21 de abril de 2014 às 1:39
Página Inicial  ⁄  Economia  ⁄  Banco  ⁄  Planear  ⁄  Gastar  ⁄  Comprar pela internet está mais seguro

Comprar pela internet está mais seguro

Os compradores de dispositivos eletrónicos pela internet estão agora mais protegidos. 84% dos sites investigados pela Comissão Europeia cumprem as regras da União Europeia.
Nuno Alexandre Silva (www.expresso.pt)

Câmaras de vídeo, máquinas fotográficas, leitores de música são apenas alguns dos muitos bens que estão disponíveis hoje nas designadas lojas virtuais presentes na internet.

Os comerciantes online destes produtos foram o alvo da investigação da Comissão Europeia que concluiu que atualmente 84% dos 369 sites examinados cumpre a legislação de comércio da União Europeia. Em 2009, apenas 44% dos sites investigados cumpriam as regras europeias, com os problemas principais a resultarem da ausência de informação sobre direitos do consumidor, do preço total final e dos contactos do comerciante.

Agora, 86% dos sites indicam os direitos exigidos por lei, 94% divulgam o preço final total e 95% apresentam os contactos dos comerciantes.

Para os compradores habituais nas lojas virtuais a Comissão Europeia aponta na sua página de internet os comportamentos a seguir e os que deve evitar. Procurar os contactos do comerciante, ter cuidado com informação pessoal e ter atenção aos pagamentos com cartão de crédito são algumas das dicas dos responsáveis europeus. Não seguir rapidamente uma oferta atrativa é outra das máximas aconselhadas na página da Direção Geral de Saúde e Consumidores.

Veja aqui as indicações da Comissão Europeia:
O que os consumidores devem procurar no site
O que os consumidores devem encontrar no site

Comentários 0 Comentar
PUBLICIDADE
Expresso nas Redes
Pub