Anterior
Estão abertas as inscrições para o estudo as Melhores Empresas para ...
Seguinte
Remax, a grande escola de vendas
Página Inicial   >  Dossiês  >  Dossies Economia  >  Melhores Empresas para Trabalhar  >   Como concorrer para as Melhores Empresas para Trabalhar

Como concorrer para as Melhores Empresas para Trabalhar

Uma iniciativa desenvolvida anualmente pela revista EXAME contando este ano com a parceria da consultora Accenture.
|
Como concorrer para as Melhores Empresas para Trabalhar
Em que consiste?

 

A Eleição das Melhores Empresas para Trabalhar, consiste, numa análise criteriosa do Grau de Compromisso dos colaboradores com a empresa, em conjunto com a análise das Práticas de Gestão de Capital Humano da empresa. O fruto destas duas análises é posteriormente verificado in-loco, com uma visita de jornalistas da revista Exame para apuramento de evidências.Esta iniciativa é desenvolvida anualmente pela revista EXAME contando este ano com a parceria da consultora Accenture.

 

Esta iniciativa tem vindo a contar com um número cada vez maior de participantes e de empresas a constar da lista das Melhores Empresas para Trabalhar sendo que a última edição contou já com 85 empresas finalistas, tendo sido realizados 3 rankings de acordo com a dimensão da empresa: Grande | Média | Pequena e Micro. É perceptível no mercado o enfoque cada vez maior que é dado às Práticas de Gestão de Capital Humano, bem como o alinhamento destas políticas numa estratégia integrada da organização.

 
Informação Melhores Empresas para Trabalhar

Organização da Iniciativa


A iniciativa está dividida em 5 fases:

Fase I    | Período de Inscrições

Fase II | Lançamento do Questionário aos colaboradores e recolha de informação sobre as Práticas de Gestão de Capital Humano

Fase III | Análise

Fase IV  | Auditoria/Visitas dos jornalistas

Fase V | Divulgação de Resultados 

 

Fase I


Metodologia para a eleição das Melhores Empresas para Trabalhar


As empresas que se inscrevem nesta iniciativa verão a sua empresa ser alvo de um inquérito a todos os seus colaboradores que permite aferir o Grau de Compromisso com a organização.Adicionalmente será levada a cabo uma Análise às Práticas de Gestão de Capital Humano, que consiste na recolha de informação sobre as iniciativas para o Desenvolvimento do Capital Humano, junto dos responsáveis da organização.A consolidação destas duas vertentes de análise permite aferir a posição da empresa face às restantes empresas inscritas.Por último, é efectuada uma visita às empresas que se encontram em posição para serem classificadas como uma das Melhores Empresas para Trabalhar, visita esta por realizada por jornalistas da revista EXAME. Esta visita pretende aferir os resultados atingidos na fase anterior.

 


Processo de Inscrições


Poderá comunicar à equipa das Melhores Empresas para Trabalhar a sua intenção de se inscrever na eleição das Melhores Empresas para Trabalhar para o seguinte endereço de e-mail: MelhoresEmpresas2011@accenture.com .Adicionalmente, poderá também entrar em contacto com a equipa das Melhores Empresas para o esclarecimento de qualquer questão adicional através do seguinte contacto telefónico: 21 001 07 98

 


Critérios para participar nas Melhores Empresas para Trabalhar


Todas as empresas com um número de colaboradores com vínculo contratual com a organização superior a 10 podem inscrever-se na eleição das Melhores Empresas para Trabalhar. 

 


Prazo de inscrição na eleição das Melhores Empresas para Trabalhar


Poderá comunicar o interesse em participar nesta iniciativa até ao dia 7 de Outubro de 2010

 


Valor da inscrição nesta iniciativa


Tal como nas edições anteriores, a participação na eleição das Melhores Empresas para Trabalhar não acarreta qualquer custo para as empresas participantes, sendo esta uma iniciativa gratuita

 


Informação necessária recolher para inscrição na eleição das Melhores Empresas para Trabalhar


Após a manifestação de interesse em participar na eleição das Melhores Empresas para Trabalhar, ser-lhe-á remetido um formulário que deverá responder com informação para identificação da empresa.  

 


Confirmação de Inscrição


Após a recepção e análise dos dados da sua empresa, receberá um mail de confirmação com informação de como identificar a sua empresa junto da equipa das Melhores Empresas para Trabalhar.

 


Comunicação interna dos participantes nas Melhores Empresas para Trabalhar


Cabe ao responsável da iniciativa na organização a comunicação interna da participação na eleição das Melhores Empresas para Trabalhar.Esta comunicação deverá ser feita atempadamente para que todos os colaboradores estejam a par da relevância da sua participação na iniciativa. Sugerimos que a comunicação interna faça um breve enquadramento da iniciativa, a importância que apresenta para a organização e em que medida o seu contributo é essencial para a posição que a empresa irá alcançar nesta análise.A Equipa de Projecto estará disponível para esclarecimentos adicionais para a definição da informação relevante a constar da vossa comunicação interna. 

 


Intervenção dos participantes na Iniciativa


Consoante a sua intervenção nesta iniciativa, assim será chamado a intervir na eleição das Melhores Empresas para Trabalhar:

Como colaborador, será convidado a responder a um questionário que afere o seu grau de envolvimento com a organização;

Como responsável da iniciativa na organização e ponto de contacto com a equipa das Melhores Empresas, na Fase I terá de reunir a informação necessária para efectivar a candidatura da sua empresa nesta análise e auxiliar na operacionalização da análise junto dos colaboradores da sua empresa, nomeadamente com a disponibilização dos endereços de e-mail dos colaboradores da empresa participante. Na Fase II , terá de garantir a correcta comunicação interna da iniciativa a decorrer e consequente promoção de participação. Deverá ainda garantir a recolha de toda a informação necessária para a análise das Práticas de Gestão de Capital Humano na organização. Já na Fase IV , deverá agir como promotor da visita dos jornalistas à sua empresa, facilitando o acesso às áreas e colaboradores que assim for considerado adequado.Na Fase V , contamos consigo para celebrar caso a sua empresa for eleita uma das Melhores Empresas para Trabalhar em Portugal 2011.

 


Universo de participantes


Deverão responder ao questionário todos os colaboradores com vínculo contratual com a empresa participante e que apresentem uma antiguidade superior a 6 meses. 

 


Operacionalização do questionário aos colaboradores


Será solicitado a todos os colaboradores de cada empresa participante que respondam a um questionário para aferir o seu grau de envolvimento com a organização.Este questionário será disponibilizado em dois formatos alternativos:

  • Versão online: A cada colaborador da sua empresa, será disponibilizada uma password via e-mail que lhes permitirá o acesso a um questionário online no site das Melhores Empresas para Trabalhar, disponibilizado para o efeito.
  • Versão papel: Todos os colaboradores que não possuam um endereço de e-mail, deverão ainda assim participar nesta iniciativa sendo que lhes será disponibilizada uma versão física do questionário.

Nota: A disponibilização do questionário em formato físico será da responsabilidade do responsável da iniciativa na organização, que receberá a mesma, em PDF e para posterior impressão, por parte da equipa de Projecto.As instruções de preenchimento, tanto para a versão online como para a versão em papel serão disponibilizadas com o lançamento do questionário. 

 


Divulgação de Informação


Os resultados serão divulgados de uma forma consolidada, apresentando, para o público em geral, a identificação das Melhores Empresas para Trabalhar e a classificação obtida numa perspectiva de Grau de Compromisso com a organização. Serão adicionalmente apresentadas as Práticas de Gestão de Capital Humano que permitiram eleger cada uma das Melhores Empresas para Trabalhar como tal.

Os resultados individuais de cada organização serão apenas disponibilizados ao responsável da iniciativa na organização.  

 


Esclarecimento de questões adicionais


Caso lhe subsista alguma questão adicional, poderá contactar a equipa das Melhores Empresas para Trabalhar através dos seguintes contactos:

Endereço de e-mail : MelhoresEmpresas2011@accenture.com

Telefone : 21 001 0798 


Opinião


Multimédia

Portugal foi herdado, comprado ou conquistado?

Era agosto em Lisboa e, às portas de Alcântara, milhares de homens lutavam por dois reis, participando numa batalha decisiva para os espanhóis e ainda hoje maldita. Aconteceu em agosto de 1580. Mais de 400 anos depois, o Expresso deu-lhe vida, fazendo uma reconstituição do confronto através do recorte e animação digital de uma gravura anónima da época.

A paixão do vinil

Se para muitos o vinil é apenas uma moda que faz parte da cultura do revivalismo vintage, para outros ver o disco girar nunca deixou de ser algo habitual.

Com Deus na alma e o diabo no corpo

Quem os vê de fora pode pensar que estão possuídos. Eles preferem sublinhar o lado espiritual e terapêutico desta dança - chamam-lhe "krump" e nasceu nos bairros pobres dos Estados Unidos. De Los Angeles para Chelas, em Lisboa, já ajudou a tirar jovens do crime. Ligue o som bem alto e entre com o Expresso no bairro. E faça o teste: veja se consegue ficar quieto.

O Cabo da Roca depois da tragédia que matou casal polaco

Os turistas portugueses e estrangeiros que visitam o Cabo da Roca, em Sintra, continuam a desafiar a vida nas falésias, mesmo depois da tragédia que resultou na morte de um casal polaco, cujos filhos menores estavam também no local. Durante a visita do Expresso, um segurança tentou alertar os turistas para o perigo e refere a morte do casal polaco. O apelo não teve grande efeito. Veja as imagens.

Ó Capitão! meu Capitão! ergue-te e ouve os sinos

Ele foi a nossa ama... desajeitada. Ele foi o professor que nos inspirou no liceu. Ele trouxe alegria, mesmo nas alturas mais difíceis. Ele indicou-nos o caminho na faculdade. Ele ensinou-nos a manter a postura, mas também a quebrar preconceitos. Ele ensinou-nos que a vida é para ser aproveitada a cada instante. Ó capitão, meu capitão, crescemos contigo e vamos ter de envelhecer sem ti. 

Crumble. A sobremesa mais fácil do mundo

Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida, especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Voámos num F-16

Um piloto da Força Aérea voou com uma câmara GoPro do Expresso e temos imagens inéditas e exclusivas para lhe mostrar num trabalho multimédia.

Salada de salmão com sorvete de manga

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Por faróis nunca dantes navegados

São a salvaguarda dos navegantes, a luz que tranquiliza o mar. Há 48 faróis em Portugal continental e nas ilhas. Este é um acontecimento único: todos os faróis e 1830 km de costa disponíveis num mesmo trabalho. Para entendê-los e vê-los, basta navegar neste artigo.

Parecem casulos onde gente hiberna à espera de ver terra

No Porto de Manaus não há barcos, mas autocarros bíblicos que caminham sobre água. Têm vários andares e estão cheios de camas de rede que parecem casulos onde homens, mulheres e crianças aguardam o destino. E há gente a vender o que houver e tiver de ser junto ao Porto. "Como há Copa, tem por aí muito gringo que vem ter com 'nóis'. E então fica mais fácil vender"

O adeus de Lobo Antunes às aulas de medicina

O neurocirurgião deu terça-feira a sua "Última Lição" no auditório do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, na véspera de deixar o seu trabalho no serviço nacional de saúde.

Jaguar volta a fabricar desportivo dos anos 60

Até ao verão será fabricado um número limitado de desportivos Jaguar E-Type Lightweight, seguindo todas as especificações originais, incluindo a continuação do número de série das unidades produzidas em 1963.

"Naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas"

Mais do que uma manifestação, o 'primeiro' 1º de Maio é recordado como a grande festa da Revolução dos Cravos, quando o povo saiu às ruas em massa e a união das esquerdas era um sonho possível. "O 1º de Maio seria mais uma primeira coisa, porque naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas." Foi há 40 anos.

Este trabalho não foi visado por qualquer comissão de censura

Aquilo que hoje é uma expressão anacrónica estava em relevo na primeira página do "República", a 25 de Abril de 1974: "Este jornal não foi visado por qualquer comissão de censura". Quarenta anos depois da Revolução, veja os jornais, ouça os sons e compreenda como decorreu o "dia inicial inteiro e limpo", como lhe chamou Sophia. O Expresso falou ainda com cinco gerações de 40 anos e percorreu a "geografia" das Ruas 25 de Abril de todo o país, falando com quem lá mora. Veja a reportagem multimédia.


Comentários 0 Comentar

Últimas


Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub