Anterior
Detidos 13 jovens da ETA
Seguinte
Iraque: Al-Jazeera antecipa documentos do WikiLeaks
Página Inicial   >  Atualidade / Arquivo   >  Cavaco Silva ao Expresso: "Tenho esperança que o orçamento seja aprovado"

Cavaco Silva ao Expresso: "Tenho esperança que o orçamento seja aprovado"

Saiba o que pensa o Presidente da República sobre o Orçamento do Estado. Não perca a entrevista exclusiva de Cavaco Silva ao Expresso. (Veja vídeo SIC no fim do texto)
|
Cavaco Silva ao Expresso: 'Tenho esperança que o orçamento seja   aprovado'
 Luiz Carvalho

O Expresso acompanhou o Presidente da República durante quinze dias. Nas duas semanas mais complicadas dos últimos tempos - a da denúncia da crise e a do Orçamento do Estado - que foram também as últimas antes do provável anúncio da sua recandidatura.

Numa entrevista ao Expresso, o Presidente da República aborda a situação atual do país e qual tem sido o seu papel nesta crise. Sobre o Orçamento do Estado, Cavaco Silva diz:

"Tenho esperança que o orçamento seja aprovado. Eu sou homem de esperança. Só posso ter esperança que os partidos percorram um caminho de aproximação para que tenhamos um orçamento."

"Não sei se há alguém em Portugal que goste deste Orçamento. O OE que o país vai ter, assim o espero, é determinado, em boa parte, pelas restrições externas que o país enfrenta. E não vale a pena virmos insultar os banqueiros internacionais, o FMI, que não nos ligam nada. Porque somos nós que precisamos de pedir emprestado a eles, e são eles que decidem."


Não perca hoje na edição impressa do Expresso.





Opinião


Multimédia

Edwin. O rapaz que aprendeu a sonhar

O que Edwin sabia sobre a vida era sobreviver. Na cabeça dele não cabiam sonhos e os dias eram passados à procura de comida para ele e para a mãe e para o irmão. A fome espreitava nos cantos da barraca de palha no Quénia e ele escondia-se dela como podia - chupar as pedras era uma forma de a enganar. Mas a sorte dele mudou porque alguém viu nele outra coisa. E tudo começou numa dança. Agora, os mesmos dedos que agarravam as pedras tocam hoje teclas de um piano Bechstein. E os pés dele já não estão nus mas calçados. Com chuteiras. Primeiro no Benfica, agora no Estoril, o miúdo de 15 anos que fala como gente grande descobriu que tinha um sonho: ser futebolista. Como Drogba.

Em três quartos de hora não se esquece só a idade. "Esquece-se o mundo"

Maria do Céu dá três voltas ao lar sempre que pode. Edviges vai a todos os velórios, faz hidroginástica e sopas de letras. António dá um apoio na Igreja e nos escuteiros. Tudo é uma ajuda para passar os dias quando se tornam todos iguais. No Pinhal Interior Sul, a região mais envelhecida da União Europeia, quase um terço da população tem mais de 65 anos. Os mais velhos ficaram, os mais novos partiram.

Profissão: Sniper

O Expresso foi ver como são selecionados, que armas usam, para que missões estão preparados os snipers da Força de Operações Especiais do Exército. São uma elite dentro da elite. Um pelotão restrito. Anónimo. Treinam diariamente com um único objetivo: eliminar um alvo à primeira, mesmo que esteja a centenas de metros. Humano ou material. Sem dramas morais, dizem.

Xarém com conquilhas

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione com esta nova receita.

O que se passa dentro da cabeça dele

O que leva um tipo a quem iam amputando uma perna a regressar ao sítio onde os ossos se desfizeram, uma e outra vez, e testar os limites do seu corpo? Resposta: a busca pelo salto perfeito, que ele diz existir dentro dele e que ele encontrará mais dia menos dia. É a fé e a confiança que o movem e o levam a pular para lá do que é exigido a um campeão olímpico e mundial que não tem mais nada a provar a ninguém - a não ser a ele próprio. Este é um trabalho que publicámos em agosto de 2014, quando o saltador se preparava para os Europeus e falava das metas que tinha traçado para 2015 e 2016: mostrar que não estava acabado. Sete meses depois, provou-o no Europeu de pista coberta em Praga, onde venceu este fim de semana.

Amadeu, que aprendeu o mundo no campo e tinha o coração na ponta dos dedos

Em Portugal, a dedicação à língua mirandesa tem nome próprio: Amadeu Ferreira, o jurista da CMVM que - quando todos diziam que "era uma loucura impossível" - arranjou tempo para traduzir "Os Lusíadas", a "Mensagem", os quatro Evangelhos da Bíblia e ainda duas aventuras do Asterix para uma língua que pertence a um cantinho do nordeste português e é falada por menos de 15 mil pessoas. No final de 2014 deu ao Expresso aquela que viria a ser a sua última entrevista. Morreu no passado domingo e esta quinta-feira foi lançada a sua biografia, "O fio das lembranças", com quase 800 páginas.

Temos 16 imagens que não explicam o mundo, mas que ajudam a compreendê-lo

O júri do World Press Photo queria dar o prémio maior da edição deste ano (e talvez das edição todas) a uma fotografia com "potencial para se tornar icónica". A primeira imagem desta fotogaleria, por ser "esteticamente poderosa" e "revelar humanidade", é o que o júri procurava. A fotografia de um casal homossexual russo, a grande vencedora, é a primeira de 16 imagens de uma seleção onde há Messi desolado, migrantes em condições indignas no Mediterrâneo, a aflição do ébola, mistérios afins e etc - são os contrastes do mundo.

Vamos falar de sexo. Seis portugueses revelam tudo o que lhes dá prazer na cama

Neste primeiro episódio de uma série que vai durar sete semanas, seis entrevistados falam abertamente sobre aquilo que lhes dá mais satisfação na intimidade. Sexo em grupo, sexo na gravidez, prazer sem orgasmo e melhor sexo após a menopausa são alguns dos temas referidos nos testemunhos desta semana. O psiquiatra Francisco Allen Gomes explica ainda a razão de muitas mulheres fingirem o orgasmo. O Expresso e a SIC falaram com 33 portugueses que deram a cara e o testemunho de como são na cama. Ao longo das próximas sete semanas, contamos-lhe tudo.

Elvis. Gostamos ou não gostamos?

Ele não é consensual, mas é incontornável. Dispunha de penteado majestoso e patilha marota, aparentava olhar matador e pose atrevida. E deixou canções: umas fáceis e outras nem tanto, por vezes previsíveis e às vezes inesperadas, ora gentis ora aceleradas. E ele, Elvis, nasceu em janeiro de 1934 - há precisamente 40 anos, ao oitavo dia. Temos quatro textos sobre o artista: Nicolau Santos, Rui Gustavo, Nicolau Pais e João Cândido da Silva explicam o que apreciam, o que toleram e o que não suportam.

A última viagem do navio indesejado

Construído nos Estaleiros de Viana e pensado para fazer a ligação entre ilhas nos Açores, o Atlântida foi recusado pelo Governo Regional por alegadamente não atingir a velocidade pretendida. Contando com os custos associados à dissolução do contrato, o prejuízo ascendeu a 70 milhões de euros. Foi agora comprado a "preço de saldo", para mudar de nome e ser reconvertido num cruzeiro na Amazónia. Fizemos a última viagem do Atlântida e vamos mostrar-lhe os segredos do navio.

Desfile de vedetas

Saiba tudo sobre os modelos concorrentes ao Carro do Ano 2015/Troféu Essilor Volante de Cristal. Conheça o essencial sobre os 20 automóveis participantes nesta iniciativa, da estética, às características técnicas, do preço ao consumo. A apresentação ficará completa no dia 3 de janeiro.

Tudo o que precisa de saber sobre o ébola. Em dois minutos

Porque é que este está a ser o pior surto da história? Como é que os primeiros sintomas se confundem com os de outras doenças? É possível viajar depois de ter contraído o vírus, sem transmitir a doença? E estamos ou não perto de ter uma vacina? O Expresso procurou as respostas a estas e outras dúvidas sobre o ébola.

Desacelerámos a realidade para observar a euforia da liberdade

Ela, Jacarandá, é algarvia. Ele, Katmandu, é espanhol. São linces e agora experimentam a responsabilidade da liberdade: foram soltos esta terça-feira numa herdade alentejana, próxima de Mértola, eles que saíram de centros de reprodução em cativeiro. Foi inédito: nunca tinha acontecido algo assim em Portugal. Estivemos lá e ensaiámos o slow motion.


Comentários 93 Comentar
ordenar por:
mais votados
Pedir emprestad:e quem paga o empréstimo?
Quem paga o empréstimo é sempre o Povo e, por isso, não chega ter a esperança de que o orçamento seja aprovado.
É preciso mudar de politica, mudar de gestores politicos que ao fim de 5 anos levaram o País à bancarrota.
Gestores politicos,a começar por Sócrates que iludbriou o País,não prestando contas,numa constante fuga para a frente e colocando-nos agora à beira da capitulação e de joelhos perante os donos do capital.
A hora é dificil,mas não chega pedir mais "oração" aos Portugueses.
Cavaco Silva recandidata-se e, agora,também enquanto candidato,espera-se que seja claro na mensagem politica e na análise e avaliação que faz do Governo PS.
Falar claro aos Portugueses: sem rodeios,meias conversas e olhos nos olhos.
Oxalá!
Re: Pedir emprestad:e quem paga o empréstimo?
A pobreza da politica Portuguesa
Re: A pobreza da politica Portuguesa
Re: Pedir emprestad:e quem paga o empréstimo?
Re: Pedir emprestad:e quem paga o empréstimo?
Este senhor!
É um HIPOCRITA, que anda há uns bons 5 MESES a fazer campanha para a presidencia. Mas candidatar-se??? Só para a semana! MUITO HONESTO, SEM DUVIDA!
TAMBÉM FOI ESTE SENHOR QUE MANDOU AS URTIGAS A NOSSA PESCA QUE AGORA TANTO APREGOA, MAIS??? A AGRICULTURA E PARTE DA INDUSTRIA, TAMBÉM FORAM AS URTIGAS NO SEU TEMPO.
HIPOCRITA!

Cumps
Re: Este senhor!..este senhor é um embuste !!!..
Certissimo!!
Re: Certissimo!!
Obrigado!!!
Concordo, mas o problema é que não há ALTERNATIVA
Re: Concordo, mas o problema é que não há ALTERNAT
Re: Concordo, mas o problema é que não há ALTERNAT
Re: Este senhor!
Re: Este senhor!
Re: Este senhor!
Re: Este senhor!
Re: Este senhor!
Re: Este senhor!
Re: Este senhor!
Re: Este senhor!
UM BOM HOMEM
Apesar de o nosso Presidente,Cavaco Silva é um Bom Homem.
Tenho um sincero respeito por ele.é uma figura que sempre teremos saudades,pela sua grande integridade,respeito pelos outros e humildade.
Um Homem sem peneiras,pouco «falador»,mas acho que essa foi sempre a sua grande Arma.
Um bem haja ao Dr.Cavaco Silva.
Isso..sobre Cavaco Silva..é ironia ?..
Re: UM BOM HOMEM
Re: UM BOM HOMEM
Re: UM BOM HOMEM
Re: UM BOM HOMEM
Re: UM BOM HOMEM
Re: UM BOM HOMEM
Cavaco Silva ao Expresso
Este Orçamento faz-me lembrar o D. Sebastião com o cognome o Desejado. Tanto cá dentro como lá fora todos o desejam. Desejo é o que não falta por aí. Deseja o pai que se case a filha, depois deseja ter netos. No entanto o que mais os portugueses neste momento desejam é que o Orçamento passe, desde o mais humilde ao mais alto dignatario da Nação. O povo espera sem ser numa manhã de nevoeiro, que pelomenos uma vez na vida os politicos sejam responsaveis e ponham os interesses do País à frente dos interesses pessoais e do partido. Todos temos a consciência que com ele estamos tramados, mas sem eles ficamos lixados.
Alegre calou-se?
Re: Alegre calou-se?
Re: Cavaco Silva ao Expresso
Cavaco Silva é um dos principais culpados da
situação do País. É só fazermos um esforço de memória e uma análise serena e independente. Sem partidarites...
Agora. Sórates seguiu-lhe as pisadas...
Re: Agora. Sórates seguiu-lhe as pisadas...
É lógico. Passos Coelho está muito mais à direita
Insultar Banqueiros
"E não vale a pena virmos insultar os banqueiros internacionais, o FMI, que não nos ligam nada. Porque somos nós que precisamos de pedir emprestado a eles, e são eles que decidem."

Tem razão Sr Presidente, insultos não.....
mas protestos e critica sim
e branqueamento das responsabilidades de quem decide e de quem é o principal responsável pela crise internacional NÃO.

Neste momento a revolta do povo, embora silenciosa é intensa, porque o mesmo mercado que condiciona dos mais baixos ordenados da união europeia e que é o principal responsável pela crise economica, para resolver os seus problemas pede mais uma vez sacrificios ao povo português e além disso culpa-o de modo implacável pela crise.
Os responsáveis cá dentro são todos os defensores do sistema , incluindo o Sr presidente.
Nem pensar insultar os respnsáveis pela crise
Re: Insultar Banqueiros
Pressão
Pelo que julgo saber, não compete ao Presidente influenciar e interferir na actividade normal dos outros Poderes (Governo,Parlamento,Tribunais) e considero esta pressão constante para a aprovação do orçamento muito próximo do ilegítimo. É um assunto entre o Governo e o Parlamento e estranho muito que ninguém da comunicação social aborde esta questão.Todos sabemos que o PR não deseja nada que perturbe a sua reeleição, mas esse é um assunto que só a ele interessa. As preocupações dos portugueses não passam por saber quem será o próximo Presidente.
Já arranjaste os caminhos em Moncarapacho?
És um imbecil completo!!
Re: És um imbecil completo!!
E confirmas de novo que és um Imbecil!
Já se ouve o rufar dos tambores. Maio de 68...
O actual governo do Estado francês resolveu atacar militarmente instalações fabris onde os operários estavam em greve, um direito outrora reconhecido constitucionalmente. O ataque foi feito por uma força militarizada equipada segundo os métodos de combate das policias normais de choque, inclusivé com helicópteros, contra cidadãos civis desarmados que exerciam um direito legal. É este o panorama actual da Luta de Classes em França. Como outrora. A violência do Estado sobre os cidadãos passou a ser encarada como normal, em nome da defesa de um mundo insustentável. Mas por essa Europa fora todos os povos estão loucos para fazer a guerra em conjunto com os nossos Irmãos em Armas.
Sr.Presidente da Républica
A mágoa que tenho contra si é que quando devia dar um murro em cima da mesa para acabar com esta má governação não o deu, permitindo todo este regabofe e lesando o país.
E mais sabendo o calibre de Sócrates que nunca cumpre com a sua palavra.
Muito benevolente..
Re: Muito benevolente..
Re: Sr.Presidente da Républica
Re: Sr.Presidente da Républica
Re: Sr.Presidente da Républica
Cavaco está a fazer uma boa campanha...
...com os dinheiros públicos.

É meio caminho andado para a vitória.

Mas algo me diz que ele vai perder!!!
Re: Cavaco está a fazer uma boa campanha...
Cavaco tem esperança...
Também eu espero que esta proposta de OE nunca venha a ser aprovada..

Isto de só andarmos á volta dos rótulos e esquecermos a substância é mau..

Será que Cavaco Silva leu a página 212 dessa mesma proposta de OE ?..duvido (ou talvez nem duvide)..

Nessa página está lá (preto no branco) que do OE vão sair mais uns balurdios..uns meros 587,2 milhões de euros para a ASCENDI para reposição da estabilidade financeira da empresa..tadinha da empresa..ver-se-á reforçada em mais 289,6% das verbas recebidas em relação a 2010..

587,2 milhões de euros é mais de metade das expectativas de receita do IVA relacionadas com o aumento desse imposto..

Mas que merda é esta ???!!!..cortam-se salários..deduções em saúde e educação..aumentam-se tributações e impostos para contribuirmos para a estabilidade financeira da ASCENDI ???!!!

E dizem-se socialistas estes mamocratas do PS que nos (des)governam...no entanto preferem subir o IVA..taxar ainda mais os contribuintes e cortar nas despesas da Educação..Saúde e prestações sociais para reforçar a estabilidade financeira de uma empresa privada...

E Cavaco Silva (que deverá ter lido a proposta de OE/2011 e a página 212) afirma que tem esperança que esta proposta seja aprovada..

Esta cambada mamocrática está-se borrifando pró Povo e pró País..querem é mamar..mamar e nós que nos lixemos..

Vêde o que é a ASCENDI http://www.ascendi.pt/gca...

Re: Cavaco tem esperança...(2)
Re: Cavaco tem esperança...(2)
Um engano de 300 milhões..
Re: Um engano de 300 milhões..
Re: Um engano de 300 milhões..
Re: Cavaco tem esperança...
Re: Cavaco tem esperança...
Re: Cavaco tem esperança...
Para uma política com ética...
Nao e compatible com a situacao do país cualquier político no activo acumular reformas com o vencimiento e muito menos os ex presidentes da república continuarem com gabinete, carro topo de gama e motorista...
UM HOMEM DE ESPERANÇA
Cavaco tem esperança na aprovação do orçamento, mas aparece como resignado em relação ao futuro de Portugal e da Europa, defensor que é do sistema tal como existe.
Quando se antecipam futuros com Cavaco, Passos Coelho, Portas e Socrates ou seja com arco do poder capitalista, a imagem não é boa, não é esperançosa, para um País como Portugal. Como o isolamento é impossível e ainda mais negativo a esperança apenas reaparece numa alternativa em primeiro lugar democratica, de esquerda, europeia e pragmaticamente anti-capitalista.
Por estas razões neste momento dificil e negro da história de Portugal, Manuel Alegre, surge como a esperança dum futuro democratico e europeu.
Manuel Alegre vai ser a saída que o povo português vai encontrar para ajudar a ultrapassar , com alguma poesia a crise do capitalismo.
Assim o povo queira, dar-lhe o voto e a força.
Re: UM HOMEM DE ESPERANÇA
Re: UM HOMEM DE ESPERANÇA
Pois é !
Há quem tenha esperança que a "Virgem" apareça em Fátima.
Há quem tenha esperança que lhe saia o Euromilhões.
Há quem tenha esperança que,ainda,possa receber o ordenado no fim deste mês.
Há quem tenha esperança que a reforma lhe chegue até dia 10.
Há quem tenha esperança que um curso lhe sirva para alguma coisa.
Há quem tenha esperança que a esperança lhe dê esperança nalguma coisa.
Eu só tenho esperança que possamos refundar a democracia e uma sociedade com valores,um dia destes.
O que fizestes?
Cavaco lamenta-se mas nada fez para travar a degradação. Discursos e passeios não servem. Era preciso ACÇÃO. Fica agarrado a um papel chamado constituição, e não passa de uma figura decorativa. Portugal precisa de alguém com CORAGEM, VISÃO e DECISÃO. A recandidatura vai ser mais do mesmo.
Re: O que fizestes?
Comentários 93 Comentar

Últimas

Ver mais
Receba a nova Newsletter
Ver Exemplo

Pub