24/05/2012 atualizado às 20:12
Página Inicial » Blogues » Henrique Raposo, A Tempo e a Desmodo » Cortar nos salários da função pública

Cortar nos salários da função pública

Todos os países a viver uma situação semelhante à nossa já cortaram nos salários da função pública. Nós precisamos de fazer a mesma coisa. Se não o fizermos, o FMI tratará do assunto.

Henrique Raposo (www.expresso.pt)
8:00 Sexta feira, 17 de setembro de 2010

I. Meus amigos, nós estamos a pagar 6% sobre a nossa dívida. Isto é insustentável. A cada hora (repito: a cada hora), o Estado endivida-se em 2.5 milhões de euros. Isto é insustentável. O governo tem de reduzir a despesa pública, e só há uma forma séria de o fazer: cortar nos salários da função pública. Sem um corte na massa salarial dos funcionários do Estado, será impossível controlar a despesa. Impossível. Acabou a festa, meus amigos. Nós não podemos gastar 15% do PIB só em salários do funcionalismo público. Não podemos. 15 cêntimos de cada euro que v. ganha, caro leitor, são destinados aos salários da função pública. Acha isto justo?

II. O drama de Portugal é este: o Estado endivida-se para abastecer os direitos adquiridos do statu quo, e não para fazer reformas-chave. O problema é que esta dívida enorme que estamos a acumular é apenas para gastos de tesouraria. Perante isto, meus amigos, a primeira coisa a fazer é esta: cortar nos insustentáveis salários da função pública. Se o governo não o fizer (e o PSD e CDS deviam apoiar o PS nesse sentido), o FMI tratará disso no dia em que o Estado não arranjar dinheiro para pagar o 13.º mês aos seus santos funcionários. E esse dia está a chegar. 

III. A este respeito, convém reler um artigo de Pedro Maia Gomes (professor na Universidade Carlos III, Madrid), publicado no Expresso de 4 de Setembro. As contas dos privilégios insustentáveis dos funcionários públicos começam assim: "pessoas com características similares recebem mais 16% de salário no sector público". Depois, os salários da função pública sobem sempre, e nunca estão anexados à produtividade. Numa empresa (i.e., na realidade) aumentos acima da produtividade significam a falência. No Estado, esta prática irracional é conhecida pelo eufemismo de "direitos adquiridos". 

IV. Perante esta realidade, uma redução nos salários da função pública seria sempre uma medida justa, no sentido de atenuar a assimetria entre o público e o privado. Ora, na actual conjuntura, um corte na função pública não é só justo: é igualmente necessário. Segundo Pedro Maia Gomes, um corte de 10% na função pública permitiria reduzir 2 mil milhões de euros por ano na despesa (1.4% do PIB). É aqui que devemos cortar, e não nos apoios sociais como o subsídio de desemprego. Mas repare-se no seguinte: José Sócrates já mexeu em todos os subsídios, mas ainda não mexeu onde devia ter mexido: nos salários da função pública.

 

PS: Convém lembrar que nos paraísos nórdicos os funcionários públicos têm sempre salários mais baixos do que no sector privado. E é o que faz sentido: porque um trabalhador do estado terá sempre mais segurança do que um trabalhador do sector privado. Mas, em Portugal, os nossos santos funcionários públicos têm o melhor dos dois mundos: salários mais altos e segurança à prova de bala.

Faça login pelo Facebook e comente este artigo!
Página 1 de 6    « Anterior  |  Seguinte »
ordenar por:
mais votados ▼
Raposo é um brincalhão
águiadois (seguir utilizador), 4 pontos (Bem Escrito), 8:36 | Sexta feira, 17 de setembro de 2010
Cortar na despesa do Estado , cortar nas mordomias, cortar nas Empresas municipais que só dão prejuizo e estão cheias de administradores ,cortar nos negócios escondidos da administração central que se fazem e nenguém sabe: isso é que é preciso.
Agora nos salários da generalidade da função pública, é uma asneira e não tem fundamento: Os salários são os mais baixos da Europa .
HR não gosta dos funcionários públicos, mas o problema é dele e parece que não há nada a fazer.
Agora se está convencido que é reduzindo nos magros salários que o País vai deixar de pedir 2.5 milhões de euros por hora, então não vale a pena perder tempo com explicações.
   
 
 Regras da comunidade
    Re: Raposo é um brincalhão    Ver comentário
ratel (seguir utilizador), 2 pontos , 11:49 | Sexta feira, 17 de setembro de 2010
    Re: Raposo é um brincalhão    Ver comentário
figueiredo2 (seguir utilizador), 3 pontos , 4:24 | Sábado, 18 de setembro de 2010
    Re: Raposo é um brincalhão    Ver comentário
Ricardo37 (seguir utilizador), 2 pontos , 12:30 | Sexta feira, 17 de setembro de 2010
    Re: Raposo é um brincalhão    Ver comentário
julcal (seguir utilizador), 2 pontos , 22:00 | Sexta feira, 17 de setembro de 2010
    Re: Raposo é um brincalhão    Ver comentário
Porto Santo (seguir utilizador), 1 ponto , 14:12 | Sábado, 18 de setembro de 2010
    Re: Raposo é um brincalhão    Ver comentário
happylady (seguir utilizador), 1 ponto , 14:47 | Sábado, 18 de setembro de 2010
    Re: Raposo é um brincalhão    Ver comentário
cbj (seguir utilizador), 1 ponto , 18:15 | Sábado, 18 de setembro de 2010
    Re: Raposo é um brincalhão    Ver comentário
Ricardo37 (seguir utilizador), 2 pontos , 12:02 | Sexta feira, 17 de setembro de 2010
    Re: Raposo é um brincalhão    Ver comentário
nao tento (seguir utilizador), 1 ponto , 13:27 | Sexta feira, 17 de setembro de 2010
    Re: Raposo é um brincalhão    Ver comentário
BrincaNareia (seguir utilizador), 2 pontos , 13:52 | Sexta feira, 17 de setembro de 2010
    Re: Raposo é um brincalhão    Ver comentário
Dunca (seguir utilizador), 2 pontos , 14:26 | Sexta feira, 17 de setembro de 2010
    Re: Raposo é um brincalhão    Ver comentário
BrincaNareia (seguir utilizador), 2 pontos , 14:44 | Sexta feira, 17 de setembro de 2010
    Re: Raposo é um brincalhão    Ver comentário
Dunca (seguir utilizador), 2 pontos , 16:28 | Sexta feira, 17 de setembro de 2010
    Re: Raposo é um brincalhão    Ver comentário
BrincaNareia (seguir utilizador), 2 pontos , 17:12 | Sexta feira, 17 de setembro de 2010
    Re: Raposo é um brincalhão    Ver comentário
Dunca (seguir utilizador), 2 pontos , 17:22 | Sexta feira, 17 de setembro de 2010
    Re: Raposo é um brincalhão    Ver comentário
BrincaNareia (seguir utilizador), 2 pontos , 17:48 | Sexta feira, 17 de setembro de 2010
    Re: Raposo é um brincalhão    Ver comentário
Dunca (seguir utilizador), 2 pontos , 18:31 | Sexta feira, 17 de setembro de 2010
    Re: Raposo é um brincalhão    Ver comentário
BrincaNareia (seguir utilizador), 2 pontos , 18:52 | Sexta feira, 17 de setembro de 2010
    Re: Raposo é um brincalhão    Ver comentário
Dunca (seguir utilizador), 2 pontos , 22:26 | Sexta feira, 17 de setembro de 2010
    Re: Raposo é um brincalhão    Ver comentário
Rantaplan (seguir utilizador), 1 ponto , 14:14 | Sábado, 18 de setembro de 2010
    Re: Raposo é um brincalhão    Ver comentário
Porto Santo (seguir utilizador), 1 ponto , 14:07 | Sábado, 18 de setembro de 2010
    Re: Raposo é um brincalhão    Ver comentário
BrincaNareia (seguir utilizador), 2 pontos , 14:35 | Sábado, 18 de setembro de 2010
    Re: Raposo é um brincalhão    Ver comentário
Porto Santo (seguir utilizador), 1 ponto , 15:34 | Sábado, 18 de setembro de 2010
    Re: Raposo é um brincalhão    Ver comentário
BrincaNareia (seguir utilizador), 2 pontos , 16:30 | Sábado, 18 de setembro de 2010
    Re: Raposo é um brincalhão    Ver comentário
Rantaplan (seguir utilizador), 1 ponto , 14:17 | Sábado, 18 de setembro de 2010
    Re: Raposo é um brincalhão    Ver comentário
O macanbúzio (seguir utilizador), 1 ponto , 0:17 | Domingo, 19 de setembro de 2010
    Re: Raposo é um brincalhão    Ver comentário
Ricardo37 (seguir utilizador), 1 ponto , 14:02 | Sexta feira, 17 de setembro de 2010
    Re: Raposo é um brincalhão    Ver comentário
Ricardo37 (seguir utilizador), 1 ponto , 14:22 | Sexta feira, 17 de setembro de 2010
    Re: Raposo é um brincalhão    Ver comentário
BrincaNareia (seguir utilizador), 2 pontos , 14:31 | Sexta feira, 17 de setembro de 2010
    Re: Raposo é um brincalhão    Ver comentário
Rantaplan (seguir utilizador), 1 ponto , 14:21 | Sábado, 18 de setembro de 2010
    Re: Raposo é um brincalhão    Ver comentário
BrincaNareia (seguir utilizador), 2 pontos , 15:04 | Sábado, 18 de setembro de 2010
    Re: Raposo é um brincalhão    Ver comentário
Rantaplan (seguir utilizador), 1 ponto , 21:58 | Sábado, 18 de setembro de 2010
    Se ser funcionário público é tão bom, porque traba    Ver comentário
Professor.com.muita. (seguir utilizador), 1 ponto , 14:51 | Sexta feira, 17 de setembro de 2010
    Re: Se ser funcionário público é tão bom, porque t    Ver comentário
BrincaNareia (seguir utilizador), 2 pontos , 15:08 | Sexta feira, 17 de setembro de 2010
    Engraçado    Ver comentário
Professor.com.muita. (seguir utilizador), 2 pontos , 15:19 | Sexta feira, 17 de setembro de 2010
    Re: Engraçado    Ver comentário
BrincaNareia (seguir utilizador), 2 pontos , 15:47 | Sexta feira, 17 de setembro de 2010
    Re: Se ser funcionário público é tão bom, porque t    Ver comentário
Nick Nick no fubá (seguir utilizador), 1 ponto , 22:48 | Sábado, 18 de setembro de 2010
    Re: Raposo é um brincalhão    Ver comentário
Heinkel (seguir utilizador), 1 ponto , 17:47 | Sexta feira, 17 de setembro de 2010
    Re: Raposo é um brincalhão    Ver comentário
BrincaNareia (seguir utilizador), 2 pontos , 18:39 | Sexta feira, 17 de setembro de 2010
    Re: Raposo é um brincalhão    Ver comentário
Nick Nick no fubá (seguir utilizador), 1 ponto , 23:16 | Sábado, 18 de setembro de 2010
    Re: Raposo é um brincalhão    Ver comentário
Heinkel (seguir utilizador), 1 ponto , 20:49 | Domingo, 19 de setembro de 2010
    Re: Raposo é um brincalhão    Ver comentário
BrincaNareia (seguir utilizador), 2 pontos , 21:16 | Domingo, 19 de setembro de 2010
    Re: Raposo é um brincalhão    Ver comentário
Heinkel (seguir utilizador), 1 ponto , 10:31 | Segunda feira, 20 de setembro de 2010
    Isso não é verdade    Ver comentário
Professor.com.muita. (seguir utilizador), 1 ponto , 14:42 | Segunda feira, 20 de setembro de 2010
    Re: Isso não é verdade    Ver comentário
BrincaNareia (seguir utilizador), 2 pontos , 16:36 | Segunda feira, 20 de setembro de 2010
    Portanto    Ver comentário
Professor.com.muita. (seguir utilizador), 1 ponto , 15:02 | Terça feira, 21 de setembro de 2010
    Re: Portanto    Ver comentário
BrincaNareia (seguir utilizador), 2 pontos , 16:20 | Terça feira, 21 de setembro de 2010
    Demasiados chefes incompetentes    Ver comentário
Professor.com.muita. (seguir utilizador), 1 ponto , 18:42 | Terça feira, 21 de setembro de 2010
    Re: Demasiados chefes incompetentes    Ver comentário
BrincaNareia (seguir utilizador), 2 pontos , 20:02 | Terça feira, 21 de setembro de 2010
    Re: Raposo é um brincalhão    Ver comentário
Porto Santo (seguir utilizador), 1 ponto , 13:58 | Sábado, 18 de setembro de 2010
    Re: Raposo é um brincalhão    Ver comentário
Rantaplan (seguir utilizador), 1 ponto , 14:12 | Sábado, 18 de setembro de 2010
    Re: Raposo é um brincalhão    Ver comentário
BrincaNareia (seguir utilizador), 2 pontos , 14:53 | Sábado, 18 de setembro de 2010
    Re: Raposo é um brincalhão    Ver comentário
Porto Santo (seguir utilizador), 1 ponto , 15:44 | Sábado, 18 de setembro de 2010
    Re: Raposo é um brincalhão    Ver comentário
BrincaNareia (seguir utilizador), 2 pontos , 17:20 | Sábado, 18 de setembro de 2010
    Re: Raposo é um brincalhão    Ver comentário
Rantaplan (seguir utilizador), 1 ponto , 22:01 | Sábado, 18 de setembro de 2010
    Re: mandar 200 MIL funcionarios para RUA    Ver comentário
odisseia na terra (seguir utilizador), 2 pontos , 15:53 | Sexta feira, 17 de setembro de 2010
    Re: mandar 200 MIL funcionarios para RUA    Ver comentário
BrincaNareia (seguir utilizador), 2 pontos , 18:56 | Sexta feira, 17 de setembro de 2010
    Re: é por estas e por outras...    Ver comentário
odisseia na terra (seguir utilizador), 2 pontos , 19:37 | Sexta feira, 17 de setembro de 2010
    Re: é por estas e por outras...    Ver comentário
BrincaNareia (seguir utilizador), 2 pontos , 20:03 | Sexta feira, 17 de setembro de 2010
    Re: é por estas e por outras...    Ver comentário
Explorer (seguir utilizador), 1 ponto , 20:42 | Sexta feira, 17 de setembro de 2010
    Para o guru Odisseia    Ver comentário
BrincaNareia (seguir utilizador), 2 pontos , 20:17 | Sexta feira, 17 de setembro de 2010
    Re: Para o guru Odisseia    Ver comentário
Explorer (seguir utilizador), 1 ponto , 20:41 | Sexta feira, 17 de setembro de 2010
    Explorer, marra há 2 anos !!    Ver comentário
BrincaNareia (seguir utilizador), 2 pontos , 21:02 | Sexta feira, 17 de setembro de 2010
    Re: Explorer, marra há 2 anos !!    Ver comentário
Nick Nick no fubá (seguir utilizador), 1 ponto , 23:09 | Sábado, 18 de setembro de 2010
    Re: é por estas e por outras...    Ver comentário
BrincaNareia (seguir utilizador), 2 pontos , 14:38 | Sábado, 18 de setembro de 2010
    Re: é por estas e por outras...    Ver comentário
Nick Nick no fubá (seguir utilizador), 1 ponto , 23:19 | Sábado, 18 de setembro de 2010
    Re: é por estas e por outras...    Ver comentário
BrincaNareia (seguir utilizador), 2 pontos , 23:27 | Sábado, 18 de setembro de 2010
    Re: mandar 200 MIL funcionarios para RUA    Ver comentário
Rantaplan (seguir utilizador), 1 ponto , 14:29 | Sábado, 18 de setembro de 2010
    É óbvio    Ver comentário
Alentejana1 (seguir utilizador), 1 ponto , 11:48 | Sexta feira, 17 de setembro de 2010
    Re: É óbvio    Ver comentário
CãodaRosa (seguir utilizador), 2 pontos , 16:06 | Sexta feira, 17 de setembro de 2010
    Re: Raposo é um brincalhão    Ver comentário
EFIGENIO (seguir utilizador), 1 ponto , 23:55 | Terça feira, 21 de setembro de 2010
E a porrada
CãodaRosa (seguir utilizador), 3 pontos (Bem Escrito), 11:25 | Sexta feira, 17 de setembro de 2010
Cortem os salários aos funcionários públicos e deêm-lhes porrada que é a solução henriquina para terminar de vez com o défice. Aliás, os funcionários deviam ser obrigados a trabalhar de borla e sem camisa para o verdugo não perder tempo a assentar as chicotadas, isto porque tempo é dinheiro e este é preciso para diminuir a dívida pública. Os "santos dos funcionários" alcançariam assim o direito a ser canonizados e passariam a ser objecto de culto por parte dos henriques deste país. Quanto ao referido estudo, certamente o prof. Pedro Maia Gome(z) deve ter-se enganado e confundiu Castilha y Léon com alguidares de baixo que fica ali para os lados da terra onde não há pão e todos ralham e ninguém tem razão. Isto porque reduzir o salário dos trabalhadores da Administração Pública, santos funcionários para o menino Monteiro, em 10% era atirar para a miséria mais de 75% . Não vejo esta gente a fazer estudos sobre os milhões em indemnizações de gestores públicos, já reparou menino Monteiro que 4 milhões "dados" a dois gestores da PT, que foram corridos por indencente e má figura, ou o rico acha que não, dava para pagar o ordenado de 500 euros a 8000 santos funcionários. Também não reparou que uns quantos mil milhões gastos no BPN dariam para pagar qualquer coisinha a milhares de "tugas" como o rico chama aos portugueses que não nasceram num berço de oiro. Tenho um problema não sei porque raio de razão leio o que escreve e ainda por cima comento.
 
 Regras da comunidade
    e a igualdade bastava    Ver comentário
Carlos A R Ferreira (seguir utilizador), 1 ponto , 14:18 | Sexta feira, 17 de setembro de 2010
    Re: e a igualdade bastava    Ver comentário
CãodaRosa (seguir utilizador), 2 pontos , 14:50 | Sexta feira, 17 de setembro de 2010
    Re: e a igualdade bastava    Ver comentário
Carlos A R Ferreira (seguir utilizador), 1 ponto , 15:27 | Sexta feira, 17 de setembro de 2010
    Você é comunista?    Ver comentário
Professor.com.muita. (seguir utilizador), 1 ponto , 14:56 | Sexta feira, 17 de setembro de 2010
    não sou comunista...    Ver comentário
Carlos A R Ferreira (seguir utilizador), 1 ponto , 15:14 | Sexta feira, 17 de setembro de 2010
    Re: não sou comunista...    Ver comentário
Rantaplan (seguir utilizador), 1 ponto , 14:39 | Sábado, 18 de setembro de 2010
A lenga lenga do costume
Alberto Teixeira (seguir utilizador), 2 pontos (Interessante), 8:23 | Sexta feira, 17 de setembro de 2010
Henrique Raposo destila o habitual ódio ao Funcionário público e depois aparecem alguns "do privado" a dizer que são maltratados e que os outros são privilegiados e que é injusto e que lhes deviam cortar os salários etc.
Não passa de lenga lenga senão vejamos. A FP é o sector onde o Estado gasta dinheiro que na realidade mais tem subido de produtividade nos últimos anos. O número de funcionários decresceu, em alguns casos 50% e os avanços a nível dos horários e informática fazem dos serviços públicos dos mais competentes do país. É óbvio que nunca estarão ao nível que pretendem alguns...
Temos a par das grandes despesas os pensionistas (com um peso muito superior ao da FP e, em alguns casos com pensões bem superiores, o subsidiados (desemprego, reinserção social e outros, cuja despesa tem um nível idêntico ao da FP). Ora estes dois últimos grupos nada produzem mas estão protegidos por já terem descontado antes e/ou por necessitarem de meios de subsistência.
Não faz sentido cortar nos salários de quem trabalha e tem de pôr comida na mesa para as suas famílias, sem cortar nas despesas que tornam isso necessário, por isso entendo que o esforço a ser partilhado deveria também abranger os pensionistas actuais que se aposentaram com regras muito mais favoráveis do que as que actualmente vigoram.Também, não se entende a manutenção, num Estado pobre, de regalias que são de Estado rico, pelo que os actuais subsídios deveriam ser objecto de grandes cortes.Quem não tem dinheiro...
 
 Regras da comunidade
    Re: A lenga lenga do costume    Ver comentário
Nick Nick no fubá (seguir utilizador), 1 ponto , 23:41 | Sábado, 18 de setembro de 2010
    Re: A lenga lenga do costume    Ver comentário
Alberto Teixeira (seguir utilizador), 1 ponto , 14:02 | Terça feira, 21 de setembro de 2010
Isso não é solução..
Fernando Torres (seguir utilizador), 2 pontos , 9:00 | Sexta feira, 17 de setembro de 2010
Os funcionários públicos..na perspectiva de mercado..são consumidores como todos os demais..

O mercado precisa de consumidores com algum poder de compra pois é isso que faz a economia andar..

Existe muito mais por onde cortar na despesa pública :

Desde gastos de conveniência que são absolutamente superfluos dadas as contrapartidas (que são 0)..

Desde politicos que acumulam reformas e pensões chorudas..

Isto de que quando o mar está bravo ter de ser sempre o mexilhão o único a lixar-se tem que acabar..
 
 Regras da comunidade
    Re: Isso não é solução..    Ver comentário
Dunca (seguir utilizador), 3 pontos , 13:55 | Sexta feira, 17 de setembro de 2010
    1 ponto, não serve para nada mas deve saber porquê    Ver comentário
amarelolindo (seguir utilizador), 1 ponto , 23:08 | Sexta feira, 17 de setembro de 2010
    Re: Isso não é solução..    Ver comentário
JoseMFernandes (seguir utilizador), 1 ponto , 14:22 | Sexta feira, 17 de setembro de 2010
gastos...
Trolha da Areosa (seguir utilizador), 2 pontos (Bem Escrito), 11:07 | Sexta feira, 17 de setembro de 2010
E a Banca srº Raposo? Se pagasse 40% sobre os lucros ajudava ? Sobre isso nada diz? E como é possivel 66% das empresas em Portugal não pagar impostos ? E sobre isso? E os profissionais liberais que pagam valores irrisórios de IRS, médicos, advogados, engenheiros, arquitectos?
Aposto que com essas medidas devidamente corrigidas eu colocava-lhe o deficit em 1% ou menos.
Óbvio que uma reforma territorial é urgente, menos camaars municipais menos freguesias, mais fiscalização e cooordenação sobre os gastos dos municipios, acabar com as E.Municipais, excesso de militares de topo ...os praças passaram a metade nos ultimos 20 anos mas não houve diminuição de chefias superiores e querem é todos chegar a General ou no minimo a Coronel....
 
 Regras da comunidade
É A OPÇÃO MAIS LOGICA E TALVEZ MAIS JUSTA
odisseia na terra (seguir utilizador), 2 pontos , 11:22 | Sexta feira, 17 de setembro de 2010
A crise é algo q NÃO é nosso.Em Portugal é a CATÁSTOFRE há muito instalada mas q agora tem efeitos mais visíveis pois pela crise dos outros, estes deixaram d acreditar em nós e pior, deixaram d nos levar a sério.Portugal já foi case study d muitas cabeças, universidades e organismos internacionais e nacionais.Há muito q os principais problemas foram diagnosticados.Ciclos d expansão e recessão económica internacional foram passando e a classe politica q foi governando, essencialmente os socialistas, nada fizeram, nada seguiram, nada implementaram.Associar a actual crise internacional á CATÁSTROFE portuguesa é um exercício d pura ficção, só fruto d mentes muito dadas á deturpação da realidade dos factos.A despesa pública do Estado é colossal.A sua ineficiência é uma realidade crescente.Os interesse corporativistas são autênticos monólitos inamovíveis.O numero d funcionários públicos é gigantesco.Não se despede ninguém e o argumento é q apesar d já serem muitos é necessário integrar mais p alcançar uma eficiência q nunca chega.O Estado já só se alimenta com dinheiro emprestado q SIM estão em crise.Neste país TUDO tem q ser repensado.As soluçoes clássicas já são d dificil implementação pois a CATÁSTOFRE é quase d dimensões bíblicas.A Esquerda acusa um tal liberalismo por todos os males.Esquecem q a sua cara nacional tem nome, Socrates.As populações q vivem já numa lógica d sobrevivência anda hipnotizadas com temas estéreis.Cortar na FP é opção mais lógica e talvez a mais justa.
 
 Regras da comunidade
    Re: É A OPÇÃO MAIS LOGICA E TALVEZ MAIS JUSTA    Ver comentário
mamamon (seguir utilizador), 1 ponto , 14:06 | Sexta feira, 17 de setembro de 2010
Aos "stôres" também?
osonodomonstro (seguir utilizador), 2 pontos (Bem Escrito), 11:48 | Sexta feira, 17 de setembro de 2010
Cortar também o salário dos professores que "trabalham a mais" e que tanto gabou por aqui há dias? Desculpem lá, "stôres", o sr. Raposo teve mais uma recaída, hoje está em "dia de corte", e vocês, melhor que ninguém, sabem do que os putos são capazes para chamarem a atenção... birras, atirar com as relíquias da família ao chão. Olhem! Dêem-lhes uma coluna no "Expresso" para estarem entretidos. Não é elegante, mas é do mesmo calibre: sr. Raposo, o que é que o sr. já fez na vida para saber a diferença entre trabalhar na Função Pública e no Privado, o que sabe você dos níveis salariais da maioria dos funcionários públicos - por exemplo, daqueles que lhe levantam o lixo da porta de casa e dos quais aqui escarneceu... Que sabe o sr. da realidade laboral na maioria das empresas privadas para vir aqui comparar? Terrorismo sobre os trabalhadores (palavras pesadas, eu sei) , pressões, desrespeito da legalidade... Ainda esta semana se soube que as empresas praticamente só pagam os impostos que querem (e os bancos ainda pagam menos). Mais uma opinião dos que consideram que se acabaram os Direitos "adquiridos" do Trabalho e que toda a civilização se deve sacrificar no altar do "rendimento certo" dos que nos lançaram neste buraco. Nada de novo, só vão perceber que isto está a arder quando se lhes derreterem as solas dos sapatos. Até lá, quais hienas, roem os ossos das vítimas dos poderosos. (eu sei, isto faria sentido se os megafones tivessem cérebro, mas não, são megafones)
 
 Regras da comunidade
Caçador de marajás...
Rio Grande (seguir utilizador), 2 pontos , 14:59 | Sexta feira, 17 de setembro de 2010
Nos anos noventa, no Brasil, apareceu um presidente, Fernando Collor, que usou contra os funcionários públicos, toda sua carga de propaganda, para chegar ao Palácio da Alvorada. Conseguiu. Acabou com muita gente, funcionários públicos e micronegócios. Foi expulso por corrupção, a maior já vista no país. Ou seja, funcionário público é um trabalhador que, no Brasil, só tinha direito à estabilidade e, hoje, nem isso. A corrupção é mais forte no topo, naqueles funcionários com cargos em comissão, não concursados, que farão o trabalho de apoio à malandragem. Se fosse certo que funcionário público pouco trabalha, seria então o meu caso. Como servidor, nunca recebi horas extras e levava serviço para casa, como muitos colegas de função. É lorota a idéia de que funcionários de carreira não trabalham, ou que trabalham menos. Na Prefeitura de New York, por exemplo, há estabilidade e só é possível "correr" o servidor, mediante processo administrativo com ampla defesa. Hoje, no Brasil, por causa da política do Collor, o serviço público está sucateado, nas mãos de pessoas com contrato temporário, salário baixo, escolaridade mínima, com pouca vontade para o trabalho, pois sabem das poucas chances de ficar na função. A terceirização é um fracasso, pois as negociatas a cada quatro anos, criaram monstrengos que formam uma máfia, a serviço de políticos e aparentados. Dizer que um trabalhador privado trabalha mais, é mentira. Sem incentivo, só faz o mínimo. É a corrupção das elites que pesa.
 
 Regras da comunidade
Estamos chovendo no molhado...
Rio Grande (seguir utilizador), 2 pontos , 17:46 | Sexta feira, 17 de setembro de 2010
Funcionário público é a isca, pelo menos no mundo ocidental, o que se deseja é o enfraquecimento do Estado, o medo de uns contra os outros, para que a festa peremaneça no mesmo grau e, assim, o "status quo" é garantido. É uma nova versão da luta de classes, como arma para meter medo e trazer resignação, é a verdade. Quando digo que os ensinamentos de Karl Marx servem, também, para manter uma democracia de instabilidade, acham que estou delirando. A verdade é, que, o fundamentalismo é copiado, como forma de governar e acalmar, ensinando que o Estado não é pai, não é protetor e existe por si mesmo, como se Nação e Povo, sejam meros detalhes. Todos sairão pérdendo, no devido tempo, inclusive HR, quando dele ninguém precisar... E não estarei mais neste mundo.
 
 Regras da comunidade
HR
caprylm56 (seguir utilizador), 2 pontos , 20:14 | Sexta feira, 17 de setembro de 2010
Cortar sim mas em que escalão?
É que os trabalhadores de pau esses ganham em média entre 450-750 euros por mês, certamente que não se refere a estes?
Aos mamocratas esses sim que sejam severamente castigados.
 
 Regras da comunidade
Até que enfim...
JNv (seguir utilizador), 2 pontos , 22:01 | Sexta feira, 17 de setembro de 2010

Fogo, já perdi 129 comentários, mas manda a minha consciência que faça o 130º, porque já fazia muito tempo que discordava de HRaposo, e hoje concordo!

Concordo pelas melhores razões.

1º, hoje HRaposo dá-nos um exemplo concreto, bem medido e bem calculado, onde se pode diminuir a despesa pública, e logo com uma diminuição equivalente a 1,4% do PIB.

2º, diz-nos que este esforço exige a concertação entre os 3 partidos vocacionados para governar.

3º, diz-nos que o endividamento actual é totalmente destinado a despesa corrente, o que significa que estamos a gastar dinheiro emprestado sem produzir nada de novo para deixar aos nossos herdeiros (este assunto é mais grave do que possa parecer – estamos a empobrecer os nossos descendentes!).

4º, recorda-nos uma constatação da maior importância a que quase ninguém presta atenção: a nossa produtividade é baixíssima em comparação com os nossos parceiros europeus, e o aumento automático de ordenados resultado duma invenção chamada “direitos adquiridos”.

5º, sendo menos produtivos, os funcionários públicos deviam ganhar menos do que idênticas funções existentes no sector privado.

Penso que os outros assuntos relativos à despesa pública serão sempre menos importante do que este.
 
 Regras da comunidade
Todos unidos por Portugal!
José Telhado (seguir utilizador), 2 pontos , 22:11 | Sexta feira, 17 de setembro de 2010
Só agora reparei no seu texto mas afinal eu ando há muito a defender um corte de 20% nos salários e a suspensão do 13º mês.

Se construirmos uma casa sobre a areia vem a tempestade e a casa vai abaixo. Mas se a construirmos sobre a rocha a casa resiste a todos os temporais.

O capitalismo construiu o sistema sobre a areia movediça das ações tóxicas e lançou o mundo no caos económico.
Agora há que encarar de frente os desafios do futuro.

Os portugueses sabem que não podem continuar a pagar as grandes benesses da função pública, porque não temos dinheiro para tal e ainda por cima teríamos de pedir emprestado a juros altos para esses luxos.

Os funcionários públicos sabem que as empresas estão em grandes dificuldades para cumprir os seus compromissos e portanto eles não se podem dissociar do resto da população que os sustenta e que está em dificuldades.

Eu acredito que esta situação vai mudar e que se forem feitos os investimentos corretos, nós vamos vencer esta crise. Mas temos de construir a nossa casa sobre a rocha.

Para tal temos de fazer agora estes sacrifícios e ninguém pode ficar de fora.

Viva Portugal!
 
 Regras da comunidade
    Atenção    Ver comentário
Professor.com.muita. (seguir utilizador), 1 ponto , 14:47 | Segunda feira, 20 de setembro de 2010
    Re: Atenção    Ver comentário
José Telhado (seguir utilizador), 2 pontos , 15:00 | Segunda feira, 20 de setembro de 2010
MORTINHOS POR BAIXAR OS SALARIOS
julcal (seguir utilizador), 2 pontos (Divertido), 22:12 | Sexta feira, 17 de setembro de 2010
A direita, desespera, está mortinha para que o Socrates, baixe os salários da função publica, tal como a Irlanda fez.
Este país dos 2,5 milhões/ hora não baixa os salários da função publica ! Que escandalo ! Que bandalhos ! Que despesistas !
Maltidos vermelhos . Malditos Rosa. Malditos laranja se os ainda há no PSD.
Morte ao rendimento minimo, aos ciganos, aos funcionários publicos e a tudo que obrigue a direita a pagar impostos. Claro, descontam-se os " submarinos " e outros gastos do genero.

 
 Regras da comunidade
O problema está na globalização neo liberal
Mordaquikesaileite (seguir utilizador), 2 pontos , 22:47 | Sexta feira, 17 de setembro de 2010
imposta pelos EUA, onde existem 40 milhões de pessoas na miséria. Por cá o PS e PSD perseguem, nos bastidores, longe dos palcos e da sua dramaticidade, meticulosas negociações abençoadas por Cavaco. No fim, sabemos que os impostos vão aumentar sem justiça fiscal e que os salários vão baixar...com a miséria a aumentar...
 
 Regras da comunidade
Cortar salários da função pública
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 23:00 | Sexta feira, 17 de setembro de 2010
Sócrates não tem razão ao não querer cortar nos salários da Função Pública e no mínimo 30% como alguém já sugeriu. No entanto todos sabemos que esta medida não é ainda o bastante e por isso tem de ser acompanhada de outras como despedir 50% dos mesmos, pois muitos não estão lá a fazer nada. Isto deve ser extensivel aos deputados, porque esses nem sabem o que estão lá a fazer. Metade dos Ministros devem levar o mesmo caminho e os restantes cada um ficar com dois ministérios, pois para o que fazem também não vão fazer assim tanto. Para resolver isto de vez o melhor é vender todas as Empresas do Estado como a CGD e fazer o mesmo à Madeira e aos Açores que só nos dão prejuizo. Por fim o mais certo é acabar nas mãos dos espanhóis e finalmente vão perceber do que se livraram ao ter perdido a batalha de Aljubarrota.
 
 Regras da comunidade
    Tony Silva 2    Ver comentário
Nick Nick no fubá (seguir utilizador), 1 ponto , 22:31 | Sábado, 18 de setembro de 2010
Página 1 de 6    « Anterior  |  Seguinte »
PUB
 
Email
O Expresso no
Arquivo
PUB




A cara de pau do PS e de Seguro
8:01 Quinta feira, 24 de maio de 2012, 29
UGT e CGTP, traineiras ou porta-aviões?
8:00 Quarta feira, 23 de maio de 2012, 47
Um patinho chamado Miguel Relvas
8:00 Terça feira, 22 de maio de 2012, 61
Hollande é fofo (mas a realidade também)
7:59 Segunda feira, 21 de maio de 2012, 41
Mas os gregos querem o quê?
8:00 Sexta feira, 18 de maio de 2012, 85
A vingança das feias
8:21 Quinta feira, 17 de maio de 2012, 60
Hollande ganhou por quinzeazero
8:00 Quarta feira, 16 de maio de 2012, 67
Então, o Paulo Macedo não era mau?
8:00 Terça feira, 15 de maio de 2012, 43
Adam Smith queimaria esta malta
8:00 Segunda feira, 14 de maio de 2012, 47
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
MBA
IAB