9
Anterior
Japonesa mata seis homens que conheceu pela Internet
Seguinte
NASA confirma que há grandes quantidades de água na Lua
Página Inicial   >  Sociedade  >  Como ser bela sem bisturi

Como ser bela sem bisturi

Antes um spa do que um bisturi, e há cada vez mais unidades hoteleiras a propor técnicas não invasivas para alisar as rugas, preencher os seios ou esticar a pele flácida. Clique para visitar o canal Life & Style.
|
Como ser bela sem bisturi

Quanto mais velha fico, mais jovem quero parecer. Como mulher que nunca acreditou em usar maquilhagem, sempre assumi que iria envelhecer airosamente e sem me afligir com o facto. Mas esse plano, aparentemente tão infalível aos 20 anos de idade, não me parece tão sedutor agora aos 40, quando a gravidade começa a ganhar a guerra.

Felizmente, já não preciso de me submeter à faca para manter a minha aparência juvenil. Os progressos registados em técnicas não cirúrgicas criaram todo um leque de possibilidades para todos os que procuram uma aparência nova e melhorada, sem necessidade de recorrer à cirurgia plástica. Na verdade, a procura crescente por procedimentos de beleza menos agressivos e menos dispendiosos - desde o lifting facial por ondas de rádio até ao enchimento mamário biodegradável - está a redefinir a lucrativa indústria da cirurgia plástica. No Reino Unido, o número de procedimentos não cirúrgicos mais do que duplicou entre 2006 e 2007, representando mais de 80 por cento do número total de intervenções plásticas. Mesmo durante a recessão mundial, os procedimentos não cirúrgicos no Reino Unido aumentaram, embora mais modestamente, com as pessoas a procurarem a opção mais económica.

Não admira que a maioria destes procedimentos seja disponibilizada em spas de unidades hoteleiras. A Leading Hotels of the World, uma organização de alojamentos de luxo que representa mais de 450 hotéis, estâncias balneares e spas, tem o maior leque de alternativas numa variedade de países. O Hotel Carlsbad Plaza, na República Checa, oferece crioterapia, onde os hóspedes, principalmente locais, ficam durante vários minutos numa sala com temperatura abaixo do grau de congelação. O objectivo é estimular a produção de colagénio, a principal hormona responsável por uma pele sedosa, que existe em grande quantidade na juventude mas que diminui com a idade (carlsbadplaza.net). Os checos não se cansam dos banhos de neve carbónica, em que o corpo é envolvido num saco de plástico cheio de gás natural, reduzindo os inchaços e as reacções alérgicas e sarando cicatrizes. Nas Terme di Saturnia Spa & Golf Resort, em Maremma, Itália, os clientes podem experimentar a isoforese, uma alternativa à lipoaspiração que utiliza ultra-sons para obrigar vitaminas e extractos de plantas debaixo da pele a quebrar depósitos de gordura. Estes dissolvem-se na corrente sanguínea e são eliminados através dos intestinos e dos rins (termedisaturnia.it); a partir de 165 euros.

Gordura boa


Os meus pontos problemáticos - como os de muitas mulheres - são as ancas, a cintura e as coxas. Mas há um lugar onde a gordura é boa, aprendi eu no Pezula Hotel Resort & Spa, da África do Sul: o rosto. O tratamento fornecido aqui, chamado Derma Filler, é como um substituto da gordura, alisando as rugas em volta dos olhos, nariz e boca utilizando uma agulha para acrescentar ácido hialurónico, que levanta e alisa rugas e dobras. Os resultados de uma intervenção de 30 minutos duram no máximo três meses, altura em que o gel se dissolve e é excretado pelo organismo (pezula resorthotel.com). Mas o que fazer com outras partes do corpo resistentes ao exercício? Reparei no ginásio - não que fique a olhar - que as mulheres mais magras têm em geral os joelhos e as mãos mais enrugados. Os médicos do Chiva-Som International Health Resorts Niranlada Medi-Spa, da Tailândia, têm uma solução: o uso de lasers infra-vermelhos como o Titan e tratamentos com frequências de rádio como o Thermage para esticar e suavizar a pele flácida (chivasom.com).

Na terra da beleza, qualquer coisa que apresente resultados instantâneos tem primazia. Razão pela qual, na noite anterior ao dia em que me vou enfiar no meu vestido de casamento, irei procurar um tratamento de Ionitermia reafirmante e tonificante como o proposto pelo Jebel Ali Golf Resort & Spa, no Dubai. O processo envolve a colocação de uma máscara de argila e algas na área que necessita de ser esculpida. Depois é lançada uma corrente eléctrica através da máscara, comprimindo os músculos durante 30 minutos para que sejam libertadas toxinas e água. Consta que as medidas tiradas antes e depois mostram uma perda de 30 centímetros, principalmente em volume de água (jebelali-international.com).

A certa altura, dizem-me, os seios caem como sacos de areia, qualquer que seja o sutiã que use. Embora as mães que amamentam me tenham assustado, já tenho uma solução à minha espera na Harley Street, 98, Londres, e não envolve a colocação de implantes. A Private Clinic da Harley Street (www.theprivateclinic.co.uk) lançou um novo procedimento de aumento dos seios que utiliza uma agulha para injectar o gel Macrolane biodegradável nos seios. O novo enchimento dura entre 12 e 14 meses, antes de voltarem a ficar vazios. Mas vá-se lá saber que novos processos simpáticos não terão sido entretanto inventados?

* Exclusivo Expresso/ Newsweek

(Texto publicado na Revista Única da edição do Expresso de 14 de Novembro de 2009)

Opinião


Multimédia

Edwin. O rapaz que aprendeu a sonhar

O que Edwin sabia sobre a vida era sobreviver. Na cabeça dele não cabiam sonhos e os dias eram passados à procura de comida para ele e para a mãe e para o irmão. A fome espreitava nos cantos da barraca de palha no Quénia e ele escondia-se dela como podia - chupar as pedras era uma forma de a enganar. Mas a sorte dele mudou porque alguém viu nele outra coisa. E tudo começou numa dança. Agora, os mesmos dedos que agarravam as pedras tocam hoje teclas de um piano Bechstein. E os pés dele já não estão nus mas calçados. Com chuteiras. Primeiro no Benfica, agora no Estoril, o miúdo de 15 anos que fala como gente grande descobriu que tinha um sonho: ser futebolista. Como Drogba.

Em três quartos de hora não se esquece só a idade. "Esquece-se o mundo"

Maria do Céu dá três voltas ao lar sempre que pode. Edviges vai a todos os velórios, faz hidroginástica e sopas de letras. António dá um apoio na Igreja e nos escuteiros. Tudo é uma ajuda para passar os dias quando se tornam todos iguais. No Pinhal Interior Sul, a região mais envelhecida da União Europeia, quase um terço da população tem mais de 65 anos. Os mais velhos ficaram, os mais novos partiram.

Profissão: Sniper

O Expresso foi ver como são selecionados, que armas usam, para que missões estão preparados os snipers da Força de Operações Especiais do Exército. São uma elite dentro da elite. Um pelotão restrito. Anónimo. Treinam diariamente com um único objetivo: eliminar um alvo à primeira, mesmo que esteja a centenas de metros. Humano ou material. Sem dramas morais, dizem.

Xarém com conquilhas

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione com esta nova receita.

O que se passa dentro da cabeça dele

O que leva um tipo a quem iam amputando uma perna a regressar ao sítio onde os ossos se desfizeram, uma e outra vez, e testar os limites do seu corpo? Resposta: a busca pelo salto perfeito, que ele diz existir dentro dele e que ele encontrará mais dia menos dia. É a fé e a confiança que o movem e o levam a pular para lá do que é exigido a um campeão olímpico e mundial que não tem mais nada a provar a ninguém - a não ser a ele próprio. Este é um trabalho que publicámos em agosto de 2014, quando o saltador se preparava para os Europeus e falava das metas que tinha traçado para 2015 e 2016: mostrar que não estava acabado. Sete meses depois, provou-o no Europeu de pista coberta em Praga, onde venceu este fim de semana.

Amadeu, que aprendeu o mundo no campo e tinha o coração na ponta dos dedos

Em Portugal, a dedicação à língua mirandesa tem nome próprio: Amadeu Ferreira, o jurista da CMVM que - quando todos diziam que "era uma loucura impossível" - arranjou tempo para traduzir "Os Lusíadas", a "Mensagem", os quatro Evangelhos da Bíblia e ainda duas aventuras do Asterix para uma língua que pertence a um cantinho do nordeste português e é falada por menos de 15 mil pessoas. No final de 2014 deu ao Expresso aquela que viria a ser a sua última entrevista. Morreu no passado domingo e esta quinta-feira foi lançada a sua biografia, "O fio das lembranças", com quase 800 páginas.

Temos 16 imagens que não explicam o mundo, mas que ajudam a compreendê-lo

O júri do World Press Photo queria dar o prémio maior da edição deste ano (e talvez das edição todas) a uma fotografia com "potencial para se tornar icónica". A primeira imagem desta fotogaleria, por ser "esteticamente poderosa" e "revelar humanidade", é o que o júri procurava. A fotografia de um casal homossexual russo, a grande vencedora, é a primeira de 16 imagens de uma seleção onde há Messi desolado, migrantes em condições indignas no Mediterrâneo, a aflição do ébola, mistérios afins e etc - são os contrastes do mundo.

Vamos falar de sexo. Seis portugueses revelam tudo o que lhes dá prazer na cama

Neste primeiro episódio de uma série que vai durar sete semanas, seis entrevistados falam abertamente sobre aquilo que lhes dá mais satisfação na intimidade. Sexo em grupo, sexo na gravidez, prazer sem orgasmo e melhor sexo após a menopausa são alguns dos temas referidos nos testemunhos desta semana. O psiquiatra Francisco Allen Gomes explica ainda a razão de muitas mulheres fingirem o orgasmo. O Expresso e a SIC falaram com 33 portugueses que deram a cara e o testemunho de como são na cama. Ao longo das próximas sete semanas, contamos-lhe tudo.

Elvis. Gostamos ou não gostamos?

Ele não é consensual, mas é incontornável. Dispunha de penteado majestoso e patilha marota, aparentava olhar matador e pose atrevida. E deixou canções: umas fáceis e outras nem tanto, por vezes previsíveis e às vezes inesperadas, ora gentis ora aceleradas. E ele, Elvis, nasceu em janeiro de 1934 - há precisamente 40 anos, ao oitavo dia. Temos quatro textos sobre o artista: Nicolau Santos, Rui Gustavo, Nicolau Pais e João Cândido da Silva explicam o que apreciam, o que toleram e o que não suportam.

A última viagem do navio indesejado

Construído nos Estaleiros de Viana e pensado para fazer a ligação entre ilhas nos Açores, o Atlântida foi recusado pelo Governo Regional por alegadamente não atingir a velocidade pretendida. Contando com os custos associados à dissolução do contrato, o prejuízo ascendeu a 70 milhões de euros. Foi agora comprado a "preço de saldo", para mudar de nome e ser reconvertido num cruzeiro na Amazónia. Fizemos a última viagem do Atlântida e vamos mostrar-lhe os segredos do navio.

Desfile de vedetas

Saiba tudo sobre os modelos concorrentes ao Carro do Ano 2015/Troféu Essilor Volante de Cristal. Conheça o essencial sobre os 20 automóveis participantes nesta iniciativa, da estética, às características técnicas, do preço ao consumo. A apresentação ficará completa no dia 3 de janeiro.

Tudo o que precisa de saber sobre o ébola. Em dois minutos

Porque é que este está a ser o pior surto da história? Como é que os primeiros sintomas se confundem com os de outras doenças? É possível viajar depois de ter contraído o vírus, sem transmitir a doença? E estamos ou não perto de ter uma vacina? O Expresso procurou as respostas a estas e outras dúvidas sobre o ébola.

Desacelerámos a realidade para observar a euforia da liberdade

Ela, Jacarandá, é algarvia. Ele, Katmandu, é espanhol. São linces e agora experimentam a responsabilidade da liberdade: foram soltos esta terça-feira numa herdade alentejana, próxima de Mértola, eles que saíram de centros de reprodução em cativeiro. Foi inédito: nunca tinha acontecido algo assim em Portugal. Estivemos lá e ensaiámos o slow motion.


Comentários 9 Comentar
ordenar por:
mais votados
é fácil...
usam o método Odete Santos.
Nunca falha...
Há mulheres que se cuidam tanto que não têm
tempo para gozar do corpo que tanto cuidam!!!
Caras leitoras
Não vos deixeis levar por esta publicidade montada para vos sacar fortunas através da sugestão de que sem as gastar sois menos belas do que podererieis ser.
A verdadeira resposta a "Como ser bela sem bisturi" é simplesmente ser-se como se é e sentir-se bem assim.
E sugerir aos "médicos" que vendem "beleza" que se dediquem antes a ser médicos dos que tratam doenças.
Lindas por fora...
...horríveis por dentro. Por vezes, são tão feias por dentro, que até a hipotética beleza exterior fica ofuscada com tanta negritude interior. Mas é assim este Mundo. A ditadura da aparência.
Falta o melhor método
Não esquecer que o exercício, o ar livre, ser feliz e uma alimentação saudável são os melhores métodos para se ser bela(o)... dão é mais trabalho do que o bisturi e o SPA.
A moleirinha,
A estétisação do corpo, as fraquesas humanas, as plasticas, o subjetivismo constante transforma o ser que não é, numa muralha, para se defender das armadilhas, armadilhando.
Estética cerebral
Para essa não há remédio, hein.... Seja lá qual for o sexo do objecto em causa, eh eh!
Oh, pois esqueci-me, ainda há livros, teatros, cinemas, possibilidade de estudar mais além, etc etc...
(Injectar gordura na cara???)
façam como eu...
realmente ter o privilégio de frequentar um spa, de vez em quando é fantástico... mas para preservarmos a nossa "juventude" nada como uma boa alimentação, 8 horas de sono, evitar as preocupações, sexo com qualidade, e de preferência ter dinheiro, que é para não pensar muito na vida, e sobretudo, procurar viver um dia de cada vez...
e...
e aconselho vivamente as sugestões da Leading Hotels of the World... tem hotéis francamente deliciosos, e eu que o diga que já conheço alguns... garanto-vos que dá anos de vida, ficar naqueles hotéis fantásticos... muito melhor do que uma cirurgis plástica, sem dúvida.
Comentários 9 Comentar

Últimas

Receba a nova Newsletter
Ver Exemplo

Últimas


Pub