceu cinco meses no parque "Requintado" da referida empresa em Sete
Rios. Digo "Requintado" porque estava com uma pintura nova - completamente coberto de excrementos de pombo.
Estes cinco meses foi o tempo que a dita empresa levou a reagir a
numerosas cartas sem resposta para esclarecimento da situação.
Uma vez que a viatura não tinha valor comercial que justificasse o
pagamento de 1.500 euros de parqueamento mais 30.00 euros de multa e
mais 50.00 euros do reboque o Sr. "TAL" sugeriu que o tempo de parque
fosse reduzido a 15 dias. Continuei a achar que não era a melhor
solução uma vez que as razões pelas quais a viatura não apresentava
titulo de parquímetro, e por isso foi rebocada, não tinham sido tomadas
em devida conta.
Sugeri então ao Sr. "TAL":
- Sr. "TAL", vamos abater a viatura!!! Que acha? Assim fica tudo
resolvido (pensei eu).
A esta aliciante proposta o Sr. "TAL" respondeu:
- Ah..., é uma hipótese. Assim fica de facto tudo resolvido. ...
É.....MEL........É.........2!?
Pois bem, vamos ao ABATE.

Após telefonemas em tom decidido mas com sombreados (acho eu) lá vou
para sete rios para retirar um computador que entretanto estava na
mala do carro ao qual nunca, durante estes cinco longos meses, ninguém
me deu acesso nem permissão para entrar no parque e recuperar o meu querido
computador e toda a informação que ele continha.

Pois bem, mostra documento, fotocopia documentos, assina documentos,
até que diz o super visor:

- Pronto está tudo resolvido. Muito bom dia.

Porém, verifiquei atentamente os documentos que me foram entregues e
constatei que não havia nada que deixasse claro "VIATURA PARA ABATE".
Havia sim um parágrafo onde páginas tantas se podia ler "VIATURA
ABANDONADA...........".

Pedi que me fosse feito este documento uma vez que face a todas as
burlas e outros desvios a que temos assistido no nosso País estes
últimos tempos, estou atento e de pé atrás. Temos pena.
Aliás disse ao super visor:
- Sem este documento que solicito "VIATURA PARA ABATE" ( que não faz
parte dos procedimentos normais nestes casos de figura na EMEL foram
necessários vários telefonemas para vários SUPERIORES para que fosse
finalmente redigido) não sei, e sendo Vós pessoas de bem, se amanhã a
viatura andará por aí a circular ou terá efectivamente sido abatida.

Tive também o cuidado de esclarecer o Sr. "TAL" de que na zona onde a
viatura foi bloqueada/rebocada, muito dos moradores eram regularmente ...
A EMEL não cumpre o Código da Estrada!
A EMEL que se auto denomina Educadora dos Condutores deveria começar por cumprir o Código da Estrada - vejam-se os muitos lugares marcado nas vias rodoviárias imediatamente antes das passagens assinaladas para os peões. Se um condutor estacionar a menos de 5 metros duma passagem assinalada para peões é multado mas se os condutores estacionarem em lugares marcados imediatamente antes das passagens assinaladas para os peões só são multados se não pagarem os estacionamentos à EMEL. A EMEL está a infringir à lei para lucrar com os estacionamentos marcados em locais que o Código da Estrada proíbe.
É.....MEL........É.........3!?

........autuados por infringir o código da estrada em estacionamentos não
regulares porque existe uma empresa de aluguer de viaturas sem
condutor (Teor do inicio da minha abordagem ao Sr. "TAL") que ocupa
dezenas de lugares que pertencem aos moradores.
Ao que prontamente me respondeu:
- Mas o Senhor (EU) pode autuá-los. Vai à PSP pode um auto de contra
ordenação, dá a cor, matricula, marca da viatura, hora e data e uma
testemunha e é só. Estão autuados.
Pensei, e quem é que me paga o tempo que vou perder com isto tudo? E
porque é que os agentes do Sr. "TAL" não os autuam? Sim, porque é que
autuam diariamente as viaturas comuns e não autuam as da referida
empresa que nem sequer tem títulos de estacionamento?

Sabem qual foi o resultado desta minha intervenção face a este tipo de
poderosos?

Setenta e duas horas depois recebi 11 multas por estacionamento
irregular que obviamente jamais pagarei!!!
Multas por crianças
Acho muito bem que se multe que prevarica, mas ensinar as crianças a multar em vez de ensinar a estacionar, vai um passo grande.
Gosto do anúncio!
"Por cada automóvel estacionado em cima do passeio que é multado, há um invisual ou uma criança que agradece.
Por cada automóvel estacionado em transgressão que é multado, há um automobilista que agradece por ter mais lugares para estacionar".
A 1ª parte do anúncio está totalmente correcta, mas a 2ª parte não lembrava ao careca!
Alguém da Emel me consegue explicar como é possível que um carro estacionado em local proibido possa libertar um lugar legal (se é ilegal para o 1º, será ilegal para todos)?
Ou será que o único objectivo da Emel é libertar um lugar ilegal para ser sistematicamente ocupado (e devidamente autuado) por outros?????
João de Deus????
O que os meninos do João de Deus deviam ter como preocupação, era com os paizinhos que, quando os vão deixar na escola param o carro no meio da estrada provocando bichas, todos os dias. De manhã e à tarde!
Acho incrivel isto! Todos os dias é uma fantochada à porta do João de Deus por causa disto e porque a CML não obriga, de uma vez por todas, e como eu já lhes sugeri, a criar um espaço de estacionamento em frente das escolas para os pais deixarem os filhos sem provocar bichas. Pois são esses meninos que vão mandar bitaites sobre estacionamento!!
É só rir! As pessoas, realmente, NÃO SE ENXERGAM!!!!!!
Re: João de Deus????
Re: Cjours e mamaevovo
Re: Cjours e mamaevovo
Re: João de Deus????
Púlamordedeus...
Re: Púlamordedeus...
UMA PASSADEIRA NUMA CURVA Ó KROES??
Re: UMA PASSADEIRA NUMA CURVA Ó KROES??
Re: Púlamordedeus...
Re: Púlamordedeus...
Re: Púlamordedeus...
Comentários 21 Comentar

Últimas

Ver mais

Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador

PUBLICIDADE

Pub