41
Anterior
"Não é possível sair do euro sem sair da UE"
Seguinte
G-20: Rússia concentra atenções na segurança financeira e energética
Página Inicial   >  Economia  >   Cavaco questiona portagens nas SCUT

Cavaco questiona portagens nas SCUT

O Presidente da República, Cavaco Silva pediu esclarecimentos ao Governo sobre diploma que visa introduzir portagens nas SCUT.

O Presidente da República, Cavaco Silva, informou hoje que pediu esclarecimentos ao Governo sobre o diploma que visa a introdução de portagens nas SCUT.

"O projeto de diploma em causa deu entrada na Presidência da República no dia 20 de outubro. A Casa Civil procedeu, de imediato, à sua análise jurídica e económica. Ontem, dia 2 de novembro, foram solicitados ao Governo esclarecimentos sobre o diploma, aguardando-se a resposta.

Nos termos constitucionais, o Presidente da República dispõe de 40 dias para a decisão de promulgação", lê-se num comunicado divulgado hoje por Belém na sua página na Internet.

Assim, o chefe de Estado terá até ao final de novembro para decidir sobre a promulgação ou não do diploma que pretende introduzir portagens nas SCUT.

Em causa, neste diploma do Governo, está a a introdução de portagens nas SCUT (autoestradas sem custos para o utilizador) do Algarve, da Beira Interior, do Interior Norte e da Beira Litoral/Beira Alta, que o ministro da Economia anunciou que seria concretizada até ao final de outubro, o que, contudo, acabou por não se concretizar.

O início da cobrança das portagens nestas quatro concessões (A22, A23, A24 e A25) chegou a estar previsto para 15 de abril, mas o anterior Governo suspendeu a medida por considerar, com base num parecer jurídico, que seria inconstitucional um Executivo de gestão aprovar um decreto-lei para introduzir novas portagens, o respetivo regime de isenções e descontos. 


Opinião


Multimédia

Tudo o que precisa de saber sobre o ébola, em dois minutos

Porque é que este está a ser o pior surto da história? Como é que os primeiros sintomas se confundem com os de outras doenças? É possível viajar depois de ter contraído o vírus, sem transmitir a doença? E estamos ou não perto de ter uma vacina? O Expresso procurou as respostas a estas e outras dúvidas sobre o ébola.

Vai pagar mais ou menos IRS? Veja as simulações

Reforma do imposto protege quem tem dependentes a cargo, mas pode penalizar os restantes contribuintes. Função pública e pensionistas vão ter mais dinheiro disponível. Veja simulações para vários casos.

Costeletas de borrego com migas de castanhas

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

A última viagem do navio indesejado

Construído nos Estaleiros de Viana e pensado para fazer a ligação entre ilhas nos Açores, o Atlântida foi recusado pelo Governo Regional por alegadamente não atingir a velocidade pretendida. Contando com os custos associados à dissolução do contrato, o prejuízo ascendeu a 70 milhões de euros. Foi agora comprado a "preço de saldo", para mudar de nome e ser reconvertido num cruzeiro na Amazónia. Fizemos a última viagem do Atlântida e vamos mostrar-lhe os segredos do navio.

Strogonoff de peixe espada preto

Faz agora cinco anos que o Chefe Tiger, especialista em pratos de confeção acessível e com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, começou esta aventura gastronómica. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Caril de banana

Faz agora cinco anos que o Chefe Tiger, especialista em pratos de confeção acessível e com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, começou esta aventura gastronómica. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Tem três minutinhos? Vamos explicar-lhe o que muda no orçamento de 350 mil portugueses (e no de muitas empresas)

O novo salário mínimo entrou em vigor. São mais €20 brutos para cerca de 350 mil portugueses (números do Ministério da Segurança Social, porque os sindicatos falam em 500 mil trabalhadores). Mudou o valor, mas também os descontos que as empresas fazem para a Segurança Social. Porque se trata de uma medida que afeta a vida de muitos portugueses, queremos explicar o que se perde e o que se ganha, o que se altera e o que se mantém.

Cantaril com risotto de espargos

Faz agora cinco anos que o Chefe Tiger, especialista em pratos de confeção acessível e com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, começou esta aventura gastronómica. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Music fighter: temos Marco Paulo e Bruno Nogueira numa batalha épica

Está preparado para um dos encontros mais improváveis na história da música portuguesa? O humorista Bruno Nogueira e a cantora Manuela Azevedo, dos Clã, pegaram em várias músicas consideradas "pimba" - daquelas que ninguém admite ouvir mas que, no fundo, todos vão dançar assim que começam a tocar - e deram-lhe novos arranjos, num projeto que chegou aos coliseus de Lisboa e do Porto.  "Ninguém, ninguém", de Marco Paulo, tem possivelmente a introdução mais acelerada e frenética do panorama musical português. Mas, no frente-a-frente, quem é o mais rápido? Vai um tira-teimas à antiga?

Dez verdades assustadoras sobre filmes de terror

Este vídeo é como o monstro de "Frankenstein": ganhou vida graças à colagem de partes de alguns dos filmes mais aterrorizantes de sempre. Com uma ratazana mutante e os organizadores do festival de cinema de terror MotelX pelo meio. O Expresso foi à procura das razões que explicam o fascínio pelo terror, com muito sangue (feito de corante alimentar) à mistura. 

A paixão do vinil

Se para muitos o vinil é apenas uma moda que faz parte da cultura do revivalismo vintage, para outros ver o disco girar nunca deixou de ser algo habitual.

Portugal foi herdado, comprado ou conquistado?

Era agosto em Lisboa e, às portas de Alcântara, milhares de homens lutavam por dois reis, participando numa batalha decisiva para os espanhóis e ainda hoje maldita. Aconteceu em agosto de 1580. Mais de 400 anos depois, o Expresso deu-lhe vida, fazendo uma reconstituição do confronto através do recorte e animação digital de uma gravura anónima da época.

O Maradona dos bancos centrais

Dizer que Mario Draghi está a ser uma espécie de Maradona dos bancos centrais pode parecer estranho. Mas não é exagerado. Os jornalistas João Silvestre e Jorge Nascimento Rodrigues explicaram porquê num conjunto de artigos publicado no Expresso em Novembro de 2013 e que venceu em junho deste ano o prémio de jornalismo económico do Santander e da Universidade Nova. O trabalho observa ainda o desempenho de Ben Bernanke no combate à crise, revisita a situação em Portugal e arrisca um ranking dos 25 principais governadores de bancos centrais. Republicamos os artigos num formato especial desenvolvido para a web.

Com Deus na alma e o diabo no corpo

Quem os vê de fora pode pensar que estão possuídos. Eles preferem sublinhar o lado espiritual e terapêutico desta dança - chamam-lhe "krump" e nasceu nos bairros pobres dos Estados Unidos. De Los Angeles para Chelas, em Lisboa, já ajudou a tirar jovens do crime. Ligue o som bem alto e entre com o Expresso no bairro. E faça o teste: veja se consegue ficar quieto.

O Cabo da Roca depois da tragédia que matou casal polaco

Os turistas portugueses e estrangeiros que visitam o Cabo da Roca, em Sintra, continuam a desafiar a vida nas falésias, mesmo depois da tragédia que resultou na morte de um casal polaco, cujos filhos menores estavam também no local. Durante a visita do Expresso, um segurança tentou alertar os turistas para o perigo e refere a morte do casal polaco. O apelo não teve grande efeito. Veja as imagens.


Comentários 41 Comentar
ordenar por:
mais votados
Cavaco questiona portagens nas SCUT
Mais uma cavacada a tentar passar pelos intervalos da chuva sem se molhar, mas isto de agradar a Gregos e Romanos nem sempre dá bom resultado e é bem capaz de se queimar. O PSD fez a vida negra ao PS na altura, agora é bem capaz de estar a tomar o veneno que fabricou. É bem verdade que quem espalha ventos se arrisca a colher tempestades.
Gregos e romanos
Re: Gregos e romanos
Esses senhor deveria estar calado...

Esses senhor deveria estar calado... Mas não consegue conter a língua dentro da boca...

Esse senhor, chamado Cavaco, juntamente com o Sócrates foram os dois maiores responsáveis pela atual situação de Portugal... Um começou o outro acabou a terrivel obra que é a falência de Portugal.
Re: Esses senhor deveria estar calado...
Re: Esses senhor deveria estar calado...
Re: Esses senhor deveria estar calado...
Re: Esses senhor deveria estar calado...
Re: Esses senhor deveria estar calado...
Re: Esses senhor deveria estar calado...
Re: Esses senhor deveria estar calado...
Cavaco: Não será melhor ler uns livros aos netos?
Cavaco já nada interessa à maioria que o apoiou no primeiro mandato.

A frustração é colectiva...

Ele pode dizer as mais belas palavras que já não motiva ninguém!
Re: Cavaco: Não será melhor ler uns livros aos net
Re: Cavaco: Não será melhor ler uns livros aos net
Re: Cavaco: Não será melhor ler uns livros aos net
Re: Cavaco: Não será melhor ler uns livros aos net
Este senhor
Leva a vida a mandar "bitates" e nunca faz nada em concreto! Isto de agradar a deus e ao diabo ao mesmo tempo é extremamente perigoso... Esta o rabinho a arder??? Bem feito! Tome medidas concretas, tem poderes para isso, experimente vetar qualquer coisa... Já sei não tem "tomates" para tal. Uma fantochada!!!

Cumps
Duvidas????
Não teve duvidas quando o governo impos portagens nas scuts do Norte. Não teve duvidas quando nos foi imposto um custo de 0,10€/km na A41. E agora, como implica a scut do Allgarva, tem duvidas???
Portou-se rasoávelmente como primeiro ministro. Mais ou menos no primeiro mandato. Mas no segundo e na boa tradição do Mário e do Jorge, está a "escavacar" tudo. Sinceramente, nunca me senti tão enganado por um politico!! E ainda lhe vou pagar uma reforma principesca depois de tanta merda feita.
Pelo menos lhe posso agradecer pelo facto de ficar vacinado com eleições e nunca mais ir votar.
Cavaco/Sócrates
Nomes que vão ficar na história do país pelos piores motivos.
Mas se é inconstitucional porque estão a cobrar?
PORTAGENS?!
Só agora?! Quando é que vai falar sobre os brutais cortes nos salários? E sobre o aumento de horas de trabalho em troca de nada? E sobre a diminuição das indemnizações por despedimento? E sobre a diminuição dos dias de férias?

Ai, espera, deve ser porque a Mariazinha tem de fazer viagens de carro, passando pelas SCUT...
Re: PORTAGENS?!
Re: PORTAGENS?!
Presidente Ambivalente
Será que o Sr. Silva entende que um dia pode ser presidente de todos os Portugueses e aprovar as portagens nas SCUTS do norte e no dia seguinte ser o Presidente de todos os Algarvios e vetar a introdução de portagens nas SCUTS que não se localizam no norte?
É assim mesmo!
Tenho um grande respeito e admiração pelo nosso Presidente da República.
Muitas vezes me questiono,porque não levanta a sua voz mais vezes,em tantas coisas erradas de leis absurdas.
É preciso estar ao lado do povo,porque sem ele...não há governo!

Cumprimentos cordiais a Cavaco Silva.
Re: É assim mesmo!
Re: É assim mesmo!
NAS FÉRIAS O NOSSO PR VAI PAGAR PORTAGENS?
CLARO QUE NÃO!
Quando for para a sua casa de férias na Praia da Coelha no Algarve, que já antes deu que falar quanto a uma permuta mal esclarecida feita à empresa Constralmada - Sociedade de Construções, Lda. O proprietário desta empresa é o saudoso amigo de Cavaco Silva, o Sr. Fernando Fantasia que integra a Sociedade Lusa de Negócios/BPN. A mesma das famosas acções muito bem compradas e melhor ainda vendidas. O mesmo banco que foi nacionalizado por 8 mil milhões de euros, mais de 10% do empréstimos que estamos a pagar à TROIKA. Este banco acabou por ser vendido por 40 milhões de euros ao Banco Bic Angolano! Ficaram os Portugueses a pagar o remanescente de 7.96 mil milhões, correspondentes a todos estes negócios no mínimo estranhos.
Dados retirados de "www.dnoticias.pt" e "www.http://tvnet.sapo.pt/".
Re: NAS FÉRIAS O NOSSO PR VAI PAGAR PORTAGENS?
A25
Eu que apanho a A25 frequentemente, estav convencida que já pagava portagens (pelo menos, de Aveiro para o Porto, desde que ela é a pagar, as viagens têm saído bem caras...) Será que estou enganada?
Engraçado que quando no Norte as puseram a pagar, nem piu houve (e o 1º ministro não era do "bordo" dele), mas para o Sul a história é outra. Não que eu não esteja de acordo com ele no que diz respeito de essas portagens não passarem, mas há que não esquecer as outras que JÁ ESTÃO...
Re: A25
Inconstitucionalidade ?...
Este Presidente, como já está no último mandato da sua vida, parace-me que já não diz coisa com coisa. Ou isto é apenas para mandar areia para o cidadão ou então dá uma no carvo outra na ferradura.
Disse ele que estava a par da situação em que Portugal se encontrava, que era de bancarrota, mas vem agora com artes mágicas a tirar de vez em quando um "coelhinho" da cartola...
É o Portugal que temos. Políticos que apenas foram para a função pública para enriquecerm ilicitamente, viver à grande e à francesa e ter reformas milionárias, cozinhadas por eles próprios...
Re: Inconstitucionalidade ?...
Cala-ivos velhos do Restelo
Não foram votar, não se abesteram então agora não chorem sobre leite derramado.
Aguentem mais 3 anos e meio e quando forem chamados cumpram o vosso dever e então veremos com que percentagem eles são eleitos.

Calem-se velhos do Restelo

CUMP
PESSOA, O POETA E O CAVACO
Cavaco é um fingidor. Fingindo que toma conta do povo, finge que com ele se preocupa e finge tão completamente que chega a parecer que é verdade o fingir que deveras sente. Responsável pelo melhor e o pior que no país existe, finge que avisou da desgraça enquanto tolerou os que o rodeavam fingindo ignorar torpes abusos. Hoje finge nada ter a ver com o passado esperando que o povo o possa tolerar (e perdoar) mais tarde quando, velho e gasto, já não precisar de fingir tão completamente. Por enquanto vai, com o seu fingimento, fingindo que dá uma no PS e outra no PSD que é como quem diz, fingindo uma no cravo e outra na ferradura.
E sem presidir, como é sua obrigação, a este país a fingir...
PESSOA, O POETA E O CAVACO e o JOÃOAVIADOR...
Caro Joaoaviador,

subscrevo as suas palavras e acrescentarei que o "nosso!?" Presidente da Republica, para alem de "FINGIDOR" é um FALSO BEATO...
É um COITADINHO, que promulga as leis mas... "não concorda com muitas delas", se pudesse deitava-as para o lixo... mas como ele FINGE que é DEMOCRATA tem de as promulgar...Depois colabora nesta bagunça das SCUTs, que já PROMULGOU as do norte e centro e agora tem DÚVIDAS??
Por amor de quem? dos amigos Algarvios? da familia de Boliqueime?
Até o mais acérrimo atacante do PS (lambe cinzeiros), presidente da CMF, que era contra agora passou a ser a FAVOR DE PAGAR NA VIA DO INFANTE...
E se o Sr. PR não promulgar o que faz o PSD? e quem paga a despesa que foi feita lá na Via do Infante para os pórticos quem os paga? é ele com o dinheiro que ganhou nas acções do BPN e que agora todos nós temos que pagar??? ou será a filha que ainda meteu mais ao bolso?
Triste sina a nossa em que nem o PR sai da politica "com as mãos limpas" tal como diz o "nosso?!" Cardeal...

Alguns dizem que a via do infante já está paga!!!??? então e a PONTE 25 DE ABRIL ???? já está mais que repaga... mas tem de ser mantida, conservada, segura, e nós não continuamos a pagar cada vez que lá passamos???

Cumpts
Comentários 41 Comentar

Últimas


Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub