24 de abril de 2014 às 5:48
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ATUALIZADO

Comboios descarrilaram em Caxias e Algés, na linha de Cascais

Dois comboios descarrilaram hoje de manhã na linha de Cascais. Uma das carruagens estava na estação de Algés e outra na estação de Caxias. Não há registo de feridos.
Liliana Coelho e Mariana Cabralcom Lusa
Incidente na linha de Cascais Nuno Botelho Incidente na linha de Cascais

Dois comboios da CP descarrilaram hoje de manhã na linha de Cascais, em Algés e em Caxias, por razões ainda desconhecidas.

Não há feridos registados, mas a circulação de comboios na linha teve que ser interrompida, em ambos os sentidos.

As causas dos acidentes estão ainda por apurar, tendo já sido aberto um inquérito, cujas conclusões poderão ser reveladas esta tarde.

"É absolutamente prematuro identificar as causas e a relação entre os dois acidentes. Já foi aberto um inquérito e mediante as conclusões é que podemos adiantar os motivos", disse ao Expresso Ana Rita, do departamento de comunicação da CP.  

Segundo a responsável, só há registo de danos no material circulante e nas estruturas.

"A CP está a fazer tudo para minimizar os efeitos destes incidentes, disponibilizando o transbordo ferroviário alternativo entre Oeiras e o Cais do Sodré", acrescentou.

A circulação na linha de Cascais já foi restabelecida entre Oeiras e Cascais, esperando-se que seja retomada durante a tarde entre Algés e Oeiras. 

Dois acidentes não estarão relacionados


O descarrilamento de carruagens de dois comboios não estará tecnicamente relacionado, disse à Lusa fonte da Refer.

De acordo com a porta-voz da empresa, o descarrilamento das duas carruagens "pode ter sido pela mesma razão, por alguma coincidência", mas "tecnicamente não pode ser consequência um do outro", já que o descarrilamento dá-se quando "uma roda sai do carril".

A Refer também ainda não tem explicações técnicas quanto ao ocorrido, estando a analisar a situação.

Uma utente que viajava no comboio que descarrilou hoje pelas 8h30 junto à estação de Caxias disse à agência Lusa que "desde Oeiras os passageiros foram informados que havia problemas com o material".

A passageira, Manuela Morgado, disse à Lusa que desde aquela estação "o comboio seguiu a baixa velocidade, com hesitações na marcha, em movimento de para/arranca".

O comboio descarrilou perto da estação ferroviária de Caxias, tendo uma das carruagens, onde viajava Manuela Morgado, ficado tombada ligeiramente, sem se assinalarem feridos.

Os Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos foram chamados ao local por automobilistas que observaram o comboio parado e os passageiros a saltarem das carruagens, disse à Lusa Sérgio Duarte, adjunto do comando dos voluntários.

Manuela Morgado acrescentou que no momento do descarrilamento "as pessoas ficaram assustadas, tendo algumas chorado e gritado".

Uma outra passageira que seguia na primeira carruagem da composição, Elsa Estêvão, afirmou que depois do descarrilamento, não houve qualquer informação por parte do maquinista. Estas duas testemunhas disseram que os passageiros saíram das composições pelos seus próprios meios, ajudando-se mutuamente.

No local estão neste momento responsáveis da CP (Comboios de Portugal) e da Refer (Rede Nacional Ferroviária) responsável pela gestão da infraestrutura, a proceder a trabalhos para facilitar a remoção das carruagens.

Os dois acidentes ocorreram no sentido Lisboa-Cascais, o primeiro às 8h25, em Caxias, com um comboio proveniente de Oieras com destino a Cascais e o segundo às 8h35, com um comboio de Cascais com destino ao Cais do Sodré.

Segundo a informação na página da internet, da Autoridade Nacional da Proteção Civil estavam no local pelas 9h30 no local 13 operacionais, entre os quais 11 bombeiros apoiados por quatro veículos.


Veja a fotogaleria (atualizada):
Comentários 37 Comentar
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As greves...
Não tenho qualquer dúvida que os recentes acontecimentos sucessivos nas linhas de caminho de ferro se devem ao desleixo do pessoal que só pensa em greves, deixando milhares de passageiros com fortes problemas de transporte para irem para o seu emprego.
Há certa greves que, pela sua caraterística, deveriam ser consideradas criminosas e, todos os trabalhadores, antes de se candidatarem a estes lugares, deveriam assinar um documento de proibição de greve. Quando não estivessem satisfeitos, que arranjassem outro emprego. É assim em muitos Países civilizados...
O que é que tem a ver??? Ver comentário
Bem escrito Ver comentário
Causa dos acidentes: Interrupção nas greves.
Está perfeitamente claro que estes acidentes ocorreram porque houve interrupção nas greves. Não digam que com os comboios parados como de costume estes acontecimentos poderiam ter ocorrido.
Hoje não havia greve nenhuma Ver comentário
"TUDO NORMAL"
As greves ,o desleixo evidente, vão dando origem cada vez mais a este tipo de situações.
Alinha do Norte é um caos ....e assim será até ao big desastre.
Comboios sem aderência aos carris etc etc .Vamos mas é para a greve né????
Depois trancas à porta.
Mas depois é tarde.
Para já ...pelo menos mais um descansinho no carnaval para os super maquinistas,revisores,comboios,vagons,máquinas,incompetentes e siga o rei mômo que vai nu.
kácus
Mas o que é que os descarrilamentos têm a ver com Ver comentário
Hoje não havia greve nenhuma Ver comentário
A culpa é da greve???!!!! Ver comentário
"DESLEIXO" Ver comentário
Desleixo???? Ver comentário
Burros a falarem sobre o que não sabem. Ver comentário
"MELHOR BESTA" Ver comentário
Grevistas profissionais da REFER
Com resultados excelentes do seu trabalho.
Hoje não havia greve nenhuma Ver comentário
Mas quem é que disse Ver comentário
Este paragrafo da noticia é fenomenal....
"Os dois acidentes ocorreram no sentido Lisboa-Cascais, o primeiro às 8h25, em Caxias, com um comboio proveniente de Oieras com destino a Cascais e o segundo às 8h35, com um comboio de Cascais com destino ao Cais do Sodré."

Efeitos da austeridade e cortes na infra-estrutura
Sem re-investimento constante na infra-estrutura , estas situações podem ocorrer , aliás isto já deve ser o resultado de cortes nos custos de funcionamento feitos pela administração da CP , só não cortam é nos seus salários principescos , carros de luxo e cartões de crédito.

Sem fazer re-investimentos na infra -estrutura esta situação tenderá a repetir-se cada vez mais o que é um escandalo depois de os passes e os bilhetes terem aumentado e de que maneira.

Nem quero ver quando esta linha e outras forem privatizadas , certamente os media já terão notícias para dar e vender como os incêndios de Verão , já que investimentos na infra-estrutura seja em que área for nunca deram lucros a privado nenhum.
Eh pá, organizem-se!
"Os dois acidentes ocorreram no sentido Lisboa-Cascais, o primeiro às 8h25, em Caxias, com um comboio proveniente de Oieras com destino a Cascais e o segundo às 8h35, com um comboio de Cascais com destino ao Cais do Sodré"

Eh pá, "Oieras com destino a Cascais" é no sentido Lisboa-Cascais. Mas "Cascais com destino ao Cais do Sodré" é no sentido inverso.

