Anterior
Detidos 13 jovens da ETA
Seguinte
Iraque: Al-Jazeera antecipa documentos do WikiLeaks
Página Inicial   >  Atualidade / Arquivo   >   Cavaco Silva ao Expresso: "Tenho esperança que o orçamento seja aprovado"

Cavaco Silva ao Expresso: "Tenho esperança que o orçamento seja aprovado"

Saiba o que pensa o Presidente da República sobre o Orçamento do Estado. Não perca a entrevista exclusiva de Cavaco Silva ao Expresso. (Veja vídeo SIC no fim do texto)
|
Cavaco Silva ao Expresso: 'Tenho esperança que o orçamento seja   aprovado'
 Luiz Carvalho

O Expresso acompanhou o Presidente da República durante quinze dias. Nas duas semanas mais complicadas dos últimos tempos - a da denúncia da crise e a do Orçamento do Estado - que foram também as últimas antes do provável anúncio da sua recandidatura.

Numa entrevista ao Expresso, o Presidente da República aborda a situação atual do país e qual tem sido o seu papel nesta crise. Sobre o Orçamento do Estado, Cavaco Silva diz:

"Tenho esperança que o orçamento seja aprovado. Eu sou homem de esperança. Só posso ter esperança que os partidos percorram um caminho de aproximação para que tenhamos um orçamento."

"Não sei se há alguém em Portugal que goste deste Orçamento. O OE que o país vai ter, assim o espero, é determinado, em boa parte, pelas restrições externas que o país enfrenta. E não vale a pena virmos insultar os banqueiros internacionais, o FMI, que não nos ligam nada. Porque somos nós que precisamos de pedir emprestado a eles, e são eles que decidem."


Não perca hoje na edição impressa do Expresso.





Opinião


Multimédia

Dez verdades assustadoras sobre filmes de terror

Este vídeo é como o monstro de "Frankenstein": ganhou vida graças à colagem de partes de alguns dos filmes mais aterrorizantes de sempre. Com uma ratazana mutante e os organizadores do festival de cinema de terror MotelX pelo meio. O Expresso foi à procura das razões que explicam o fascínio pelo terror, com muito sangue (feito de corante alimentar) à mistura. 

A paixão do vinil

Se para muitos o vinil é apenas uma moda que faz parte da cultura do revivalismo vintage, para outros ver o disco girar nunca deixou de ser algo habitual.

Portugal foi herdado, comprado ou conquistado?

Era agosto em Lisboa e, às portas de Alcântara, milhares de homens lutavam por dois reis, participando numa batalha decisiva para os espanhóis e ainda hoje maldita. Aconteceu em agosto de 1580. Mais de 400 anos depois, o Expresso deu-lhe vida, fazendo uma reconstituição do confronto através do recorte e animação digital de uma gravura anónima da época.

O Maradona dos bancos centrais

Dizer que Mario Draghi está a ser uma espécie de Maradona dos bancos centrais pode parecer estranho. Mas não é exagerado. Os jornalistas João Silvestre e Jorge Nascimento Rodrigues explicaram porquê num conjunto de artigos publicado no Expresso em Novembro de 2013 e que venceu em junho deste ano o prémio de jornalismo económico do Santander e da Universidade Nova. O trabalho observa ainda o desempenho de Ben Bernanke no combate à crise, revisita a situação em Portugal e arrisca um ranking dos 25 principais governadores de bancos centrais. Republicamos os artigos num formato especial desenvolvido para a web.

Com Deus na alma e o diabo no corpo

Quem os vê de fora pode pensar que estão possuídos. Eles preferem sublinhar o lado espiritual e terapêutico desta dança - chamam-lhe "krump" e nasceu nos bairros pobres dos Estados Unidos. De Los Angeles para Chelas, em Lisboa, já ajudou a tirar jovens do crime. Ligue o som bem alto e entre com o Expresso no bairro. E faça o teste: veja se consegue ficar quieto.

O Cabo da Roca depois da tragédia que matou casal polaco

Os turistas portugueses e estrangeiros que visitam o Cabo da Roca, em Sintra, continuam a desafiar a vida nas falésias, mesmo depois da tragédia que resultou na morte de um casal polaco, cujos filhos menores estavam também no local. Durante a visita do Expresso, um segurança tentou alertar os turistas para o perigo e refere a morte do casal polaco. O apelo não teve grande efeito. Veja as imagens.

Ó Capitão! meu Capitão! ergue-te e ouve os sinos

Ele foi a nossa ama... desajeitada. Ele foi o professor que nos inspirou no liceu. Ele trouxe alegria, mesmo nas alturas mais difíceis. Ele indicou-nos o caminho na faculdade. Ele ensinou-nos a manter a postura, mas também a quebrar preconceitos. Ele ensinou-nos que a vida é para ser aproveitada a cada instante. Ó capitão, meu capitão, crescemos contigo e vamos ter de envelhecer sem ti. 

Crumble. A sobremesa mais fácil do mundo

Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida, especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Voámos num F-16

Um piloto da Força Aérea voou com uma câmara GoPro do Expresso e temos imagens inéditas e exclusivas para lhe mostrar num trabalho multimédia.

Salada de salmão com sorvete de manga

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Por faróis nunca dantes navegados

São a salvaguarda dos navegantes, a luz que tranquiliza o mar. Há 48 faróis em Portugal continental e nas ilhas. Este é um acontecimento único: todos os faróis e 1830 km de costa disponíveis num mesmo trabalho. Para entendê-los e vê-los, basta navegar neste artigo.

Parecem casulos onde gente hiberna à espera de ver terra

No Porto de Manaus não há barcos, mas autocarros bíblicos que caminham sobre água. Têm vários andares e estão cheios de camas de rede que parecem casulos onde homens, mulheres e crianças aguardam o destino. E há gente a vender o que houver e tiver de ser junto ao Porto. "Como há Copa, tem por aí muito gringo que vem ter com 'nóis'. E então fica mais fácil vender"

O adeus de Lobo Antunes às aulas de medicina

O neurocirurgião deu terça-feira a sua "Última Lição" no auditório do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, na véspera de deixar o seu trabalho no serviço nacional de saúde.

Jaguar volta a fabricar desportivo dos anos 60

Até ao verão será fabricado um número limitado de desportivos Jaguar E-Type Lightweight, seguindo todas as especificações originais, incluindo a continuação do número de série das unidades produzidas em 1963.


Comentários 93 Comentar
ordenar por:
mais votados
Pedir emprestad:e quem paga o empréstimo?
Quem paga o empréstimo é sempre o Povo e, por isso, não chega ter a esperança de que o orçamento seja aprovado.
É preciso mudar de politica, mudar de gestores politicos que ao fim de 5 anos levaram o País à bancarrota.
Gestores politicos,a começar por Sócrates que iludbriou o País,não prestando contas,numa constante fuga para a frente e colocando-nos agora à beira da capitulação e de joelhos perante os donos do capital.
A hora é dificil,mas não chega pedir mais "oração" aos Portugueses.
Cavaco Silva recandidata-se e, agora,também enquanto candidato,espera-se que seja claro na mensagem politica e na análise e avaliação que faz do Governo PS.
Falar claro aos Portugueses: sem rodeios,meias conversas e olhos nos olhos.
Oxalá!
Re: Pedir emprestad:e quem paga o empréstimo?
A pobreza da politica Portuguesa
Re: A pobreza da politica Portuguesa
Re: Pedir emprestad:e quem paga o empréstimo?
Re: Pedir emprestad:e quem paga o empréstimo?
Este senhor!
É um HIPOCRITA, que anda há uns bons 5 MESES a fazer campanha para a presidencia. Mas candidatar-se??? Só para a semana! MUITO HONESTO, SEM DUVIDA!
TAMBÉM FOI ESTE SENHOR QUE MANDOU AS URTIGAS A NOSSA PESCA QUE AGORA TANTO APREGOA, MAIS??? A AGRICULTURA E PARTE DA INDUSTRIA, TAMBÉM FORAM AS URTIGAS NO SEU TEMPO.
HIPOCRITA!

Cumps
Re: Este senhor!..este senhor é um embuste !!!..
Certissimo!!
Re: Certissimo!!
Obrigado!!!
Concordo, mas o problema é que não há ALTERNATIVA
Re: Concordo, mas o problema é que não há ALTERNAT
Re: Concordo, mas o problema é que não há ALTERNAT
Re: Este senhor!
Re: Este senhor!
Re: Este senhor!
Re: Este senhor!
Re: Este senhor!
Re: Este senhor!
Re: Este senhor!
Re: Este senhor!
UM BOM HOMEM
Apesar de o nosso Presidente,Cavaco Silva é um Bom Homem.
Tenho um sincero respeito por ele.é uma figura que sempre teremos saudades,pela sua grande integridade,respeito pelos outros e humildade.
Um Homem sem peneiras,pouco «falador»,mas acho que essa foi sempre a sua grande Arma.
Um bem haja ao Dr.Cavaco Silva.
Isso..sobre Cavaco Silva..é ironia ?..
Re: UM BOM HOMEM
Re: UM BOM HOMEM
Re: UM BOM HOMEM
Re: UM BOM HOMEM
Re: UM BOM HOMEM
Re: UM BOM HOMEM
Cavaco Silva ao Expresso
Este Orçamento faz-me lembrar o D. Sebastião com o cognome o Desejado. Tanto cá dentro como lá fora todos o desejam. Desejo é o que não falta por aí. Deseja o pai que se case a filha, depois deseja ter netos. No entanto o que mais os portugueses neste momento desejam é que o Orçamento passe, desde o mais humilde ao mais alto dignatario da Nação. O povo espera sem ser numa manhã de nevoeiro, que pelomenos uma vez na vida os politicos sejam responsaveis e ponham os interesses do País à frente dos interesses pessoais e do partido. Todos temos a consciência que com ele estamos tramados, mas sem eles ficamos lixados.
Alegre calou-se?
Re: Alegre calou-se?
Re: Cavaco Silva ao Expresso
Cavaco Silva é um dos principais culpados da
situação do País. É só fazermos um esforço de memória e uma análise serena e independente. Sem partidarites...
Agora. Sórates seguiu-lhe as pisadas...
Re: Agora. Sórates seguiu-lhe as pisadas...
É lógico. Passos Coelho está muito mais à direita
Insultar Banqueiros
"E não vale a pena virmos insultar os banqueiros internacionais, o FMI, que não nos ligam nada. Porque somos nós que precisamos de pedir emprestado a eles, e são eles que decidem."

Tem razão Sr Presidente, insultos não.....
mas protestos e critica sim
e branqueamento das responsabilidades de quem decide e de quem é o principal responsável pela crise internacional NÃO.

Neste momento a revolta do povo, embora silenciosa é intensa, porque o mesmo mercado que condiciona dos mais baixos ordenados da união europeia e que é o principal responsável pela crise economica, para resolver os seus problemas pede mais uma vez sacrificios ao povo português e além disso culpa-o de modo implacável pela crise.
Os responsáveis cá dentro são todos os defensores do sistema , incluindo o Sr presidente.
Nem pensar insultar os respnsáveis pela crise
Re: Insultar Banqueiros
Pressão
Pelo que julgo saber, não compete ao Presidente influenciar e interferir na actividade normal dos outros Poderes (Governo,Parlamento,Tribunais) e considero esta pressão constante para a aprovação do orçamento muito próximo do ilegítimo. É um assunto entre o Governo e o Parlamento e estranho muito que ninguém da comunicação social aborde esta questão.Todos sabemos que o PR não deseja nada que perturbe a sua reeleição, mas esse é um assunto que só a ele interessa. As preocupações dos portugueses não passam por saber quem será o próximo Presidente.
Já arranjaste os caminhos em Moncarapacho?
És um imbecil completo!!
Re: És um imbecil completo!!
E confirmas de novo que és um Imbecil!
Já se ouve o rufar dos tambores. Maio de 68...
O actual governo do Estado francês resolveu atacar militarmente instalações fabris onde os operários estavam em greve, um direito outrora reconhecido constitucionalmente. O ataque foi feito por uma força militarizada equipada segundo os métodos de combate das policias normais de choque, inclusivé com helicópteros, contra cidadãos civis desarmados que exerciam um direito legal. É este o panorama actual da Luta de Classes em França. Como outrora. A violência do Estado sobre os cidadãos passou a ser encarada como normal, em nome da defesa de um mundo insustentável. Mas por essa Europa fora todos os povos estão loucos para fazer a guerra em conjunto com os nossos Irmãos em Armas.
Sr.Presidente da Républica
A mágoa que tenho contra si é que quando devia dar um murro em cima da mesa para acabar com esta má governação não o deu, permitindo todo este regabofe e lesando o país.
E mais sabendo o calibre de Sócrates que nunca cumpre com a sua palavra.
Muito benevolente..
Re: Muito benevolente..
Re: Sr.Presidente da Républica
Re: Sr.Presidente da Républica
Re: Sr.Presidente da Républica
Cavaco está a fazer uma boa campanha...
...com os dinheiros públicos.

É meio caminho andado para a vitória.

Mas algo me diz que ele vai perder!!!
Re: Cavaco está a fazer uma boa campanha...
Cavaco tem esperança...
Também eu espero que esta proposta de OE nunca venha a ser aprovada..

Isto de só andarmos á volta dos rótulos e esquecermos a substância é mau..

Será que Cavaco Silva leu a página 212 dessa mesma proposta de OE ?..duvido (ou talvez nem duvide)..

Nessa página está lá (preto no branco) que do OE vão sair mais uns balurdios..uns meros 587,2 milhões de euros para a ASCENDI para reposição da estabilidade financeira da empresa..tadinha da empresa..ver-se-á reforçada em mais 289,6% das verbas recebidas em relação a 2010..

587,2 milhões de euros é mais de metade das expectativas de receita do IVA relacionadas com o aumento desse imposto..

Mas que merda é esta ???!!!..cortam-se salários..deduções em saúde e educação..aumentam-se tributações e impostos para contribuirmos para a estabilidade financeira da ASCENDI ???!!!

E dizem-se socialistas estes mamocratas do PS que nos (des)governam...no entanto preferem subir o IVA..taxar ainda mais os contribuintes e cortar nas despesas da Educação..Saúde e prestações sociais para reforçar a estabilidade financeira de uma empresa privada...

E Cavaco Silva (que deverá ter lido a proposta de OE/2011 e a página 212) afirma que tem esperança que esta proposta seja aprovada..

Esta cambada mamocrática está-se borrifando pró Povo e pró País..querem é mamar..mamar e nós que nos lixemos..

Vêde o que é a ASCENDI http://www.ascendi.pt/gca...

Re: Cavaco tem esperança...(2)
Re: Cavaco tem esperança...(2)
Um engano de 300 milhões..
Re: Um engano de 300 milhões..
Re: Um engano de 300 milhões..
Re: Cavaco tem esperança...
Re: Cavaco tem esperança...
Re: Cavaco tem esperança...
Para uma política com ética...
Nao e compatible com a situacao do país cualquier político no activo acumular reformas com o vencimiento e muito menos os ex presidentes da república continuarem com gabinete, carro topo de gama e motorista...
UM HOMEM DE ESPERANÇA
Cavaco tem esperança na aprovação do orçamento, mas aparece como resignado em relação ao futuro de Portugal e da Europa, defensor que é do sistema tal como existe.
Quando se antecipam futuros com Cavaco, Passos Coelho, Portas e Socrates ou seja com arco do poder capitalista, a imagem não é boa, não é esperançosa, para um País como Portugal. Como o isolamento é impossível e ainda mais negativo a esperança apenas reaparece numa alternativa em primeiro lugar democratica, de esquerda, europeia e pragmaticamente anti-capitalista.
Por estas razões neste momento dificil e negro da história de Portugal, Manuel Alegre, surge como a esperança dum futuro democratico e europeu.
Manuel Alegre vai ser a saída que o povo português vai encontrar para ajudar a ultrapassar , com alguma poesia a crise do capitalismo.
Assim o povo queira, dar-lhe o voto e a força.
Re: UM HOMEM DE ESPERANÇA
Re: UM HOMEM DE ESPERANÇA
Pois é !
Há quem tenha esperança que a "Virgem" apareça em Fátima.
Há quem tenha esperança que lhe saia o Euromilhões.
Há quem tenha esperança que,ainda,possa receber o ordenado no fim deste mês.
Há quem tenha esperança que a reforma lhe chegue até dia 10.
Há quem tenha esperança que um curso lhe sirva para alguma coisa.
Há quem tenha esperança que a esperança lhe dê esperança nalguma coisa.
Eu só tenho esperança que possamos refundar a democracia e uma sociedade com valores,um dia destes.
O que fizestes?
Cavaco lamenta-se mas nada fez para travar a degradação. Discursos e passeios não servem. Era preciso ACÇÃO. Fica agarrado a um papel chamado constituição, e não passa de uma figura decorativa. Portugal precisa de alguém com CORAGEM, VISÃO e DECISÃO. A recandidatura vai ser mais do mesmo.
Re: O que fizestes?
Comentários 93 Comentar

Últimas

Ver mais

Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub