24/05/2012 atualizado às 12:07
Página Inicial » Atualidade » Cavaco criticado por biógrafo de Salgueiro Maia

Cavaco criticado por biógrafo de Salgueiro Maia

Para António Sousa Duarte, a homenagem hoje feita pelo Presidente da República ao capitão de Abril é "justa", mas "tímida, envergonhada, discreta e muito fugaz", sendo ainda "um erro em cima de outro erro", ou seja, "um duplo erro". (Veja vídeo no fim do texto)

18:16 Quarta feira, 10 de junho de 2009

O investigador António Sousa Duarte critica o Presidente da República por ter homenageado Salgueiro Maia , 20 anos depois de, enquanto primeiro-ministro, lhe ter recusado uma pensão, considerando que a homenagem de hoje é "envergonhada, tímida e sem chama".

Para António Sousa Duarte - autor de uma biografia sobre aquele capitão de Abril, intitulada "Salgueiro Maia - Um homem da Liberdade" -, a homenagem desta manhã é "justa", mas "tímida, envergonhada, discreta e muito fugaz", sendo ainda "um erro em cima de outro erro", ou seja, "um duplo erro". 

Em declarações à agência Lusa, António Sousa Duarte considera que embora não se pedisse hoje ao Presidente da República que fizesse um "pedido de desculpa" em relação ao que fez há 20 anos, ter-lhe-ia "bastado, com humildade, dizer que, em circunstâncias análogas, não faria o que fez há 20 anos". 

Para o investigador, a homenagem de hoje do Presidente é a "assumpção" e o "reconhecimento" de "um erro". 

O autor da biografia de Salgueiro Maia afirma que "de homenagens póstumas está Salgueiro Maia farto". Considera também que a iniciativa de hoje do PR foi "tenuamente anestesiada", o que "prova" que "continua tudo como dantes".

Em 1988, o então primeiro-ministro Cavaco Silva recusou atribuir a Salgueiro Maia uma pensão, que tinha sido pedida pelo capitão de Abril pelos "serviços excepcionais e relevantes prestados ao país" devido à sua participação no 25 de Abril, para a qual nunca obteve resposta, segundo declarações da viúva do militar. 

Aliás, a opinião de António Sousa Duarte contrasta com a da viúva do capitão de Abril, Natércia Salgueiro Maia, que em declarações ao jornal

"Público" relativiza a controvérsia da não atribuição de pensão ao marido. Natércia Salgueiro Maia afirmou ao jornal diário que não seria "altura para entrar em polémicas". 

A recusa ou a falta de resposta ao pedido de Salgueiro Maia só vieram a público três anos depois, quando Cavaco Silva concordou com a atribuição de pensões a dois ex-inspectores da PIDE, um dos quais estivera envolvido nos disparos sobre a multidão concentrada à porta da sede daquela polícia política. 

Só em 1995, já com António Guterres como primeiro-ministro, Salgueiro Maia viria a receber, a título póstumo, uma "pensão de sangue". 


Faça login pelo Facebook e comente este artigo!
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
ordenar por:
mais votados ▼
Quem não chora não mama...
ajotaef (seguir utilizador), 3 pontos (Interessante), 22:47 | Quarta feira, 10 de junho de 2009
E Salgueiro Maia é daqueles homens que não choram mesmo quando estão a morrer e que cumprem o seu dever cívico e vão-se embora enquanto outros ficam no palco a fazer as palhaçadas e as tragicomedias de que o povo gosta!
Muitos portugueses foram e são como S.M. Os verdadeiros herois são anónimos!
A não atribuição da pensaão a S. M. é uma das muitas malhas que o império tece. Historias tristes de que está cheio o pós 25 de Abril. Como a de S. M. deve haver milhares!
Camões foi um destes casos de heróis que a história só reconheceu quando começou a dar vantagem política com a restauração. A história ainda é feito pelos vencedores apenas para legitimação do poder que os herois fundadores conqueistaram e poucas vezes conseguiram guardar para si, sobretudo quando foram herois fundadores da liberdade!
 
 Regras da comunidade
DEMAGOGIA - RESPOSTA...!!!
4 DE DEZEMBRO (seguir utilizador), 3 pontos (Bem Escrito), 6:47 | Quinta feira, 11 de junho de 2009
Dado que foram aqui feitos comentários à minha escrita, todos no mesmo sentido, permitam-me responder desta forma.

