Consultório de 3 de maio

Se der a conhecer publicamente a minha ideia deixo de ser dono dela? Lucena de Faria diz que hoje em dia é mais importante divulgar do que guardar segredo.

Consultório de 3 de maio

Tenho receio de que se divulgar ou apresentar de alguma forma publicamente a minha ideia, poderei não ter forma de a controlar ao ponto de continuar dono dela.  Imagino que mais pessoas se debatam com o risco de verem a sua ideia roubada.  Gostaria de ter uma resposta em relação a este aspecto de confidencialidade do processo. (enviado por Carlos Basílio)

 Hoje em dia o sucesso de um negócio depende muito mais da sua divulgação e execução do que da originalidade da ideia.  Existem imensas oportunidades para criar um negócio de sucesso sem se ter uma ideia verdadeiramente inovadora.  Na verdade, são raros os projectos de grande sucesso baseados em ideias totalmente novas.  O Facebook, Amazon, eBay, Skype e muitos outros negócios de enorme sucesso foram desenvolvidos em cima de ideias que já haviam sido experimentadas por outros.  O que é fundamental para o sucesso do negócio é ter uma boa equipa, com pessoas altamente motivadas, com competências complementares, com uma grande capacidade de trabalho e enorme vontade de aprender.  Seguindo a abordagem FastStart, utilizada no Energia de Portugal, é pouco provável que a ideia com que cada equipa começa permaneça igual ao longo de todo o processo.  O importante é sermos capazes de confrontar as nossas ideias com o que os potenciais clientes pensam e ajustar o modelo de negócio em função dos resultados obtidos.  E isso não é possível fazer em segredo.  Precisamos é do oposto, ou seja, do máximo de exposição, do maior número possível de pessoas que conhecendo a nossa ideia nos digam se a mesma faz sentido ou não.

Onde posso encontrar a lista completa de métricas que irão ser usadas para avaliar o nosso trabalho no Energia de Portugal? (enviado por Vasco Rosa da Silva)

Cada uma das equipas vai ser avaliada utilizando quatro critérios.  O primeiro é a avaliação feita pelas outras equipas na altura das apresentações das Lessons Learned.  A segunda é a avaliação feita pelos mentores do trabalho realizado pelas suas equipas ao longo das oitos semanas.  A terceira é a avaliação pela organização da qualidade dos blogues de cada equipa. A quarta são as métricas de entrevistas, sondagens, atenção, activação, repetição, recomendação e receitas, que constam do Painel de Controlo que cada equipa deverá manter actualizado a partir do Bootcamp nº 4.  Os detalhes deste Painel de Controlo serão explicados nesse Bootcamp.