Corrijam lá isso e não escrevam tão depressa para não descarrilarem também.
QUE COMEÇA A SER DEMAIS!
LÁ ISSO COMEÇA!
Será que o TGV veio para ficar?
Não ouvem o Secretário de Estado dos Transportes!
Esqueçam o Sr. Ministro das Finanças!
Esqueçam o Sr. Ministro da Economia!
Ouçam o Sr. Secretário de Estado! e mais nada!
Só descansam quando houver mortos, é?!
Só gostava de perceber se é p isto e p as greves sistemáticas e sem respeito pelo utente q os cidadãos pagam um roubo pelos bilhetes e passes. Só gostava de perceber pq é que os "génios iluminados" que "gerem" a CP não percebem que cortar na manutenção e fiscalização trará graves custos mais tarde. Gasta-se hoje na mauntenção, nas reparações e isso tudo, mas o q se poupa amanhã em acidentes e risco de feridos e mortos é brutal, vale a pena o invetimento (até eu sei disso). Já é porcaria a mais. Senhores dos sindicatos, mais uma vez, DESAFIO-VOS a denunciarem os maus gestores da CP à PGR em vez de lixarem o mexilhão com greves q só atrapalham ainda mais a vida já de si tramada das pessoas. Não precisamos de andar nos comboios c o coração nas mãos, a pensar se é desta que vamos para o "jardim das tabuletas". Moral da história: mais trabalho e menos greves s.f.f.
"NEM MAIS" Ver comentário
Deve ser do Carnaval Ver comentário
Não sei como fez, mas estou curioso Ver comentário
Desde hoje que é impossível abrir a caixa de Ver comentário
(...) Ver comentário
(...) Ver comentário
Linha de Cascais - O cúmulo do desleixo!
Para quando a renovação da via e do material circulante?!
Talvez seja a única linha da CP cujo material circulante remonta à época do Estado Novo, não obstante a operação plástica de que foi alvo em finais da década de 90, do século passado. Tendo um sistema de catenárias diferente do que serve as restantes linhas do país, as composições (também elas diferentes das restantes) não podem ultrapassar os 90 km/hora.
Os parcos investimentos visíveis cingiram-se praticamente à renovação das estações (nem todas) e pouco mais!
Continua a perguntar-se para quando a sua integração na rede nacional e consequentemente a renovação de todo o material e equipamento?!
Tal procedimento iria permitir a interligação com outras linhas e eventualmente a expansão para outros destinos!
"TODA A RAZÃO" Ver comentário
Bem observado Ver comentário
É NATURAL.
O UNICO INVESTIMENTO QUE A CP TEM FEITO É NA ADMINISTRAÇÃO: VIATURAS, CARTÕES DE CREDITO, AUDITORIAS EXTERNAS, ETC. PORQUE EM TUDO O RESTO HÁ UM DESINVESTIMENTO, NÃO DE ADMIRAR QUE HAJA ESTES ACIDENTES, ALIAS, ESTES ACIDENTES IRÃO PASSAR A VULGARIDADE.
Tocou no ponto correcto... Ver comentário
Touché. Ver comentário
E a segurança, Senhor?
A degradação da linha de Cascais chegou a um ponto em que a segurança de pessoas já está em causa. Combóios pintados com 'graffitis', bancos sujos e 'esventrados' e outras pequenas 'maleitas' já davam ao turista que nos visita na bela zona de Cascais uma imagem de desleixo que nada abona aos esforços de conquistar mais visitantes e ao aumento da procura interna face à escalada dos preços dos combustíveis e à diminuição generalizada do poder económico das populações residentes nas zonas servidas por este transporte. Agora são os rodados que danificam a via. Qualquer dia poderão ser os travões. Que segurança podemos esperar? Assim não vamos lá!
Prioridades.
E antes de andarem com tretas sobre o TGV, levem avante esse projecto (referido há dias pelo desGoverno) de uma linha de mercadorias com bitola europeia e renovem a frota nas linhas já existentes. Já chega de novo-riquismo de carro de luxo, enquanto que a casa mete água.
Prioridades antes de desvarios.
Corram com os maquinistas
Esta cambada de imbecis passam a vida a fazer greve. Só pensam nisso e esquecem a responsabilidade que tem ao conduzir maquinas carregadas de pessoas. Metam gente nova que goste de trabalhar a tirar o curso e ponham na rua esta quadrilha de malfeitores
De metro....
Acabem mas é com a m.e.r.d.a que são estes comboios e construam metro até Cascais, a malta da linha agradece.
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