23 de abril de 2014 às 23:57
Página Inicial  ⁄  Multimédia  ⁄  Fotogalerias  ⁄  Colunas regressam ao cais

Lisboa

Colunas regressam ao cais

Partiram há dez anos em nome do progresso. Esta manhã, o ministro das Obras Públicas marcou presença na cerimónia de reposição das colunas e não fez a coisa por menos: "Vivemos um dia histórico".
José Ventura e António Pedro Ferreira (fotos), Carlos Abreu (texto)**com Lusa


Ao contrário do ministro Mário Lino, o presidente da Câmara de Lisboa, que também na cerimónia de reposição, não deu boas notícias. A 5 de Janeiro iniciam-se as obras de construção das caixas de ligação de esgotos na placa central do Terreiro do Paço, que vão fazer a ligação até ao Cais do Sodré, e que vão obrigar a cortes de trânsito na Ribeira das Naus.

"O ano de 2009 vai ser muito difícil", disse António Costa, sublinhando porém esperar que as obras na placa central do Terreiro do paço estejam concluídas em 15 dias.

António Costa sublinhou tratar-se de uma obra necessária, porque "20 por cento dos esgotos da cidade de Lisboa ainda são lançados ao Tejo sem tratamento", mas lamentou que esta obra não tenha sido feita ao mesmo tempo que a obra de alargamento do Metropolitano a Santa Apolónia.

O presidente da Câmara de Lisboa referiu tratar-se de uma obra que "certamente" decorrerá ao longo de 2009.

António Costa frisou que a intenção da autarquia é devolver o Terreiro do Paço às pessoas e que por isso mesmo esta quarta-feira se discutirá em sessão de Câmara uma proposta para reordenamento do trânsito no Terreiro do Paço.

Referiu, contudo, tratar-se de uma "enorme contradição" por ser difícil conciliar um Terreiro do Paço aberto às pessoas com uma circular ribeirinha que é das que tem mais volume de trânsito na cidade.

Comentários 0 Comentar
PUBLICIDADE
Expresso nas Redes
Pub