24 de abril de 2014 às 22:43
Página Inicial  ⁄  Economia  ⁄  Banco  ⁄  Planear  ⁄  Carreira  ⁄  Conheça as melhores universidades do Mundo

Conheça as melhores universidades do Mundo

Segundo o ranking elaborado pela Times Higher Education, os EUA têm as melhores universidades. Portugal não está representado nas 200 melhores. Clique para visitar o canal Dinheiro
Ana Pimentel (www.expresso.pt)

Segundo a Times Higher Education , a Universidade de Harvard é a melhor universidade do mundo. A revista londrina que monitoriza o mercado do Ensino Superior lançou o World University Ranking para 2010 - 2011 e concluiu que as melhores escolas são, sobretudo, norte-americanas. No Top 200, 72 instituições "dão aulas" nos Estados Unidos da América (EUA), incluindo as que pertencem ao Top 5. O segundo país com mais universidades presentes na listagem é o Reino Unido. Portugal não tem nenhum representante entre as 200 melhores.

De acordo com o editor do ranking, Phil Baty, citado pela Forbes , os EUA têm as melhores universidades por causa do seu poder económico. Baty afirmou que o governo norte-americano gasta 3,1% do seu produto interno bruto no Ensino Superior, um valor superior ao que é praticado nos outros países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico.

Este ano, a metodologia utilizada no ranking foi renovada. O objetivo era medir as 3 principais missões de qualquer universidade: ensino, investigação e transferência de conhecimentos. "As instituições de investigação são a chave para a economia do conhecimento", diz Baty. Aliás, cerca de 6 das 8 escolas da Ivy League (grupo de 8 instituições de maior prestígio científico nos EUA) estão no Top 20 do ranking da Times Higher Education.

374 anos de história


A Universidade de Harvard surgiu em 1636 em Cambridge, Massachusetts, e já formou 7 presidentes norte americanos incluindo Barack Obama. Em segundo lugar, encontra-se o Instituto de Tecnologia da Califórnia, que já conta com 31 prémios Nobel entre os seus alunos e professores.

O Reino Unido conta apenas com 29 escolas no Top 200, quando antes colocava 8 no Top 50 e três no Top 5. Este ano, constam apenas 5 e 0, respetivamente. "Nas edições anteriores, algumas universidades inglesas ficaram numa classificação superior devido ao seu património e reputação e não propriamente devido à sua excelência académica." As melhores escolas do país de Sua Majestade são a Universidade de Cambridge e a Universidade de Oxford. A Alemanha tem 14 escolas no Top 200, a Holanda tem 10 e o Canada tem 9, sendo que a Universidade de Toronto se encontra na 17ª posição. Encontram-se 6 universidades chinesas 4 sul coreanas no Top 200.




Comentários 16 Comentar
ordenar por:
mais votados ▼
Re: Conheça as melhores universidades do Mundo
A melhor universidade é a da vida, mas é preciso ser bom aluno.
Que admiração!!!
Portugal não está representado... Que admiração!! Mas bem que podíamos ser pequeninos e agarrados ao trabalho para conseguirmos colocar as nossas "cabecinhas" mais preciosas nestas que são as melhores. Para isso, carecíamos de ter respeito pelo estudo, pelo trabalho, pelo mérito e de obrigar a que as novas gerações fossem educadas condignamente, pressionando todos os envolvidos a cumprir com as respectivas responsabilidades pelo futuro. Assim não sendo... bollocks!!!...
Edinburgh
Ana Pimentel, não sabia que Edinburgh ficava em Inglaterra!
Re: Edinburgh Ver comentário
Re: Edinburgh Ver comentário
Re: Edinburgh Ver comentário
Re: Edinburgh Ver comentário
nao me espanta
não temos lá nenhuma ? nao me espanta, que o estado da nossa educaçao nao é dos melhores
há cada um...
que Portugal não esteja nas 10 melhores não me admira nada porque a excelência não se faz em 40 anos e quando foi o 25 Abril ainda havia 15% de analfabetos e apenas 8% tinha o secundário, com estes ovos 40 anos não chegam para fazer omeletes. O que é notável é que o reino unido com 65M de pessoas tenha 5 universidades e a Alemanha com 85M só tenha 1 e a Suécia com 10M tenha outra.
Re: há cada um... Ver comentário
Re: há cada um... Ver comentário
E nós vivemos no faz-de-conta...
As universidades portuguesas continuam na sua vidinha de sempre: enganar os alunos.

Em vez de serem exigentes com os alunos, os professores divertem-se a chumbar o mais que podem, como se isso fosse bitóla para alguma coisa.

Em vez de recompensarem o talento, o trabalho e o carácter, os professores gostam é de graxa. Só assim se explica a endogamia do corpo docente português. [Em Portugal, quase 100% dos professores fez licenciatura, mestrado e doutoramento na mesma faculdade (normalmente no mesmo departamento). Só num país graxista e nepotista é que isto pode ser assim A selecção depende da «protecção», não da competência.]

O Estado, em vez de ter duas ou três universidades que competissem neste raking (e noutros), diverte-se a transformar liceus em universidades (Escolas agrícolas, por exemplo); e a abrir universidades que mais parecem liceus 8quer no seu corpo docente, quer nos seus métodos pedagógicos, quer nos seus programas. Gastam-se milhões em universidades «regionais» situadas em regiões em que não há empresas nem empresários que sequer saibam o que se faz numa universidade. Mas passa pela cabeça de alguém fazer uma universidade na Beira Interior? Mas há alguma empresa DA Beira Interior que tenha contratado um licenciado nos últimos 10 anos? Vale a pena o Estado sustentar elefantes brancos só para dizer x% da população tem formação superior?

Se nós não nos levarmos a sério, ninguém levará.
Re: E nós vivemos no faz-de-conta... Ver comentário
Re: E nós vivemos no faz-de-conta... Ver comentário
Enfim, temos uma universidade lusófona na lista!
Esqueceu-se que na lista, consta a USP, Universidade do Estado de São Paulo, no Brasil, que figura como a única da América Latina.
Artigos não actualizados
Este artigo está desatualizado, sendo de Setembro de 2010, e ainda e' mantido na primeira pagina do Expresso online?

No Times Higher Education, ha uma ordem nova com o ranking de 2011-2012, onde o California Institute of Technology ocupa agora o primeiro lugar.
PUBLICIDADE
Expresso nas Redes
Pub