21
Anterior
Lixo ilumina milhares de habitações
Seguinte
Electricidade a todo o gás
Página Inicial   >  Multimédia  >  Expresso TV  >  Crianças passam multas em Lisboa

Crianças passam multas em Lisboa

De boné da EMEL na cabeça e advertências em papel na mão, foram muitos os "mini-fiscais" do Jardim Escola João de Deus que se dedicaram a multar os carros mal estacionados das ruas de Alvalade.

|

Opinião


Multimédia

Edwin. O rapaz que aprendeu a sonhar

O que Edwin sabia sobre a vida era sobreviver. Na cabeça dele não cabiam sonhos e os dias eram passados à procura de comida para ele e para a mãe e para o irmão. A fome espreitava nos cantos da barraca de palha no Quénia e ele escondia-se dela como podia - chupar as pedras era uma forma de a enganar. Mas a sorte dele mudou porque alguém viu nele outra coisa. E tudo começou numa dança. Agora, os mesmos dedos que agarravam as pedras tocam hoje teclas de um piano Bechstein. E os pés dele já não estão nus mas calçados. Com chuteiras. Primeiro no Benfica, agora no Estoril, o miúdo de 15 anos que fala como gente grande descobriu que tinha um sonho: ser futebolista. Como Drogba.

Todas as ilhas têm a sua nuvem

Raul Brandão chamou-lhe 'A Ilha Branca'. Como viajante digo que tem um verde diferente das outras oito que com ela formam o arquipélago dos Açores. É tenra, mansa, repousante e simultaneamente desafiante. Esconde segredos como a lenda da Maria Encantada e um vulcão florestado a meio do século passado que nos transporta para uma dimensão sulfurosa e mágica. Obrigatória para projetos de férias de natureza.

Em três quartos de hora não se esquece só a idade. "Esquece-se o mundo"

Maria do Céu dá três voltas ao lar sempre que pode. Edviges vai a todos os velórios, faz hidroginástica e sopas de letras. António dá um apoio na Igreja e nos escuteiros. Tudo é uma ajuda para passar os dias quando se tornam todos iguais. No Pinhal Interior Sul, a região mais envelhecida da União Europeia, quase um terço da população tem mais de 65 anos. Os mais velhos ficaram, os mais novos partiram.

Profissão: Sniper

O Expresso foi ver como são selecionados, que armas usam, para que missões estão preparados os snipers da Força de Operações Especiais do Exército. São uma elite dentro da elite. Um pelotão restrito. Anónimo. Treinam diariamente com um único objetivo: eliminar um alvo à primeira, mesmo que esteja a centenas de metros. Humano ou material. Sem dramas morais, dizem.

Xarém com conquilhas

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione com esta nova receita.

O que se passa dentro da cabeça dele

O que leva um tipo a quem iam amputando uma perna a regressar ao sítio onde os ossos se desfizeram, uma e outra vez, e testar os limites do seu corpo? Resposta: a busca pelo salto perfeito, que ele diz existir dentro dele e que ele encontrará mais dia menos dia. É a fé e a confiança que o movem e o levam a pular para lá do que é exigido a um campeão olímpico e mundial que não tem mais nada a provar a ninguém - a não ser a ele próprio. Este é um trabalho que publicámos em agosto de 2014, quando o saltador se preparava para os Europeus e falava das metas que tinha traçado para 2015 e 2016: mostrar que não estava acabado. Sete meses depois, provou-o no Europeu de pista coberta em Praga, onde venceu este fim de semana.

Amadeu, que aprendeu o mundo no campo e tinha o coração na ponta dos dedos

Em Portugal, a dedicação à língua mirandesa tem nome próprio: Amadeu Ferreira, o jurista da CMVM que - quando todos diziam que "era uma loucura impossível" - arranjou tempo para traduzir "Os Lusíadas", a "Mensagem", os quatro Evangelhos da Bíblia e ainda duas aventuras do Asterix para uma língua que pertence a um cantinho do nordeste português e é falada por menos de 15 mil pessoas. No final de 2014 deu ao Expresso aquela que viria a ser a sua última entrevista. Morreu no passado domingo e esta quinta-feira foi lançada a sua biografia, "O fio das lembranças", com quase 800 páginas.

Temos 16 imagens que não explicam o mundo, mas que ajudam a compreendê-lo

O júri do World Press Photo queria dar o prémio maior da edição deste ano (e talvez das edição todas) a uma fotografia com "potencial para se tornar icónica". A primeira imagem desta fotogaleria, por ser "esteticamente poderosa" e "revelar humanidade", é o que o júri procurava. A fotografia de um casal homossexual russo, a grande vencedora, é a primeira de 16 imagens de uma seleção onde há Messi desolado, migrantes em condições indignas no Mediterrâneo, a aflição do ébola, mistérios afins e etc - são os contrastes do mundo.

Vamos falar de sexo. Seis portugueses revelam tudo o que lhes dá prazer na cama

Neste primeiro episódio de uma série que vai durar sete semanas, seis entrevistados falam abertamente sobre aquilo que lhes dá mais satisfação na intimidade. Sexo em grupo, sexo na gravidez, prazer sem orgasmo e melhor sexo após a menopausa são alguns dos temas referidos nos testemunhos desta semana. O psiquiatra Francisco Allen Gomes explica ainda a razão de muitas mulheres fingirem o orgasmo. O Expresso e a SIC falaram com 33 portugueses que deram a cara e o testemunho de como são na cama. Ao longo das próximas sete semanas, contamos-lhe tudo.

Elvis. Gostamos ou não gostamos?

Ele não é consensual, mas é incontornável. Dispunha de penteado majestoso e patilha marota, aparentava olhar matador e pose atrevida. E deixou canções: umas fáceis e outras nem tanto, por vezes previsíveis e às vezes inesperadas, ora gentis ora aceleradas. E ele, Elvis, nasceu em janeiro de 1934 - há precisamente 40 anos, ao oitavo dia. Temos quatro textos sobre o artista: Nicolau Santos, Rui Gustavo, Nicolau Pais e João Cândido da Silva explicam o que apreciam, o que toleram e o que não suportam.

A última viagem do navio indesejado

Construído nos Estaleiros de Viana e pensado para fazer a ligação entre ilhas nos Açores, o Atlântida foi recusado pelo Governo Regional por alegadamente não atingir a velocidade pretendida. Contando com os custos associados à dissolução do contrato, o prejuízo ascendeu a 70 milhões de euros. Foi agora comprado a "preço de saldo", para mudar de nome e ser reconvertido num cruzeiro na Amazónia. Fizemos a última viagem do Atlântida e vamos mostrar-lhe os segredos do navio.

Desfile de vedetas

Saiba tudo sobre os modelos concorrentes ao Carro do Ano 2015/Troféu Essilor Volante de Cristal. Conheça o essencial sobre os 20 automóveis participantes nesta iniciativa, da estética, às características técnicas, do preço ao consumo. A apresentação ficará completa no dia 3 de janeiro.

Tudo o que precisa de saber sobre o ébola. Em dois minutos

Porque é que este está a ser o pior surto da história? Como é que os primeiros sintomas se confundem com os de outras doenças? É possível viajar depois de ter contraído o vírus, sem transmitir a doença? E estamos ou não perto de ter uma vacina? O Expresso procurou as respostas a estas e outras dúvidas sobre o ébola.

Desacelerámos a realidade para observar a euforia da liberdade

Ela, Jacarandá, é algarvia. Ele, Katmandu, é espanhol. São linces e agora experimentam a responsabilidade da liberdade: foram soltos esta terça-feira numa herdade alentejana, próxima de Mértola, eles que saíram de centros de reprodução em cativeiro. Foi inédito: nunca tinha acontecido algo assim em Portugal. Estivemos lá e ensaiámos o slow motion.


Comentários 21 Comentar
ordenar por:
mais votados
O que se passa em Lisbia e em outras cidades...
...relacionado com o estacionamento bem pode definir-se num velho dito popular: "Pai impertinente faz o filho desobediente"... ...
De pequenino se torce o pepino!
O bairro de Alvalade é provavelmente o sítio que eu conheço onde se estaciona pior.

A reportagem é filmada na Av. do Rio de Janeiro, mas se tivesse dobrado a esquina e entrado na Av. da Igreja, veria invariavelmente dezenas de automóveis estacionados em segunda fila (dezenas é uma média de 30) sem ninguém lá dentro para os retirar se algum automóvel da primeira fila precisa de sair.

É boa ideia fazer a pedagogia do estacionamento nesse local.

Agora por vezes a verdade vem ao de cima, mesmo quando não se espera...

Quando o funcionário da EMEL explica que "...aquele está bem estacionado, desde que esteja a pagar..." a pedagogia da iniciativa revela-se: não é para disciplinar o estacionamento, é para sacar dinheiro.
Re: De pequenino se torce o pepino!
É.....MEL........É.........!?
Ocupação irregular de via publica por empresa de aluguer de viaturas
sem condutor.

Depois de uma pequena troca de impressões com um dos altos cargos da
EMEL fui aconselhado pelo "TAL" e informado de que deveria mandar uma
queixa para reforçar e justificar perante os ainda mais "SUPERIORES" a
falta de efectivos com que o "TAL" se debate.

Em todo o caso quero esclarecer que esta "troca de bolas" teve como origem
uma viatura "pertencente a um cidadão normal" que foi bloqueada/rebocada e
permaneceu cinco meses no parque "Requintado" da referida empresa em Sete
Rios. Digo "Requintado" porque estava com uma pintura nova - completamente coberto de excrementos de pombo.
Estes cinco meses foi o tempo que a dita empresa levou a reagir a
numerosas cartas sem resposta para esclarecimento da situação.
Uma vez que a viatura não tinha valor comercial que justificasse o
pagamento de 1.500 euros de parqueamento mais 30.00 euros de multa e
mais 50.00 euros do reboque o Sr. "TAL" sugeriu que o tempo de parque
fosse reduzido a 15 dias. Continuei a achar que não era a melhor
solução uma vez que as razões pelas quais a viatura não apresentava
titulo de parquímetro, e por isso foi rebocada, não tinham sido tomadas
em devida conta.
Sugeri então ao Sr. "TAL":
- Sr. "TAL", vamos abater a viatura!!! Que acha? Assim fica tudo
resolvido (pensei eu).
A esta aliciante proposta o Sr. "TAL" respondeu:
- Ah..., é uma hipótese. Assim fica de facto tudo resolvido. ...
É.....MEL........É.........2!?
Pois bem, vamos ao ABATE.

Após telefonemas em tom decidido mas com sombreados (acho eu) lá vou
para sete rios para retirar um computador que entretanto estava na
mala do carro ao qual nunca, durante estes cinco longos meses, ninguém
me deu acesso nem permissão para entrar no parque e recuperar o meu querido
computador e toda a informação que ele continha.

Pois bem, mostra documento, fotocopia documentos, assina documentos,
até que diz o super visor:

- Pronto está tudo resolvido. Muito bom dia.

Porém, verifiquei atentamente os documentos que me foram entregues e
constatei que não havia nada que deixasse claro "VIATURA PARA ABATE".
Havia sim um parágrafo onde páginas tantas se podia ler "VIATURA
ABANDONADA...........".

Pedi que me fosse feito este documento uma vez que face a todas as
burlas e outros desvios a que temos assistido no nosso País estes
últimos tempos, estou atento e de pé atrás. Temos pena.
Aliás disse ao super visor:
- Sem este documento que solicito "VIATURA PARA ABATE" ( que não faz
parte dos procedimentos normais nestes casos de figura na EMEL foram
necessários vários telefonemas para vários SUPERIORES para que fosse
finalmente redigido) não sei, e sendo Vós pessoas de bem, se amanhã a
viatura andará por aí a circular ou terá efectivamente sido abatida.

Tive também o cuidado de esclarecer o Sr. "TAL" de que na zona onde a
viatura foi bloqueada/rebocada, muito dos moradores eram regularmente ...
A EMEL não cumpre o Código da Estrada!
A EMEL que se auto denomina Educadora dos Condutores deveria começar por cumprir o Código da Estrada - vejam-se os muitos lugares marcado nas vias rodoviárias imediatamente antes das passagens assinaladas para os peões. Se um condutor estacionar a menos de 5 metros duma passagem assinalada para peões é multado mas se os condutores estacionarem em lugares marcados imediatamente antes das passagens assinaladas para os peões só são multados se não pagarem os estacionamentos à EMEL. A EMEL está a infringir à lei para lucrar com os estacionamentos marcados em locais que o Código da Estrada proíbe.
É.....MEL........É.........3!?

........autuados por infringir o código da estrada em estacionamentos não
regulares porque existe uma empresa de aluguer de viaturas sem
condutor (Teor do inicio da minha abordagem ao Sr. "TAL") que ocupa
dezenas de lugares que pertencem aos moradores.
Ao que prontamente me respondeu:
- Mas o Senhor (EU) pode autuá-los. Vai à PSP pode um auto de contra
ordenação, dá a cor, matricula, marca da viatura, hora e data e uma
testemunha e é só. Estão autuados.
Pensei, e quem é que me paga o tempo que vou perder com isto tudo? E
porque é que os agentes do Sr. "TAL" não os autuam? Sim, porque é que
autuam diariamente as viaturas comuns e não autuam as da referida
empresa que nem sequer tem títulos de estacionamento?

Sabem qual foi o resultado desta minha intervenção face a este tipo de
poderosos?

Setenta e duas horas depois recebi 11 multas por estacionamento
irregular que obviamente jamais pagarei!!!
Multas por crianças
Acho muito bem que se multe que prevarica, mas ensinar as crianças a multar em vez de ensinar a estacionar, vai um passo grande.
Gosto do anúncio!
"Por cada automóvel estacionado em cima do passeio que é multado, há um invisual ou uma criança que agradece.
Por cada automóvel estacionado em transgressão que é multado, há um automobilista que agradece por ter mais lugares para estacionar".
A 1ª parte do anúncio está totalmente correcta, mas a 2ª parte não lembrava ao careca!
Alguém da Emel me consegue explicar como é possível que um carro estacionado em local proibido possa libertar um lugar legal (se é ilegal para o 1º, será ilegal para todos)?
Ou será que o único objectivo da Emel é libertar um lugar ilegal para ser sistematicamente ocupado (e devidamente autuado) por outros?????
João de Deus????
O que os meninos do João de Deus deviam ter como preocupação, era com os paizinhos que, quando os vão deixar na escola param o carro no meio da estrada provocando bichas, todos os dias. De manhã e à tarde!
Acho incrivel isto! Todos os dias é uma fantochada à porta do João de Deus por causa disto e porque a CML não obriga, de uma vez por todas, e como eu já lhes sugeri, a criar um espaço de estacionamento em frente das escolas para os pais deixarem os filhos sem provocar bichas. Pois são esses meninos que vão mandar bitaites sobre estacionamento!!
É só rir! As pessoas, realmente, NÃO SE ENXERGAM!!!!!!
Re: João de Deus????
Re: Cjours e mamaevovo
Re: Cjours e mamaevovo
Re: João de Deus????
Púlamordedeus...
Re: Púlamordedeus...
UMA PASSADEIRA NUMA CURVA Ó KROES??
Re: UMA PASSADEIRA NUMA CURVA Ó KROES??
Re: Púlamordedeus...
Re: Púlamordedeus...
Re: Púlamordedeus...
Comentários 21 Comentar

Últimas

Ver mais
Receba a nova Newsletter
Ver Exemplo

Pub