Quando aqui escrevo, faço-o sinceramente e assente nas minhas convicções.

Em primeiro lugar é necessário distinguir o cargo de Primeiro Ministro e do Presidente da República.

Como Primeiro Ministro, Cavaco Silva recusou uma excepção, o que, foi ao encontro da forma de ser do próprio Salgueiro Maia. Outros há que sempre viveram à custa das excepções, e, invariavelmente, sabemos no que deu.

Como Presidente da República, Cavaco cumpriu aquilo que é protocolar nestas ocasiões. Homenageou um herói de Abril.

Os mentecaptos de esquerda, habituados à dependência do Estado, unem-se em defesa de mordomias alheias na buscas das suas próprias. Salgueiro Maia, também nisso, distinguiu-se de muitos parasitas que vivem à custa do orçamento.

Quanto ao resto dos adjectivos, talvez sejam fruto de uma compreensão lenta.
 
 Regras da comunidade
    Re: DEMAGOGIA - RESPOSTA...!!!    Ver comentário
affc (seguir utilizador), 1 ponto , 10:44 | Quinta feira, 11 de junho de 2009
    Re: DEMAGOGIA - RESPOSTA...!!!    Ver comentário
ilumimado (seguir utilizador), 1 ponto , 11:41 | Quinta feira, 11 de junho de 2009
    Re: DEMAGOGIA - RESPOSTA...!!!    Ver comentário
emlisboa (seguir utilizador), 1 ponto , 12:54 | Quinta feira, 11 de junho de 2009
    Re: DEMAGOGIA - RESPOSTA...!!!    Ver comentário
philipe47 (seguir utilizador), 1 ponto , 2:21 | Sexta feira, 12 de junho de 2009
    parasitas? enxergue-se homem!    Ver comentário
ratajana (seguir utilizador), 1 ponto , 14:50 | Sexta feira, 12 de junho de 2009
é urgente...
B l u e S k y (seguir utilizador), 2 pontos , 19:11 | Quarta feira, 10 de junho de 2009
...respeitar as instituições.
Cavaco Silva, goste-se ou não, deve ser respeitado.
 
 Regras da comunidade
    Re: é urgente...    Ver comentário
Brilhantina (seguir utilizador), 3 pontos , 23:21 | Quarta feira, 10 de junho de 2009
    Re: é urgente...    Ver comentário
poiz (seguir utilizador), 2 pontos , 12:05 | Quinta feira, 11 de junho de 2009
    Re: é urgente...    Ver comentário
okagenteve (seguir utilizador), 1 ponto , 22:41 | Quarta feira, 10 de junho de 2009
    Re: é urgente...    Ver comentário
Mafarrico666 (seguir utilizador), 1 ponto , 23:40 | Quarta feira, 10 de junho de 2009
    Re: é urgente...    Ver comentário
Portugal Real (seguir utilizador), 1 ponto , 3:14 | Quinta feira, 11 de junho de 2009
    Re: é urgente...    Ver comentário
libertino (seguir utilizador), 1 ponto , 13:17 | Quinta feira, 11 de junho de 2009
    Re: é urgente...    Ver comentário
Portugal Real (seguir utilizador), 1 ponto , 13:59 | Quinta feira, 11 de junho de 2009
    Re: é urgente...    Ver comentário
Apolinária (seguir utilizador), 0 pontos , 22:02 | Quarta feira, 10 de junho de 2009
Salgueiro Maia
emlisboa (seguir utilizador), 2 pontos (Interessante), 20:12 | Quarta feira, 10 de junho de 2009
Salgueiro Maia merece todo o nosso respeito. Foi sem dúvida alguma um Grande Homem, que nunca quiz o mérito para si da Revolução. Cavaco nesta pseudo-homenagem, quiz redmir-se de um erro de 20 anos, erradamente a meu ver, como tem feito ultimamente. O recusar uma pensão a um homem de Abril foi um erro muito grave, uma atitute facista, que comprovou ao dar as pensões ao ex-Pides. Não vale a pena as condecorações agora, sr. presidente (em minúsculas de propósito), o Salgueiro Maia já morreu, mas está nos corações de todos aqueles que gostam da Liberdade e que acreditam que há Homens Bons e sem peneiras (como o senhor e seus amigos), que há Homens que lutam por um mundo justo, que fazem revoluções para todos e não só para si. Que foram militares e andaram no mato e mataram, andaram numa guerra injusta e acabaram com ela. Não é sr. presidente? E o sr. que fez?? Recusou uma pensão que era justa e agora que é presidente dá uma medalhita à viúva, TENHA VERGONHA, parece o Américo Tomás e a sua Gertrudes. Ao que chegamos.
 
 Regras da comunidade
    Re: Salgueiro Maia    Ver comentário
VISCOPE (seguir utilizador), 1 ponto , 12:25 | Quinta feira, 11 de junho de 2009
É compreensível ...
Trapezio (seguir utilizador), 2 pontos (Interessante), 20:24 | Quarta feira, 10 de junho de 2009
Salgueiro Maia ajudou a acabar com o Império Português, coisa que os salazaristas, fascistas e neo-liberais globalizadores (que incongruência!) nunca perdoaram. Eu cheguei cá há pouco mais de vinte anos e andei enganado este tempo todo. Pensei que os portugueses fossem mais parecidos com o Salgueiro Maia, não só em termos físicos, como também em termos humanos. Mas não, enganei-me redondamente e custou-me abrir os olhos! Na verdade, os portugueses são muito mais parecidos com aquelas descrições que eu aprendi nos bancos de escola quando estudei no terceiro-mundo.
 
 Regras da comunidade
É HERÓI OU NÃO É?
Musoko (seguir utilizador), 2 pontos , 21:23 | Quarta feira, 10 de junho de 2009
Concorde-se ou não, homens como Salgueiro Maia foram a locomotiva de uma grande mudança em Portugal.
Tudo devia ficar claro na História de Portugal: Salgueiro Maia é um herói nacional, ou é apenas um militar que entrou num golpe de estado?
Se é um herói nacional deve ser considerado como tal pela nação portuguesa e seus representantes, sem dissimulações, sem hipocrisias, sem hesitações.
Se não é, não faz sentido uma homenagem no 10 de Junho.
O que se ensina, afinal, nas escolas?
 
 Regras da comunidade
DEMAGOGIA...!!!
4 DE DEZEMBRO (seguir utilizador), 2 pontos , 23:36 | Quarta feira, 10 de junho de 2009
Exigiram a Mário Soares?

Exigiram a Jorge Sampaio?

Porquê de tanta exigência a Cavaco e Silva?

Pela sua acção como militar, com o seu percurso de visa pessoal, aquilo que Salgueiro Maia não desejaria era que alguém se aproveitasse dos seus feitos, para alimentar questiúnculas políticas.

Salgueiro Maia teve e terá sempre o respeito e profunda admiração do povo português. Não precisa de interlocutores.

A História dar-lhe-á o lugar que merece.
 
 Regras da comunidade
    Re: DEMAGOGIA...!!!    Ver comentário
Eurípedes (seguir utilizador), 3 pontos , 0:25 | Quinta feira, 11 de junho de 2009
    Re: DEMAGOGIA...!!!    Ver comentário
Portugal Real (seguir utilizador), 1 ponto , 14:15 | Quinta feira, 11 de junho de 2009
    Re: DEMAGOGIA...!!!    Ver comentário
socrates_lisboa (seguir utilizador), 2 pontos , 0:28 | Quinta feira, 11 de junho de 2009
Medo de quê?
dedalo11 (seguir utilizador), 2 pontos , 0:10 | Quinta feira, 11 de junho de 2009
Será que o PR teve receio de, ao homenagear de forma condizente o maior e mais sublime dos capitães de Abril, ofender outros personagens do grande evento que mudou a nossa vida radicalmente? A sua timidez, contrastante com o discurso brilhante que fez sobre o Dia de Portugal, foi demasiado notória. Ele saberá, mas como não tem que dar explicações, bom, temos que seguir em frente. Alguém, um dia, fará Justiça. A Salgueiro Maia.
 
 Regras da comunidade
Salgueiro Maia foi realmente um grande Homem
mansilper (seguir utilizador), 1 ponto , 18:29 | Quarta feira, 10 de junho de 2009
Salgueiro Maia foi realmente um grande Homem que arriscou tudo a troco de nada para si, enquanto outros não arriscando nada, ganharam tudo, este o grande paradoxo.
Esta homenagem, embora justa, não passa de mais uma habilidosa e hipócrita forma de fazer política, que mais não visa ganhar protagonismo politico.,
Salgueiro Maia não merecia isto.
        Para mim homenagens destas,
        não as quero, são torpes,
        Se foram negadas na vida,
        Para que servem depois da morte!
 
 Regras da comunidade
As revoluções devoram os seus filhos
c barreiros (seguir utilizador), 1 ponto , 18:54 | Quarta feira, 10 de junho de 2009
Muita sorte têm tido todos, os envolvidos, por ainda serem homenageados, o normal é serem presos, mortos ou esquecidos.
Alguns meses depois de Abril de 74 vi e ouvi uma criança a perguntar a um jornalista que fazia uma reportagem na rua:
- o 25 de Abril foi uma revolução ou um golpe de estado? Não me recordo se teve resposta porque ainda hoje não sei se hei-de chamar "golpistas" ou "revolucionários" aqueles capitães.
Uma coisa tenho a certeza porque estive presente e também participei, aquela data ficou-se a dever aos milhares de populares que quase imediatamente envolveram os militares e a eles se juntaram a festejar a queda do regime, doutro modo, teria abortado como tantos outros que lhe antecederam.
 
 Regras da comunidade
    Re: As revoluções devoram os seus filhos    Ver comentário
dedalo11 (seguir utilizador), 2 pontos , 0:26 | Quinta feira, 11 de junho de 2009
    Re: As revoluções devoram os seus filhos    Ver comentário
Copa2 (seguir utilizador), 1 ponto , 10:08 | Quinta feira, 11 de junho de 2009
Pois...
Sebastião da Treta (seguir utilizador), 1 ponto , 19:41 | Quarta feira, 10 de junho de 2009
São estas pequenas coisas que, enfim, esclarecem tudo... Não é?
 
 Regras da comunidade
A miopia Politica ...
antoniojorgealmeida (seguir utilizador), 1 ponto , 19:54 | Quarta feira, 10 de junho de 2009
Portugal ficará sempre em divida para com os militares e populares incluindo os lideres politicos que deram sentido á mudança que era necessária
Hoje, como muitos erros e reparos, Portugal cresceu e modernizou-se.
Muitas injustiças como em toda a parte, ou seja há espaço para se construir algo ainda melhor.
Obrigado Salgueiro Maia
Estás descupado PR, és muito humano, a julgar pelos erros que cometes:
Aumento dos salarios da função Publica para ganhar eleições, deverá ser o maior ...

 
 Regras da comunidade
falta de vergonha
Faroespresso (seguir utilizador), 1 ponto , 20:56 | Quarta feira, 10 de junho de 2009
Concordo inteiramente com A.S.Duarte: esta manhã, ao ver "aquilo" na RTP1, fiquei envergonhado. Foi, realmente, uma coisa muito pouco digna, hipócrita, quase às escondidas. Mais valia não ter feito nada!
 
 Regras da comunidade
Salgueiro Maia.....se soubesses....
Jovanoti (seguir utilizador), 1 ponto , 21:47 | Quarta feira, 10 de junho de 2009
que pela tua postura, coragem e dedicação....
andam tantos a "mamar" à conta da tua revolução....
pior...
já nem te conhecem como heroi...
passaste rápidamente a Estátua de Memórias...
ingratos....
 
 Regras da comunidade
fugaz
vorten (seguir utilizador), 1 ponto , 22:21 | Quarta feira, 10 de junho de 2009
uma homenagem fugaz a alguém que de fugaz só teve mesmo o tempo de vida, infelizmente.
isto nã vem redimir nada, absolutamente nada.
 
 Regras da comunidade
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
PUB
 
Email
O Expresso no
PUB




Greve na CP: linha da Azambuja é a mais afetada
11:37 Quinta feira, 24 de maio de 2012,
Bob Dylan faz hoje 71 anos
10:54 Quinta feira, 24 de maio de 2012, 1
Miguel Relvas está disponível para ir ao Parlamento
10:41 Quinta feira, 24 de maio de 2012, 26
Greve na NAV provoca atrasos nos voos
10:13 Quinta feira, 24 de maio de 2012, 4
Aldeia indígena no Rio ameaçada por obras do Mundial 2014
10:01 Quinta feira, 24 de maio de 2012,
Google alerta para o cibercrime e a censura
9:51 Quinta feira, 24 de maio de 2012, 1
Greve: Lisboa quase sem comboios
8:30 Quinta feira, 24 de maio de 2012, 4
Qual dos super-herói irá sair do armário?
22:58 Quarta feira, 23 de maio de 2012, 20
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
MBA
IAB