65
Anterior
Históricos socialistas pressionam Seguro
Seguinte
Moção de censura chumbada
Página Inicial   >  Política  >   Cavaco Silva passeia nas Selvagens

Cavaco Silva passeia nas Selvagens

Presidente da República chegou esta manhã à ilha Selvagem Pequena, que visitou antes de partir para a Selvagem Grande.
|

Cavaco Silva iniciou esta manhã, na ilha Selvagem Pequena, de apenas 20 hectares, uma visita oficial de dois dias às Ilhas Selvagens, no arquipélago da Madeira.

Depois de ter aterrado ontem à noite no Funchal, onde foi recebido pelo presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, o Presidente da República pernoitou a bordo da fragata da marinha portuguesa "Vasco da Gama", que depois levou o Presidente ao seu destino.

À chegada à Selvagem Pequena, Cavaco, acompanhado de Alberto João Jardim, foi guiado por Paulo Oliveira, diretor do Parque Natural da Madeira, e até teve oportunidade de segurar uma cria de calca-mar, ave que abunda na ilha.

De seguida, Cavaco Silva irá embarcar no navio oceanográfico Gago Coutinho, que levará a comitiva para a Selvagem Grande. Durante a viagem, o Presidente da República terá oportunidade de assistir à descida do "ROV Luso" no mar, um veículo de operação remota com capacidade de mergulhar a seis mil metros de profundidade, e a um briefing sobre a extensão da Plataforma Continental e a Estratégia Nacional para o Mar.

Presidente dorme na Selvagem Grande


A meio da tarde, a comitiva desembarcará na Selvagem Grande, onde responsáveis do Parque Natural das Selvagens farão uma apresentação das atividades desenvolvidas naquela Reserva Natural. Depois, num momento simbólico, o Presidente da República assistirá ao carimbo de postais comemorativos dos 50 anos da 1ª expedição científica às Ilhas Selvagens, data que se assinala na sexta-feira.

O chefe de Estado visitará de seguida a única casa particular existente nas Ilhas Selvagens, propriedade de Francis Zino, do filho de um dos participantes na primeira expedição científica ao subarquipélago.

Cavaco Silva dormirá depois na casa dos vigilantes da natureza, tornando-se no primeiro Presidente da República que irá pernoitar nas Selvagens, já que os seus antecessores Mário Soares e Jorge Sampaio também se deslocaram à ilha, mas permaneceram em terra apenas um par de horas.



Opinião


Multimédia

Cheesecake com manjericão e doce de tomate

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Voámos num F-16

Um piloto da Força Aérea voou com uma câmara GoPro do Expresso e temos imagens inéditas e exclusivas para lhe mostrar num trabalho multimédia.

Salada de salmão com sorvete de manga

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Por faróis nunca dantes navegados

São a salvaguarda dos navegantes, a luz que tranquiliza o mar. Há 48 faróis em Portugal continental e nas ilhas. Este é um acontecimento único: todos os faróis e 1830 km de costa disponíveis num mesmo trabalho. Para entendê-los e vê-los, basta navegar neste artigo.

Parecem casulos onde gente hiberna à espera de ver terra

No Porto de Manaus não há barcos, mas autocarros bíblicos que caminham sobre água. Têm vários andares e estão cheios de camas de rede que parecem casulos onde homens, mulheres e crianças aguardam o destino. E há gente a vender o que houver e tiver de ser junto ao Porto. "Como há Copa, tem por aí muito gringo que vem ter com 'nóis'. E então fica mais fácil vender"

O adeus de Lobo Antunes às aulas de medicina

O neurocirurgião deu terça-feira a sua "Última Lição" no auditório do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, na véspera de deixar o seu trabalho no serviço nacional de saúde.

Jaguar volta a fabricar desportivo dos anos 60

Até ao verão será fabricado um número limitado de desportivos Jaguar E-Type Lightweight, seguindo todas as especificações originais, incluindo a continuação do número de série das unidades produzidas em 1963.

"Naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas"

Mais do que uma manifestação, o 'primeiro' 1º de Maio é recordado como a grande festa da Revolução dos Cravos, quando o povo saiu às ruas em massa e a união das esquerdas era um sonho possível. "O 1º de Maio seria mais uma primeira coisa, porque naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas." Foi há 40 anos.

Este trabalho não foi visado por qualquer comissão de censura

Aquilo que hoje é uma expressão anacrónica estava em relevo na primeira página do "República", a 25 de Abril de 1974: "Este jornal não foi visado por qualquer comissão de censura". Quarenta anos depois da Revolução, veja os jornais, ouça os sons e compreenda como decorreu o "dia inicial inteiro e limpo", como lhe chamou Sophia. O Expresso falou ainda com cinco gerações de 40 anos e percorreu a "geografia" das Ruas 25 de Abril de todo o país, falando com quem lá mora. Veja a reportagem multimédia.


Comentários 65 Comentar
ordenar por:
mais votados
Será que um povo favelado, não pensa?
Será que um povo favelado, não pensa?

No Brasil também pensaram assim, e estavam enganados... Isto de andar a brincar ás esquerdas, com um pé num 'suposto' apoio social que não chega, e outro em conversas de políticos, que não passam de neoliberais disfarçados, pode sair caro a todos...

Ou estamos do lado do povo, ou estamos do lado das negociatas neoliberais. Isto não é ser de esquerda ou direita.
Cagarras estão-se a cagarrar para o Presidente!!
Completamente de acordo!
desculpe...
aconselho-o a ler
não diga isso...
Não tem que ser assim!
o seu ponto de vista é válido...
"VAI SER UM PERÚ ?"
Ai que lindo.........«Já visitei as Selvagens como os outros tristes».
«Nasce selvagem ...lá..lá..lá....»
(patrocinado pela Nike) e "Adidas"
kacus
Cavaco o primeiro...
Para a história, Cavaco ficará como o primeiro presidente que pernoitou nas Selvagens.
Para a imprensa sensacionalista, dado o considerável período de tempo, que ali permanecerá, Cavaco ficará para a história como o primeiro presidente que urinou nas Selvagens e quiçá, como o primeiro presidente que defecou, nas Selvagens (isto se não sofrer de obstipação).
Teve o meu ponto, meu caro
Ponto para este comentário?
Socrates
Uma adenda
Cavaco Silva trocou a Coelha pelas Ilhas
Selvagens para passar uns dias. Isso custa ao bolso dos contribuintes 160 mil euros...
GRANDE CONTABILISTA...
"NÃO HÁ PONTOS"
ponto bem merecido
não faz mal...
Sabes para que serve?
O Resistente é comunalha,
e quanto lucro pode dar ao País ?
Pois
obrigada...
Se fosse o rei de espanha
Boa, Lojadachinesa!!!
uns são ignorantes, outros são demagógicos...
Isso nao e nada...
lol
Coitado do passarinho nas mãos deste "estraga-albardas"!
Quanto custa essa estadia ao país?
E o que ganha o paíse com ela?

Agradeço as respostas.
ganha a plataforma atlântica...
ficaste preso na época dos descobrimentos
nem sei que lhe diga...
AHAH
pobre e mal agradecido...
EMEPC - ZEE
Concordo 100% consigo...
Não houve engano :)
obrigada , então...
Lindooooooo !!

O senhor Silva voltando às origens, ao tempo em que subia às alfarrobeiras, mas para matar passarinhos !!
Nessa altura
Vai para lá, serás galado até te fartares !
Força dissuasora
Viva George
alfarrobeiras, tartarugas
E outros trepam aos coqueiros !!
orçamento
orçamento 2
Ó Loja, desampara a minha
O erário publico...
anda a passear o PR. Então os outros foram lá e ele não ia com a sua Maria! Era só o que faltava! E até devia ter vestido trajo de gala e com a fitinha a tiracolo! Está-se a acabar e os ratos estão a preparar-se para deixar o barco. O timoneiro que vier a seguir que trate do assunto!
reconhecimento merecido ao EMEPC e à marinha
Eia, o Presidente da República de botas de caminhada/montanha. Sim senhor. Um conselho: não troque de calçado no Gago Coutinho. Aquilo é só ferro e não convém andar de calçado ligeiro.
Parabéns também pela iniciativa de ficar a dormir nas selvagens. Não é para qualquer um. Não há luxos nem conforto por aí além.
À malta do EMEPC e do Gago, um gand'abraço. Espero que tudo corra bem durante o mergulho. Estou curioso para saber se o Presidente irá ajudar na disposição da cablagem das sondas e umbilical. E se terá a paciência necessária para assistir ao mergulho todo. Desde os preparativos, passando pelo encorajador "ROV-on-water", passando a zona de penumbra aos 100 m e daí até ao fundo escuro. Seria engraçado pô-lo a escrever o LOG também :).
Que as expedições científicas continuem por mais anos! Esta é a mais importante que temos a operar na nossa ZEE. A expedição de 2009 às selvagens foi por exemplo uma das mais relevantes, e nunca me hei de esquecer daquela em que eu participei, até às montanhas submarinas de Milne e Altaír.
Podiamos trocar...
Uma ideia: Mandavam todos os políticos para as selvagens e só quando eles se lembrassem do povo e esquecessem os seus próprios interesses aí sim podiam voltar para o continente!! Depois vinham os calca-mar fazer um protesto por causa do fortíssimo cheiro a corrupção q tinha acabado de chegar à ilha! Outra ideia: O tempo q andam com reuniões d acordos p nos dar mais porrada (impostos) mandávamos todos os políticos para o fundo de um vulcão, até chegarem a acordo iam aquecendo o vulcão até à erupção total!!! Duvido que o vulcão entrasse em erupção, os políticos ainda punham os secretários de estado agarrados a extintores! E continua esta gentalha a brincar connosco com reuniões! Não brinco mais... eles não merecem!!!
A minha legenda para a foto n.º 4:
- Ai que passarito tã bonito, na êi?! Quém me dera levá-lo pra juntos dos més canitos que comém panitos, ma na comém calca-maritos - exclama um deslumbrado Cavaco Silva.
P.S.: Não havia nenhum ornitólogo na comitiva que dissuadise Sua Excelência de conspurcar a Natureza? Vai a avezinha ser rejeitada pela progenitora após o toque de Cavaco?
Cagarras com diarreia
Espero sinceramente que as cagarras tenham um ataque de diarreia. Diurno e nocturno.
Crónica das Selvagens
A visita que o senhor presidente da República, está a efectuar às Selvagens, está a revelar-se um verdadeiro sucesso.
Na sua chegada ás Ilhas Selvagens, Cavaco Silva, não ouviu um protesto, um insulto, um assobio...sequer um mero desabafo.
As próprias carragas, demonstraram enorme regozijo, com a visita presidencial, tendo chilreado em uníssono em louvas ao senhor presidente da República. Uma cena de fazer inveja, ao solitário passarinho que um dia pousou na lapela de Nicolas Maduro, para lhe contar um segredo relativo ao falecido presidente da República Bolívariana da Venezuela.
Consta que na própria Coreia do Norte, onde a natureza se manifesta consoante os estados de alma do grande líder, nunca se viu nada assim.
Perante o evidente sucesso, desta visita às ilhas Selvagens, podemos já arriscar que, à semelhança do que, Viseu, foi no século passado, as Ilhas Selvagens serão o Cavaquistão do século XXl.
@mancamulas
Cavaco Silva passeia nas Selvagens
Para espanhól ver e não só !
Cavaco Silva não brinca em serviço !
...
Não é qualquer um que gasta 160 mil € numa viagem ás selvagens!?

Estou para ver ... se esta viagem vai dar em algo ... para não ser mais uma vanglória dos políticos e que nos afinais a imagem do nada para o nada e de um país pobre que não progride!
Comentários 65 Comentar

Últimas

Ver mais

Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub