24 de abril de 2014 às 22:43
Página Inicial  ⁄  Atualidade / Arquivo   ⁄  Cirurgião de 70 anos é pessoa mais velha a atravessar o Canal da Mancha

Cirurgião de 70 anos é pessoa mais velha a atravessar o Canal da Mancha

Roger Allsopp tornou-se, aos 70 anos e quatro meses, a pessoa mais velha a ter conseguido atravessar o Canal da Mancha a nado. A proeza foi completa em 17 horas e 51 minutos.
Tiago Oliveira (www.expresso.pt)
Roger Allsopp suplantou o recorde do Guinness de George Brunstad, tio de Matt Damon Stringer/AFP/Getty Images Roger Allsopp suplantou o recorde do Guinness de George Brunstad, tio de Matt Damon

A famosa proeza de atravessar o Canal da Mancha a nado conheceu um novo recorde. Roger Allsopp, um cirurgião reformado de 70 anos e quatro meses, converteu-se na pessoa mais velha da história a ter completado a travessia.

Roger Allsopp partiu da praia de Shakespeare, em Dover, para o percurso de mais de 33 km. O cirurgião demorou 17 horas e 51 minutos a completar a travessia e garantir o recorde do Guinness que tanto ambicionava para o projeto de investigação que apoia.

Em declarações ao "Independent", Roger Allsopp confessa a enorme alegria que vive. "Sinto-me muito contente e aliviado que tudo tenha corrido pelo melhor".

"A travessia tem sido um desafio pessoal muito importante e o meu principal objetivo foi sempre angariar dinheiro para o 'Hope for Guernsey and Wessex Medical Research', um projeto que me diz muito. Se tudo correr bem, vou conseguir juntar uma grande fatia das 750 mil libras necessárias para financiar a luta da organização contra o cancro".

Manter espírito e corpo ativos


O cirurgião expressa ainda que viu a travessia do Canal da Mancha como uma forma de ter um objetivo na sua idade que lhe permitisse manter uma vida ativa, agora que está na reforma.

"Nunca gostei de descansar à 'sombra' do sucesso. A reforma tem sido maravilhosa mas sei como é importante manter o corpo e a mente ativos para viver de forma saudável. Como tal, estabeleço desafios físicos para manter a forma", afirmou.

A proeza de Roger Allsopp foi destacada por Anna Orford, responsável da "Guinness World Records", que realçou a idade do recordista."Atravessar o Canal da Mancha já é por si só um grande feito. Fazê-lo com a idade de 70 anos é verdadeiramente assombroso!"

Tio de Matt Damon inspirou recorde



Allsopp suplantou, assim, o anterior recorde que pertencia a George Brunstad, tio de Matt Damon, desde 29 de agosto de 2004. O piloto reformado da "United Airlines" havia completado a travessia com 70 anos e 4 dias, tendo demorado 15 horas e 59 minutos.

O cirurgião decidiu tornar-se o homem mais velho a atravessar o Canal após ter visto a inscrição do recorde de George Brunstad num "pub" de Dover.

As metas físicas extremas não são novas para Roger Allsopp que tenta ir sempre mais além da habitual corrida matinal.

Para além de já ter completada a travessia do canal em 2006, tendo-se tornado o britânico mais velho a consegui-lo, correu igualmente a maratona de Londres com 60 anos.

Comentários 0 Comentar
PUBLICIDADE
Expresso nas Redes
Pub