24/05/2012 atualizado às 12:24
Página Inicial » Blogues » Daniel Oliveira: Antes pelo contrário » Cavaco Silva: bem prega Frei Tomás

Cavaco Silva: bem prega Frei Tomás

Daniel Oliveira (www.expresso.pt)
8:00 Quinta feira, 10 de março de 2011

"Só um diagnóstico correto e um discurso de verdade sobre a natureza e a dimensão dos problemas económicos e sociais que Portugal enfrenta permitirão uma resposta adequada", disse Cavaco Silva no seu discurso de tomada de posse e eu subscrevo. "Como em tudo na vida, para delinearmos o melhor caminho para atingirmos o futuro que ambicionamos, temos de saber de onde partimos", continuou e não podia ter mais razão. O problema vem depois. É que quase tudo o que foi referido vem de longe.

Defendeu o Presidente Cavaco Silva que esta foi uma "década perdida". É verdade. Mas recordo que houve outra, quando o dinheiro chegava em grandes quantidades ao nosso país. E foi nessa década que grande parte do modelo de desenvolvimento que nos trouxe até aqui foi delineado. Era primeiro-ministro Aníbal Cavaco Silva.

Defendeu o presidente Cavaco Silva que não nos podemos esquecer dos "encargos futuros com as parcerias público-privadas". Recordo que o primeiro-ministro Cavaco Silva estreou estas ruinosas parcerias com a ponte Vasco da Gama.

Defendeu o Presidente Cavaco Silva que há uma "concessão indiscriminada de crédito, em especial para fins não produtivos". Recordo que a compra de casa própria é um dos principais sorvedouros de crédito e que houve poucos governos que mais tenham promovido este tipo de investimento das famílias do que o do primeiro-ministro Cavaco Silva.

Defendeu o Presidente Cavaco Silva que "temos de apostar de forma inequívoca nos setores de bens e serviços transacionáveis". Recordo que o primeiro-ministro Cavaco Silva apostou na construção civil e no betão.

Defendeu o Presidente Cavaco Silva que "não podemos privilegiar grandes investimentos que não temos condições de financiar, que não contribuem para o crescimento da produtividade e que têm um efeito temporário e residual na criação de emprego". Recordo os brutais investimentos públicos feitos pelo primeiro-ministro Cavaco Silva, que sugaram os fundos europeus, sem que que tal tivesse, como se vê, um efeito mais do que temporário na economia ou mais do que residual no emprego.

Defendeu o Presidente Cavaco Silva que os portugueses devem participar "mais ativamente na vida coletiva, afirmando os seus direitos e deveres de cidadania e fazendo chegar a sua voz aos decisores políticos". Recordo que não houve no Portugal democrático nenhum governante que mais vezes reprimisse qualquer tentativa popular de fazer chegar a voz dos cidadãos aos decisores políticos do que o primeiro-ministro Cavaco Silva.

E, cereja em cima do bolo, defendeu o Presidente Cavaco Silva que "em vários sectores da vida nacional, com destaque para o mundo das empresas, emergiram nos últimos anos sinais de uma cultura altamente nociva, assente na criação de laços pouco transparentes de dependência com os poderes públicos". Nos últimos anos? Pois ela é quase tão antiga como a nação e teve no tempo em que Cavaco Silva era primeiro-ministro um dos seus momentos mais vistosos. Teremos de recordar mais uma vez o nome de Dias Loureiro?

E defendeu ainda o Presidente Cavaco Silva que "deve ser clara a separação entre a esfera pública das decisões coletivas e a esfera privada dos interesses particulares". Que tal ser mais concreto? Na campanha houve quem o tentasse ser. Falando, por exemplo, do BPN. São excelentes estas generalidades. Mas se falamos da realidade somos a "infâmia" contra a "dignidade".

O discurso do Presidente tem dois problemas. O primeiro: naquilo em que o diagnóstico do Presidente Cavaco Silva está certo, as asneiras começaram com o primeiro-ministro Cavaco Silva. O segundo: as soluções são pouco mais do que frases vazias. E é normal que o sejam. Não esquecendo todas as responsabilidades do atual Governo, nenhum diagnóstico que esquece a Europa e a crise internacional pode apontar para qualquer solução séria. Faltou a Cavaco Silva coerência com o seu passado, seriedade quanto ao presente e conteúdo quanto ao futuro.

Faça login pelo Facebook e comente este artigo!
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
ordenar por:
mais votados ▼
Está na hora de mudar. É difícil ficar pior!
Runaldinho (seguir utilizador), 4 pontos (Bem Escrito), 9:13 | Quinta feira, 10 de março de 2011
Eu até poderia admitir como razoáveis alguns dos argumentos de Daniel Oliveira, em especial no q concerne ao modelo económico de desenvolvimento q adoptámos. Mas passados quinze anos da saída de Cavaco Silva do poder, o q é que os outros Primeiros Ministros fizeram a seguir?
Nada! Rigorosamente nada!
Guterres criticou-o pelo Betão, e seguiu o mesmo caminho. Falou de Educação e chegámos a esta aberrante iliteracia e mediocridade intelectual e científica. Aliás, os nosso líderes actuais já são filhos dessa brilhante etapa.
Durão Barroso, parecia querer dar outro rumo aos acontecimentos, mas levianamente partiu em busca do "Eldorado", deixando um "azeiteiro" à frente dos destinos do País. Dele, nem vale a pena falar, tal a irresponsabilidade.
Por fim chegámos à maior maquinação mediática da História deste País. Muitos de nós viram em Sócrates, uma espécie de "Toni Blair" luso!
Mas apanha-se mais depressa um mentiroso que um coxo. Percebe-se a certa altura, com as trapalhadas e artimanhas do moço, que aquilo era mais publicidade barata, a produto credível.
Cavaco não foi excelente, nem de longe nem de perto o verdadeiro timoneiro que leva barco a bom porto. Mas convenhamos que o que se lhe seguiu, foi na realidade o descalabro em toda a linha.
É essa factura que pagamos hoje, muito mais que os resquícios de uma ou outra opção macroeconómica porventura discutível de Cavaco Silva.
A História não se rescreve, mas o presente muda-se. ...
 
 Regras da comunidade
    Re: Está na hora de mudar. É difícil ficar pior!    Ver comentário
Floriano Mongo(Pres) (seguir utilizador), 2 pontos , 10:30 | Quinta feira, 10 de março de 2011
    Re: Está na hora de mudar. É difícil ficar pior!    Ver comentário
Runaldinho (seguir utilizador), 2 pontos , 10:58 | Quinta feira, 10 de março de 2011
    Re: Está na hora de mudar. É difícil ficar pior!    Ver comentário
Floriano Mongo(Pres) (seguir utilizador), 2 pontos , 12:31 | Quinta feira, 10 de março de 2011
    Está na hora de mudar. É difícil ficar pior!    Ver comentário
ajotaef (seguir utilizador), 1 ponto , 1:52 | Sábado, 12 de março de 2011
    Re: Está na hora de mudar. É difícil ficar pior!    Ver comentário
fmart8 (seguir utilizador), 1 ponto , 9:31 | Quinta feira, 10 de março de 2011
    Re: Está na hora de mudar. É difícil ficar pior!    Ver comentário
Runaldinho (seguir utilizador), 2 pontos , 9:45 | Quinta feira, 10 de março de 2011
    Re: Está na hora de mudar. É difícil ficar pior!    Ver comentário
fmart8 (seguir utilizador), 1 ponto , 10:14 | Quinta feira, 10 de março de 2011
    Re: Está na hora de mudar. É difícil ficar pior!    Ver comentário
Nuno.Miguel (seguir utilizador), 1 ponto , 12:13 | Quinta feira, 10 de março de 2011
    Re: Está na hora de mudar. É difícil ficar pior!    Ver comentário
jamptrans (seguir utilizador), 1 ponto , 13:13 | Quinta feira, 10 de março de 2011
    Re: Está na hora de mudar. É difícil ficar pior!    Ver comentário
Runaldinho (seguir utilizador), 2 pontos , 17:35 | Quinta feira, 10 de março de 2011
    Re: Está na hora de mudar. É difícil ficar pior!    Ver comentário
jamptrans (seguir utilizador), 1 ponto , 20:54 | Quinta feira, 10 de março de 2011
    Re: Está na hora de mudar. É difícil ficar pior!    Ver comentário
Runaldinho (seguir utilizador), 2 pontos , 22:26 | Quinta feira, 10 de março de 2011
    Re: Está na hora de mudar. É difícil ficar pior!    Ver comentário
jsbarros (seguir utilizador), 1 ponto , 13:14 | Quinta feira, 10 de março de 2011
    Re: Está na hora de mudar. É difícil ficar pior!    Ver comentário
ajotaef (seguir utilizador), 1 ponto , 1:25 | Sábado, 12 de março de 2011
Oh Cavaco: então vais apoiar a manif contra ti ?
José Telhado (seguir utilizador), 4 pontos (Interessante), 9:30 | Quinta feira, 10 de março de 2011
Esta é demais. Os alemães vai rir à grande quando virem por lá uns malucos a cantarolar com uns cartazes na mão mas os portugueses ainda riram mais quando viram um pobre presidente a apoiar uma manifestação que diz ser para ser para varrer com os políticos, quando ele é o mais profissional dos políticos.

Vamos lá a ter calma, porque eu aprendi na América Latina, no tempo em que os EUA queriam fazer golpes, que primeiro começa-se com agitação juvenil e depois recorre-se aos camionistas. Foi o que fizeram os fascistas no Chile para desgastar Pinochet e fazerem um golpe com apoio dos americanos.

Acordem democratas!

Temos um presidente muito esquisito mas mais esquisito ainda é ele esquecer a crise internacional no seu discurso o que demonstra que tem uma agenda escondida e um plano a cumprir.
 
 Regras da comunidade
    Re: Oh Cavaco: então vais apoiar a manif contra ti    Ver comentário
BrincaNareia (seguir utilizador), 2 pontos , 15:43 | Quinta feira, 10 de março de 2011
    ERRATA: Onde está Pinochet deve estar Allende    Ver comentário
José Telhado (seguir utilizador), 2 pontos , 0:54 | Sábado, 12 de março de 2011
    Re: Oh Cavaco: então vais apoiar a manif contra ti    Ver comentário
fmart8 (seguir utilizador), 1 ponto , 10:17 | Quinta feira, 10 de março de 2011
    Re: Oh Cavaco: então vais apoiar a manif contra ti    Ver comentário
José Telhado (seguir utilizador), 2 pontos , 20:28 | Quinta feira, 10 de março de 2011
    Re: Oh Cavaco: então vais apoiar a manif contra ti    Ver comentário
fmart8 (seguir utilizador), 1 ponto , 11:05 | Sexta feira, 11 de março de 2011
    Re: Oh Cavaco: então vais apoiar a manif contra ti    Ver comentário
Nick Nick no fubá (seguir utilizador), 1 ponto , 20:39 | Sexta feira, 11 de março de 2011
    Re: Oh Cavaco: então vais apoiar a manif contra ti    Ver comentário
José Telhado (seguir utilizador), 2 pontos , 0:49 | Sábado, 12 de março de 2011
Re: Cavaco Silva: bem prega Frei Tomás
juxpot (seguir utilizador), 3 pontos (Interessante), 10:20 | Quinta feira, 10 de março de 2011
Permita-me felicitá-lo pela forma como ontem na SIC Notícias (colocando até o insuspeito Henrique Monteiro a concordar consigo, vergado ao peso dos seus argumentos) e hoje nesta coluna desmonta factualmente, ponto por ponto, aquilo que o Cavaquismo representa.

Em 1994, nas imediações da Ponte de 25 Abril, havia também um «sobressalto cívico» que, à boa metodologia cavaquista de então, era varrido a toque de cacetete e bastão e de onde resultou isto:

http://www.dn.pt/inicio/i...

Que as nossas memórias nunca esqueçam o que Cavaco representa...

 
 Regras da comunidade
    Re: Cavaco Silva: bem prega Frei Tomás    Ver comentário
Vera Santorini (seguir utilizador), 1 ponto , 11:11 | Quinta feira, 10 de março de 2011
    Cavaco Silva até ver so prega bem    Ver comentário
ajotaef (seguir utilizador), 1 ponto , 1:56 | Sábado, 12 de março de 2011
Cavaco Silva não é político...
Marco de Salvaterra (seguir utilizador), 3 pontos (Interessante), 10:20 | Quinta feira, 10 de março de 2011
Em 37 anos de democracia só exerceu o poder durante 15 anos... e continua!

O que é que ele tem a ver com a situação do país? Nada!
Quando governou até havia também uma crise europeia... a de chegada dos fundos de coesão.

«Bem prega Frei Tomás»

Boa análise, Daniel Oliveira. Faltou-lhe contudo, referir a arrogância e prepotência - agora e quando foi primeiro-ministro - deste Salazar em potência.
 
 Regras da comunidade
Cavaco "chumbou" Sócrates
águiadois (seguir utilizador), 2 pontos , 9:46 | Quinta feira, 10 de março de 2011
Em seis anos Sócrates levou o País à bancarrota.De uma maioria confortável, está agora o Governo preso por arames de uma maioria simples, vergastada na derrota do seu candidato Alegre nas últimas presidenciais.Masmo com o apoio de Louçã ( e o seu secreto desejo de ir para o Governo).
Sócrates teve um pacote financeiro de Bruxelas (o QREN) de 21,4 mil milhões de euros.Está executado pouco mais de 20%, o que reflete a falência completa da máquina administrativa central,sem capacidade de responder à utilização dos fundos comunitários e entregando a Basílio Horta a distribuição da maior fatia do bolo,aos correligionários e empresas associadas ao Governo.
É neste quadro que Cavaco entra no 2º mandatoi.E o seu discurso de posse não deixa dúvidas: o Presidente pôe o dedo na ferida,chama os bois pelos nomes e afirma a sua disposição em levar por diante o que prometeu em campanha: devolver a DIGNIDADE aos Portugueses.
Um Povo de pedir:é onde Sócrates nos levou.
Um Povo com uma História, uma Juventude e um Futuro com esperança: é onde Cavaco Silva nos quer conduzir.
A politica tem que ter estas fraturas,estes rasgos e esta audácia.
E Cavaco seguindo este caminho,terá,sem condições,o País consigo.

 
 Regras da comunidade
    Re: Cavaco    Ver comentário
vassili zaitsev (seguir utilizador), 1 ponto , 10:13 | Quinta feira, 10 de março de 2011
    Passos Coelho não é Sá Carneiro    Ver comentário
águiadois (seguir utilizador), 2 pontos , 10:20 | Quinta feira, 10 de março de 2011
    Re: Cavaco    Ver comentário
fmart8 (seguir utilizador), 1 ponto , 10:19 | Quinta feira, 10 de março de 2011
    Sócrates :2milhões de pobres,um País de tanga    Ver comentário
águiadois (seguir utilizador), 2 pontos , 10:23 | Quinta feira, 10 de março de 2011
    Re: Sócrates :2milhões de pobres,um País de tanga    Ver comentário
fmart8 (seguir utilizador), 1 ponto , 11:05 | Quinta feira, 10 de março de 2011
    Re: Sócrates :2milhões de pobres,um País de tanga    Ver comentário
águiadois (seguir utilizador), 2 pontos , 15:15 | Quinta feira, 10 de março de 2011
    Re: Sócrates :2milhões de pobres,um País de tanga    Ver comentário
fmart8 (seguir utilizador), 1 ponto , 16:14 | Quinta feira, 10 de março de 2011
    Sócrates aburguesou-se    Ver comentário
águiadois (seguir utilizador), 2 pontos , 16:41 | Quinta feira, 10 de março de 2011
    Re: Sócrates aburguesou-se    Ver comentário
fmart8 (seguir utilizador), 1 ponto , 11:07 | Sexta feira, 11 de março de 2011
    Re: Sócrates aburguesou-se    Ver comentário
águiadois (seguir utilizador), 2 pontos , 13:59 | Sexta feira, 11 de março de 2011
Ressequícios
ERA 2009 (seguir utilizador), 2 pontos , 10:06 | Quinta feira, 10 de março de 2011
Esta crónica não passa de ressequícios da derrota do seu candidato Manuel Alegre !
Mau perder e não reconhecer mérito a quem o possui...
Esta patética análise é uma repetição daquela que ontem nos "vendeu" na Sic- Notícias !
É preciso ser mesmo muito sectário para não ver uma única coisa certeira no discurso de Cavaco Silva!
Gostaria de estar a aplaudir o seu candidato estrondosamente derrotado, mas que culpa temho eu de ter apostado no "cavalo" errado ?
Um bocadinho de mais isenção e respeito pelo jornal que lhe paga estes trabalhos, só lhe ficava bem !
Mas de um indívíduo radical e que usa palas que se espera ?
Muitas das críticas que faz a Cavaco Silva, na qualidade de PM ( Até parece que Presidente da República e Primeiro Ministro são a mesma coisa !) eram fàcilmente rebatíveis, mas não vale a pena gastar cera com ruim defunto.
Para finalizar, de uma forma geral ( Fernando Nobre foi impecável) todos os analistas políticos e económicos consideraram o discurso bem estruturado.
Houve até quem o considerasse um autêntico "Programa de Goveno"!

 
 Regras da comunidade
    Re: Ressequícios    Ver comentário
qqcosa (seguir utilizador), 1 ponto , 11:27 | Quinta feira, 10 de março de 2011
PENDURE AS CHUTEIRAS
Floriano Mongo(Pres) (seguir utilizador), 2 pontos , 12:05 | Quinta feira, 10 de março de 2011


O palavrório presidencial foi da 1ª à última pág. derrubando feitos e glórias q ao serem verdade matariam de inveja um dinamarquês, não fosse terem sido proclamados durante anos, por um 1º ministro mitómano.

Magnânimo, o fundador do país Maravilha, repete até à exaustão, q o nosso problema vem de fora e seríamos os campeões do progresso se continuássemos a gastar eternamente o q não temos.

Depois de ter apavorado os portugueses e os nossos credores com o tamanho do buraco financeiro, Sócrates volta a incluir entre outros espantos sem castigo, o TGV um hino nacional ao inútil com q nos aterroriza há 6 anos.

No Portugal da Era do Delírio, o culpado reagiu ao discurso presidencial, com o sossego dos condenados à impunidade. Se má governança resultasse em demissão, não sobraria ninguém no governo.

Se a corrupção desse cadeia, a população carcerária não caberia nas prisões existentes.

Cavaco, apenas disse o q todos os portugueses de bom senso, pensam. Está aberta a guerra entre os dois poderes, pois q esteja.

A aparente má notícia tem seu lado bom. Como não pára de negar o naufrágio do país, o 1º ministro não pode usar a voz para continuar a pedir ao presidente q o presenteie com o lugar de honra reservado aos grandes governantes.

A maioria dos portugueses sabe q o governo optou pela rota do suicídio.

Cavaco disse aos autores da delinquência q não jogará nesse campeonato. Resta-lhe sugerir a Sócrates q pendure as chuteiras.
 
 Regras da comunidade
Cavaco Silva bem prega Frei Tomás
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 12:05 | Quinta feira, 10 de março de 2011
De estranhar seria se tivesse feito um discurso que irritasse quem o elegeu. Todos sabemos a opinião da esquerda e da direita em relação aos grandes investimentos. Aqui ao lado em Espanha a direita pensa exatamente o inverso da portuguesa. As sondagens dão à Oposição maioria absoluta, mas nem por isso deitam o governo abaixo nem estão todos os dias a anunciá-lo. Ajudam o governo na sua tarefa difícil e apoiam os investimentos que estão a ser feitos nomeadamente o TGV e por isso arriscam-se que este termine em Caia. A prioridade foi dada ao desemprego e por isso é necessário investimento. Aqui continuam a ler a cartilha do Salazar e não saem disto. Foi assim que deixou mouro e tudo por fazer. No essencial tenho de concordar com o cronista mas esqueceu algo de muito importante que foi realizado por Cavaco como a morte da agricultura das pescas e a criação do monstro da Função Pública. Na habilidade não deixo de admirar Cavaco, pois consegue passar pelos intervalos da chuva sem se molhar, ou pelo menos muito poucos conseguem ver isso.
 
 Regras da comunidade
Ódios
moncarapacho (seguir utilizador), 1 ponto , 8:54 | Quinta feira, 10 de março de 2011
O autor, enquanto activista político e jornalista, deve saber que não "rende" dizer mal de Cavaco.É o fim da carreira, não pode candidatar-se a mais nada e só um ódio visceral e persistente justifica uma crónica destas. Quem cometeu erros no passado, não fica impedido de alertar para erros no presente, mais, talvez fique mais qualificado para o fazer(gato escaldado de água fria tem medo).
O que interessa analisar é a oportunidade e a qualidade dos alertas , recomendações e críticas feitas no discurso de posse e deixar o passado para os historiadores. As circunstâncias alteram-se, as pessoas vão aprendendo e não se pode calar ninguém com o argumento de que há 25 anos fez tal e tal.
Haja elevação e deixe o homem em paz!!!
 
 Regras da comunidade
    Re: Ódios    Ver comentário
fmart8 (seguir utilizador), 1 ponto , 9:12 | Quinta feira, 10 de março de 2011
    Re: Ódios    Ver comentário
moncarapacho (seguir utilizador), 1 ponto , 12:02 | Quinta feira, 10 de março de 2011
    Re: Ódios    Ver comentário
vassili zaitsev (seguir utilizador), 1 ponto , 10:18 | Quinta feira, 10 de março de 2011
    Que outro ???    Ver comentário
O Malho (seguir utilizador), 1 ponto , 10:35 | Quinta feira, 10 de março de 2011
    Re: Que outro ???    Ver comentário
fmart8 (seguir utilizador), 1 ponto , 11:06 | Quinta feira, 10 de março de 2011
    Re: Que outro ???    Ver comentário
O Malho (seguir utilizador), 1 ponto , 11:39 | Quinta feira, 10 de março de 2011
    Re: Que outro ???    Ver comentário
fmart8 (seguir utilizador), 1 ponto , 11:44 | Quinta feira, 10 de março de 2011
Excelente análise
George Rupp (seguir utilizador), 1 ponto (Normal), 9:17 | Quinta feira, 10 de março de 2011
Caro Daniel Oliveira, os meus parabéns pela sua excelente análise, educada, mas implacável na fria dissecção do político Cavaco Silva - o mais profissional de todos no pior sentido da palavra - e das suas incoerências insanáveis.

Cumprimentos,

GR.
 
 Regras da comunidade
Olhe o que ele diz e não o que ele faz
fmart8 (seguir utilizador), 1 ponto , 9:22 | Quinta feira, 10 de março de 2011
Tem razão, Daniel. Tais palavras soam estranhas na voz do Sr. Silva. Mas se olharmos ao discurso e esquecermos o orador, temos que reconhecer que o Sr. Silva poucas vezes falou tão claro e com tanta razão.

Acho que o Daniel esqueceu-se de referir um pecado crucial do Sr. Silva: a privatização de empresas monopolistas, principalmente a EDP e a PT.
Ao Estado o que é do Estado e aos privados o que é privado, mas privatizar empresas monopolistas é uma oferta ao grande capital e um roubo ao povo. A EDP e a PT nunca deveriam ser privatizadas antes de terem concorrência. Primeiro liberalizava-se esses mercados e só depois com o despontar da concorrência, privatizava-se as empresas estatais.
Foi-se buscar dinheiro no imediato mas a médio prazo roubou-se o cidadão, porque são empresas de «lucro mínimo garantido».

O nosso Zé Pinto vai fazer exactamente a mesma coisa com a ANA e os CTT. É mais do que óbvio que o dito e o Sr. Silva são farinha do mesmo saco! Só que um é mais homofóbico do que o outro...
 
 Regras da comunidade
    Re: Olhe o que ele diz e não o que ele faz    Ver comentário
Gamo30 (seguir utilizador), 1 ponto , 14:54 | Sexta feira, 11 de março de 2011
Quem errou no passado nunca mais tem perdão!
Vera Santorini (seguir utilizador), 1 ponto , 9:22 | Quinta feira, 10 de março de 2011
Pelo seu racciocinio quem cometeu erros no passado deve ser condenado para todo o sempre. A experiência de vida e o amadurecimento não contam para nada? O mundo não mudou? Há 15 anos as circunstâncias eram diferentes e havia dinheiro .
É preciso honestidade intelectual para aceitar que Cavaco fez um discurso corajoso , um diagnóstico correcto. e abandonou a postura cautelosa e apaziguadora do 1º mandato. Custa aceitar que um homem de "direita" diga algumas verdades que a dita" esquerda adulterada " não consegue dizer não é verdade Daniel?
 
 Regras da comunidade
    Re: Quem errou no passado nunca mais tem perdão!    Ver comentário
fmart8 (seguir utilizador), 1 ponto , 9:33 | Quinta feira, 10 de março de 2011
    Re: Quem errou no passado nunca mais tem perdão!    Ver comentário
Fala francês (seguir utilizador), 1 ponto , 14:41 | Quinta feira, 10 de março de 2011
    Re: Quem errou no passado nunca mais tem perdão!    Ver comentário
ajotaef (seguir utilizador), 1 ponto , 1:58 | Sábado, 12 de março de 2011
O inicio da estupidez
Aramis_PT (seguir utilizador), 1 ponto , 10:05 | Quinta feira, 10 de março de 2011
Ao longo dos últimos anos, no nosso canto, cresceu o numero de comentadores e opinion makers, algo que é fruto das novas tecnologias, na minha opinião. Com respeito pela liberdade de oratória de cada, confesso que a estupidez impera em todos os cantos. Não pelas ideias e facções presentes em cada uma, mas sim pela formula aplicada. Ou seja, criticar o presente pelo que não fazem e pelo que está mal e criticar os que no passado estiveram no mesmo lugar. É o que lemos aqui hoje. O Senhor Presidente quando era.....fez....foi....não fez....devia ter feito... e a culpa é dele. Discordo em absoluto! Quem errou, errou. Quem sucede, não deve nem pode cometer os mesmos erros, só porque os outros o fizerem. Para mim é ignorância não alterar um erro que reconheço e não modificar as políticas necessárias para corrigir os erros que os outros fizeram. Isto é estupidez.
 
 Regras da comunidade
    Re: O inicio da estupidez    Ver comentário
fmart8 (seguir utilizador), 1 ponto , 10:22 | Quinta feira, 10 de março de 2011
Este Oliveira é tão engraçado
LPCM (seguir utilizador), 1 ponto , 10:33 | Quinta feira, 10 de março de 2011
O que vale é que a culpa é de um primeiro-ministro que o deixou de ser em 1995... E que tal verificarem as estatísticas sobre a economia portuguesa nessa altura, o crescimento da mesma nos anos anteriores, os valores da dívida nessa altura... E compararem com os actuais... Podem utilizar o site da pordata ou do ine antes de escreverem estes artigos da treta
 
 Regras da comunidade
    Re: Este Oliveira é tão engraçado    Ver comentário
fmart8 (seguir utilizador), 1 ponto , 11:08 | Quinta feira, 10 de março de 2011
    Re: Este Oliveira é tão engraçado    Ver comentário
Fala francês (seguir utilizador), 1 ponto , 14:47 | Quinta feira, 10 de março de 2011
As análises distorcidas de Daniel Oliveira...
Nuno.Miguel (seguir utilizador), 1 ponto , 11:01 | Quinta feira, 10 de março de 2011
Ao ler este texto de Daniel Oliveira fica claro o enorme ódio que nutre por Cavaco Silva e com a reeleição mal digerida o ódio aumentou exponencialmente.

Alguns dos pontos apresentados sobre erros cometidos por Cavaco Silva como Primeiro Ministro estão correctos, o Estado ganhou dimensão nos seus mandatos,existiu desperdício de verbas vindas da CEE, problemas como a Justiça continuam e agravaram-se até aos dias de hoje, a Agricultura, Industria e Pesca foram severamente restringidos por acordos com a CEE e fez imensos investimentos em betão.

Mas o Estado começou a aumentar exponencialmente principalmente no mandato do Engenheiro Guterres, a despesa disparou com subsídios, novas obras públicas, novas contratações, proliferação de Institutos públicos, as famosas PPP que hoje já começamos a pagar...

O País entrou no Euro e tendo a possibilidade de captar enormes recursos financeiros com baixos encargos, tanto o Estado com os particulares entraram sem pensar nas consequências futuras. Após isso tivemos um Governo PSD-CDS que também não foi exemplo, adiou a resolução dos problemas e Jorge Sampaio dissolveu-o dando lugar ao inicio da era Sócrates.

Nestes últimos 6 anos a divida pública aumentou brutalmente, de 55-60% do PIB passamos para 90%!!!!

Fora deste valor temos as responsabilidades futuras com as PPP da era Guterres, um absoluto crime!

Senhor Daniel Oliveira, vir imputar responsabilidades após 16 anos é no mínimo ridículo ou patético!

 
 Regras da comunidade
    Re: As análises distorcidas de Daniel Oliveira...    Ver comentário
fmart8 (seguir utilizador), 1 ponto , 11:12 | Quinta feira, 10 de março de 2011
    Re: As análises distorcidas de Daniel Oliveira...    Ver comentário
GRIMALDI (seguir utilizador), 1 ponto , 13:56 | Quinta feira, 10 de março de 2011
    Re: As análises distorcidas de Daniel Oliveira...    Ver comentário
Floriano Mongo(Pres) (seguir utilizador), 2 pontos , 14:57 | Quinta feira, 10 de março de 2011
    Re: As análises distorcidas de Daniel Oliveira...    Ver comentário
fmart8 (seguir utilizador), 1 ponto , 15:02 | Quinta feira, 10 de março de 2011
    Re: As análises distorcidas de Daniel Oliveira...    Ver comentário
GRIMALDI (seguir utilizador), 1 ponto , 15:55 | Quinta feira, 10 de março de 2011
    Re: As análises distorcidas de Daniel Oliveira...    Ver comentário
fmart8 (seguir utilizador), 1 ponto , 16:18 | Quinta feira, 10 de março de 2011
    Re: As análises distorcidas de Daniel Oliveira...    Ver comentário
Maxx (seguir utilizador), 1 ponto , 16:46 | Quinta feira, 10 de março de 2011
    Re: As análises distorcidas de Daniel Oliveira...    Ver comentário
fmart8 (seguir utilizador), 1 ponto , 11:12 | Sexta feira, 11 de março de 2011
    Re: As análises distorcidas de Daniel Oliveira...    Ver comentário
GRIMALDI (seguir utilizador), 1 ponto , 17:06 | Quinta feira, 10 de março de 2011
    Re: As análises distorcidas de Daniel Oliveira...    Ver comentário
fmart8 (seguir utilizador), 1 ponto , 11:19 | Sexta feira, 11 de março de 2011
    Re: As análises distorcidas de Daniel Oliveira...    Ver comentário
GRIMALDI (seguir utilizador), 1 ponto , 12:23 | Sexta feira, 11 de março de 2011
    Re: As análises distorcidas de Daniel Oliveira...    Ver comentário
fmart8 (seguir utilizador), 1 ponto , 15:43 | Sexta feira, 11 de março de 2011
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
PUB
 
Email
O Expresso no
Arquivo
PUB




Para acabar de vez com a cultura
8:00 Quinta feira, 24 de maio de 2012, 21
Tribunal censura denúncias de ilegalidades
8:00 Quarta feira, 23 de maio de 2012, 39
Miguel Relvas: obviamente, demita-se
8:00 Terça feira, 22 de maio de 2012, 95
Relvas, as pressões aos jornalistas e os silêncios
9:47 Segunda feira, 21 de maio de 2012, 67
Catastroika
8:00 Sexta feira, 18 de maio de 2012, 50
Tribunais aliados da corrupção
8:00 Quinta feira, 17 de maio de 2012, 32
Austeridade? Nem muita, nem pouca.
8:00 Quarta feira, 16 de maio de 2012, 59
Os sermões de Pedro e a realidade
8:00 Terça feira, 15 de maio de 2012, 81
Um rapazola a quem calhou ser primeiro-ministro
8:00 Segunda feira, 14 de maio de 2012, 222
Na vanguarda do servilismo
8:00 Sexta feira, 11 de maio de 2012, 53
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
MBA
IAB