25 de abril de 2014 às 2:49
Página Inicial  ⁄  Economia  ⁄  Cavaco questiona portagens nas SCUT

Cavaco questiona portagens nas SCUT

O Presidente da República, Cavaco Silva pediu esclarecimentos ao Governo sobre diploma que visa introduzir portagens nas SCUT.

O Presidente da República, Cavaco Silva, informou hoje que pediu esclarecimentos ao Governo sobre o diploma que visa a introdução de portagens nas SCUT.

"O projeto de diploma em causa deu entrada na Presidência da República no dia 20 de outubro. A Casa Civil procedeu, de imediato, à sua análise jurídica e económica. Ontem, dia 2 de novembro, foram solicitados ao Governo esclarecimentos sobre o diploma, aguardando-se a resposta.

Nos termos constitucionais, o Presidente da República dispõe de 40 dias para a decisão de promulgação", lê-se num comunicado divulgado hoje por Belém na sua página na Internet.

Assim, o chefe de Estado terá até ao final de novembro para decidir sobre a promulgação ou não do diploma que pretende introduzir portagens nas SCUT.

Em causa, neste diploma do Governo, está a a introdução de portagens nas SCUT (autoestradas sem custos para o utilizador) do Algarve, da Beira Interior, do Interior Norte e da Beira Litoral/Beira Alta, que o ministro da Economia anunciou que seria concretizada até ao final de outubro, o que, contudo, acabou por não se concretizar.

O início da cobrança das portagens nestas quatro concessões (A22, A23, A24 e A25) chegou a estar previsto para 15 de abril, mas o anterior Governo suspendeu a medida por considerar, com base num parecer jurídico, que seria inconstitucional um Executivo de gestão aprovar um decreto-lei para introduzir novas portagens, o respetivo regime de isenções e descontos. 

Comentários 41 Comentar
ordenar por:
mais votados ▼
Cavaco questiona portagens nas SCUT
Mais uma cavacada a tentar passar pelos intervalos da chuva sem se molhar, mas isto de agradar a Gregos e Romanos nem sempre dá bom resultado e é bem capaz de se queimar. O PSD fez a vida negra ao PS na altura, agora é bem capaz de estar a tomar o veneno que fabricou. É bem verdade que quem espalha ventos se arrisca a colher tempestades.
Gregos e romanos Ver comentário
Re: Gregos e romanos Ver comentário
Esses senhor deveria estar calado...

Esses senhor deveria estar calado... Mas não consegue conter a língua dentro da boca...

Esse senhor, chamado Cavaco, juntamente com o Sócrates foram os dois maiores responsáveis pela atual situação de Portugal... Um começou o outro acabou a terrivel obra que é a falência de Portugal.
Re: Esses senhor deveria estar calado... Ver comentário
Re: Esses senhor deveria estar calado... Ver comentário
Re: Esses senhor deveria estar calado... Ver comentário
Re: Esses senhor deveria estar calado... Ver comentário
Re: Esses senhor deveria estar calado... Ver comentário
Re: Esses senhor deveria estar calado... Ver comentário
Re: Esses senhor deveria estar calado... Ver comentário
Cavaco: Não será melhor ler uns livros aos netos?
Cavaco já nada interessa à maioria que o apoiou no primeiro mandato.

A frustração é colectiva...

Ele pode dizer as mais belas palavras que já não motiva ninguém!
Re: Cavaco: Não será melhor ler uns livros aos net Ver comentário
Re: Cavaco: Não será melhor ler uns livros aos net Ver comentário
Re: Cavaco: Não será melhor ler uns livros aos net Ver comentário
Re: Cavaco: Não será melhor ler uns livros aos net Ver comentário
Este senhor
Leva a vida a mandar "bitates" e nunca faz nada em concreto! Isto de agradar a deus e ao diabo ao mesmo tempo é extremamente perigoso... Esta o rabinho a arder??? Bem feito! Tome medidas concretas, tem poderes para isso, experimente vetar qualquer coisa... Já sei não tem "tomates" para tal. Uma fantochada!!!

Cumps
Duvidas????
Não teve duvidas quando o governo impos portagens nas scuts do Norte. Não teve duvidas quando nos foi imposto um custo de 0,10€/km na A41. E agora, como implica a scut do Allgarva, tem duvidas???
Portou-se rasoávelmente como primeiro ministro. Mais ou menos no primeiro mandato. Mas no segundo e na boa tradição do Mário e do Jorge, está a "escavacar" tudo. Sinceramente, nunca me senti tão enganado por um politico!! E ainda lhe vou pagar uma reforma principesca depois de tanta merda feita.
Pelo menos lhe posso agradecer pelo facto de ficar vacinado com eleições e nunca mais ir votar.
Cavaco/Sócrates
Nomes que vão ficar na história do país pelos piores motivos.
Mas se é inconstitucional porque estão a cobrar?
PORTAGENS?!
Só agora?! Quando é que vai falar sobre os brutais cortes nos salários? E sobre o aumento de horas de trabalho em troca de nada? E sobre a diminuição das indemnizações por despedimento? E sobre a diminuição dos dias de férias?

Ai, espera, deve ser porque a Mariazinha tem de fazer viagens de carro, passando pelas SCUT...
Re: PORTAGENS?! Ver comentário
Re: PORTAGENS?! Ver comentário
Presidente Ambivalente
Será que o Sr. Silva entende que um dia pode ser presidente de todos os Portugueses e aprovar as portagens nas SCUTS do norte e no dia seguinte ser o Presidente de todos os Algarvios e vetar a introdução de portagens nas SCUTS que não se localizam no norte?
É assim mesmo!
Tenho um grande respeito e admiração pelo nosso Presidente da República.
Muitas vezes me questiono,porque não levanta a sua voz mais vezes,em tantas coisas erradas de leis absurdas.
É preciso estar ao lado do povo,porque sem ele...não há governo!

Cumprimentos cordiais a Cavaco Silva.
Re: É assim mesmo! Ver comentário
Re: É assim mesmo! Ver comentário
NAS FÉRIAS O NOSSO PR VAI PAGAR PORTAGENS?
CLARO QUE NÃO!
Quando for para a sua casa de férias na Praia da Coelha no Algarve, que já antes deu que falar quanto a uma permuta mal esclarecida feita à empresa Constralmada - Sociedade de Construções, Lda. O proprietário desta empresa é o saudoso amigo de Cavaco Silva, o Sr. Fernando Fantasia que integra a Sociedade Lusa de Negócios/BPN. A mesma das famosas acções muito bem compradas e melhor ainda vendidas. O mesmo banco que foi nacionalizado por 8 mil milhões de euros, mais de 10% do empréstimos que estamos a pagar à TROIKA. Este banco acabou por ser vendido por 40 milhões de euros ao Banco Bic Angolano! Ficaram os Portugueses a pagar o remanescente de 7.96 mil milhões, correspondentes a todos estes negócios no mínimo estranhos.
Dados retirados de "www.dnoticias.pt" e "www.http://tvnet.sapo.pt/".
Re: NAS FÉRIAS O NOSSO PR VAI PAGAR PORTAGENS? Ver comentário
A25
Eu que apanho a A25 frequentemente, estav convencida que já pagava portagens (pelo menos, de Aveiro para o Porto, desde que ela é a pagar, as viagens têm saído bem caras...) Será que estou enganada?
Engraçado que quando no Norte as puseram a pagar, nem piu houve (e o 1º ministro não era do "bordo" dele), mas para o Sul a história é outra. Não que eu não esteja de acordo com ele no que diz respeito de essas portagens não passarem, mas há que não esquecer as outras que JÁ ESTÃO...
Re: A25 Ver comentário
Inconstitucionalidade ?...
Este Presidente, como já está no último mandato da sua vida, parace-me que já não diz coisa com coisa. Ou isto é apenas para mandar areia para o cidadão ou então dá uma no carvo outra na ferradura.
Disse ele que estava a par da situação em que Portugal se encontrava, que era de bancarrota, mas vem agora com artes mágicas a tirar de vez em quando um "coelhinho" da cartola...
É o Portugal que temos. Políticos que apenas foram para a função pública para enriquecerm ilicitamente, viver à grande e à francesa e ter reformas milionárias, cozinhadas por eles próprios...
Re: Inconstitucionalidade ?... Ver comentário
Cala-ivos velhos do Restelo
Não foram votar, não se abesteram então agora não chorem sobre leite derramado.
Aguentem mais 3 anos e meio e quando forem chamados cumpram o vosso dever e então veremos com que percentagem eles são eleitos.

Calem-se velhos do Restelo

CUMP
PESSOA, O POETA E O CAVACO
Cavaco é um fingidor. Fingindo que toma conta do povo, finge que com ele se preocupa e finge tão completamente que chega a parecer que é verdade o fingir que deveras sente. Responsável pelo melhor e o pior que no país existe, finge que avisou da desgraça enquanto tolerou os que o rodeavam fingindo ignorar torpes abusos. Hoje finge nada ter a ver com o passado esperando que o povo o possa tolerar (e perdoar) mais tarde quando, velho e gasto, já não precisar de fingir tão completamente. Por enquanto vai, com o seu fingimento, fingindo que dá uma no PS e outra no PSD que é como quem diz, fingindo uma no cravo e outra na ferradura.
E sem presidir, como é sua obrigação, a este país a fingir...
PESSOA, O POETA E O CAVACO e o JOÃOAVIADOR...
Caro Joaoaviador,

subscrevo as suas palavras e acrescentarei que o "nosso!?" Presidente da Republica, para alem de "FINGIDOR" é um FALSO BEATO...
É um COITADINHO, que promulga as leis mas... "não concorda com muitas delas", se pudesse deitava-as para o lixo... mas como ele FINGE que é DEMOCRATA tem de as promulgar...Depois colabora nesta bagunça das SCUTs, que já PROMULGOU as do norte e centro e agora tem DÚVIDAS??
Por amor de quem? dos amigos Algarvios? da familia de Boliqueime?
Até o mais acérrimo atacante do PS (lambe cinzeiros), presidente da CMF, que era contra agora passou a ser a FAVOR DE PAGAR NA VIA DO INFANTE...
E se o Sr. PR não promulgar o que faz o PSD? e quem paga a despesa que foi feita lá na Via do Infante para os pórticos quem os paga? é ele com o dinheiro que ganhou nas acções do BPN e que agora todos nós temos que pagar??? ou será a filha que ainda meteu mais ao bolso?
Triste sina a nossa em que nem o PR sai da politica "com as mãos limpas" tal como diz o "nosso?!" Cardeal...

Alguns dizem que a via do infante já está paga!!!??? então e a PONTE 25 DE ABRIL ???? já está mais que repaga... mas tem de ser mantida, conservada, segura, e nós não continuamos a pagar cada vez que lá passamos???

Cumpts
PUBLICIDADE
Expresso nas Redes
Pub