Consultório de 27 de abril

É possível integrar um quarto elemento numa equipa de três do Energia de Portugal? Veja a resposta de Lucena de Faria da Fábrica de Startups, parceira do projeto.

Consultório de 27 de abril Nuno Botelho

Durante os bootcamp será necessário termos algum tipo de equipamento informático? (enviada por Wilques Erlacher)

Recomendamos que cada equipa traga pelo menos um portátil. Em geral os exercícios práticos dos bootcamp não exigem a utilização de equipamento informático mas é bom que cada equipa possa aceder à Internet durante os workshops para, por exemplo, consultar os sites das ferramentas que forem referidas.

Faço parte de uma das equipas do Energia de Portugal com três elementos. Podemos integrar uma outra pessoa que tenha sido seleccionada mas que não tenha estado presente na sessão de Team Building ou não tenha conseguido fazer parte de uma equipa? (enviada por Nuno Canha)

Sim, no caso de uma equipa que a quem falte um elemento é permitido adicionar um novo elemento recorrendo a pessoas que tenham sido seleccionadas para o projecto Energia de Portugal.

Acredita que os portugueses (novos) emigrantes podem ser a força comercial no exterior e consumidores de bens e serviços produzidos em Portugal? (enviada por António de Azevedo Coutinho)

Sim, acredito que os portugueses a viverem no estrangeiro podem ser os melhores "embaixadores" dos produtos e serviços de origem portuguesa. Acho mesmo que existe uma oportunidade de negócio por explorar que consiste em criar uma rede de "revendedores" de produtos e serviços portugueses em part-time, baseada nos (novos) emigrantes. Para estes é uma forma de ganharem mais algum dinheiro, ajudarem os seus compatriotas a fazerem negócio e contribuírem para o crescimento económico do país.