88
Anterior
Bombeiros dominam três incêndios
Seguinte
Agulhas descobertas em sandes de voos da Delta
Página Inicial   >  Atualidade / Arquivo   >   Caricaturas de António nas paredes do Metro

Caricaturas de António nas paredes do Metro

O Metropolitano de Lisboa chegou terça-feira ao aeroporto, cuja estação está decorada com caricaturas de António, cartoonista do Expresso.
|
Estações abrem hoje
Estações abrem hoje / DR

O troço Oriente-Aeroporto abre hoje ao público do Metro de Lisboa. A Linha Vermelha ganha três novas estações (Moscavide, Encarnação e aeroporto da Portela, estação esta decorada com caricaturas de personalidades portuguesas, da autoria de António, cartoonista do Expresso), estimando-se uma média de 400 mil passageiros por mês.

Para já, o Metropolitano de Lisboa não equaciona o aumento das tarifas como consequência alargamento da rede.

As obras, iniciadas em fevereiro de 2007, terminaram agora, representando um investimento de 218 milhões de euros para o prolongamento da rede em 3326 metros e três novas estações, num percurso que demora cerca de cinco minutos a percorrer, de acordo com os dados da empresa.

Saldanha-Aeroporto em apenas 16 minutos


A ligação ao aeroporto, há muito esperada, vai ter um "impacto significativo" para quem viaja de avião, mas também para os trabalhadores daquela zona. Estima-se que será possível fazer o caminho entre o Saldanha e o Aeroporto em apenas 16 minutos.

Para além do aeroporto, esta ligação vai ser fundamental para as zonas residenciais de Moscavide e Encarnação/Olivais, sendo que esta última representa 7% da população lisboeta, uma das mais populosas.

Com o prolongamento da rede, o Metropolitano de Lisboa diz que haverá uma redução de cerca de cinco mil toneladas de CO2 por ano, tendo em conta a diminuição prevista de circulação automóvel.

A estação do Aeroporto situa-se perto do edifício das partidas e chegadas, estando prevista uma ligação direta entre a estação e o edifício através de uma galeria de correspondência, como noticia a RTP.

Em Moscavide, a estação está situada na rua João Pinto Ribeiro, em frente às instalações do Olivais e Moscavide, e na Encarnação na rua General Silva Freire.

Rede do Metro está sete vezes maior


A rede do Metro de Lisboa, agora com 43 quilómetros, está sete vezes maior do que quando foi inaugurado, em 1959, com apenas seis quilómetros e meio.

As mais recentes obras tiveram sucessivos adiamentos devido à necessidade de formar pessoal e fazer acabamentos e experiências, esclarece a empresa.

Depois de aberta a extensão da Linha Vermelha, o Metropolitano de Lisboa prevê a extensão Amadora-Este/Reboleira, na Linha Azul, bem como uma interface no Terreiro do Paço, de modo a conjugar os vários tipos de transportes no mesmo edifício - Metro, barco, autocarros e táxis.

As estações da Baixa-Chiado e do Colégio Militar irão ter obras para melhorar a acessibilidade, nomeadamente a "pessoas com mobilidade reduzida" e o Areeiro e Arroios vão ampliar as estações.



Veja a fotogaleria:

Opinião


Multimédia

Voámos num F-16

Um piloto da Força Aérea voou com uma câmara GoPro do Expresso e temos imagens inéditas e exclusivas para lhe mostrar num trabalho multimédia.

Salada de salmão com sorvete de manga

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Por faróis nunca dantes navegados

São a salvaguarda dos navegantes, a luz que tranquiliza o mar. Há 48 faróis em Portugal continental e nas ilhas. Este é um acontecimento único: todos os faróis e 1830 km de costa disponíveis num mesmo trabalho. Para entendê-los e vê-los, basta navegar neste artigo.

Parecem casulos onde gente hiberna à espera de ver terra

No Porto de Manaus não há barcos, mas autocarros bíblicos que caminham sobre água. Têm vários andares e estão cheios de camas de rede que parecem casulos onde homens, mulheres e crianças aguardam o destino. E há gente a vender o que houver e tiver de ser junto ao Porto. "Como há Copa, tem por aí muito gringo que vem ter com 'nóis'. E então fica mais fácil vender"

O adeus de Lobo Antunes às aulas de medicina

O neurocirurgião deu terça-feira a sua "Última Lição" no auditório do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, na véspera de deixar o seu trabalho no serviço nacional de saúde.

Jaguar volta a fabricar desportivo dos anos 60

Até ao verão será fabricado um número limitado de desportivos Jaguar E-Type Lightweight, seguindo todas as especificações originais, incluindo a continuação do número de série das unidades produzidas em 1963.

"Naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas"

Mais do que uma manifestação, o 'primeiro' 1º de Maio é recordado como a grande festa da Revolução dos Cravos, quando o povo saiu às ruas em massa e a união das esquerdas era um sonho possível. "O 1º de Maio seria mais uma primeira coisa, porque naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas." Foi há 40 anos.

Este trabalho não foi visado por qualquer comissão de censura

Aquilo que hoje é uma expressão anacrónica estava em relevo na primeira página do "República", a 25 de Abril de 1974: "Este jornal não foi visado por qualquer comissão de censura". Quarenta anos depois da Revolução, veja os jornais, ouça os sons e compreenda como decorreu o "dia inicial inteiro e limpo", como lhe chamou Sophia. O Expresso falou ainda com cinco gerações de 40 anos e percorreu a "geografia" das Ruas 25 de Abril de todo o país, falando com quem lá mora. Veja a reportagem multimédia.


Comentários 88 Comentar
ordenar por:
mais votados
Uma questão
O metro até ao aeroporto demorou 5 anos a ser construido. Esta gente estava a fazer um túnel para ir dar a um aeroporto que ia fechar?
Uma questão para Sócrates
Uma resposta
Re: Uma resposta
Re: Uma resposta
Re: Uma resposta
Re: Uma resposta
Re: Uma questão
Re: Uma questão
Re: Uma questão
Estas estações são bonitas
Mas porque raio continuam a meter marmore no chão? só por ser bonito? eu cada vez que vejo marmore em locais publicos lembro-me da praça Luisa Todi em Setubal e um dia que me ia partindo todo com uma escorregadela de dei porque o marmore estava molhado :S

De Resto claro como todas as estações de metro de lisboa.... São lindas!

Veio-me agora à memória o video com o jornalista da sic a criticar o antigo governo e a escolha da linha vermelha, afinal poderia retratar-se, as 3 novas estações servem7% da população de lisboa e liga o aéroporto ao terminal de transportes.... mais que o lobby's da construção foi uma decisão acertadissima!
Re: Estas estações são bonitas
Re: Estas estações são bonitas
Re: Estas estações são bonitas
Re: Estas estações são bonitas
Re: Três novas estações do Metro de Lisboa abrem h
Uma excelente notícia. Este é o tipo de investimento que é rentabilizado a curto prazo e fica para o futuro. Já se tornara ridículo o principal aeroporto do país não ter uma ligação rápida, eficiente e económica ao centro da cidade (tal como as grandes cidades europeias), obrigando as pessoas a depender principalmente dos taxis. De certo que irá contribuir para um afluxo de turistas, que é bem preciso.
Aqui umaq obra bastante positiva e do interesse
público. Agora vamos construir o TGV que ligue Lisboa a Madrid..para Portugal ficar mais ligado à Europa....
Re: Aqui umaq obra bastante positiva e do interess
Re: Aqui umaq obra bastante positiva e do interess
Parabéns António,um rico cartonista!
Sim porque com esta encomenda do Metro,foi uma pipa de massa!
Re: Parabéns António,um rico cartoonista!
Sócrates, Sócrates...
... só fazes disto!...
Comunicado da Setestrelas
Informamos que um dos nossos funcionários já se encontra a trabalhar.
Os taxistas não tardam a protestar
Muitos parabens ...
a todos que trabalharam para fazer este projecto uma realidade. Uma noticia muito positiva.

E necessario mais investimentos grandiosos em transporte economico e rapido.
Agora o pais deve seriamente lancar uma rede TGV.
Ligacoes mais rapidas e mais emprego!

Por exemplo, no Reino Unido acabam de anunciar investimento de 9 mil milhoes na infrastrutura ferroviaria...
Re: Muitos parabens ...
Re: Muitos parabens ...
Re: Muitos parabens ...
Re: Muitos parabens ...
Re: Muitos parabens ...
Re: Muitos parabens ...
Re: Muitos parabens ...
Re: Muitos parabens ...
Re: Muitos parabens ...
Re: Muitos parabens ...
Re: Muitos parabens ...
Re: Muitos parabens ...
Re: Muitos parabens ...
Re: Muitos parabens ...
Re: Muitos parabens ...
O Porto , o Norte é só paisagem...
Pelo movimento que tem o Metro do Porto, pelas ruas menos poluídas da cidade, pela comodidade de viajar de Metro - o Porto já deveria ter visto há muito mais tempo que Lisboa já tem Metro há mais de 50 anos!!! E viu mas nada poderia fazer contra Lisboa D.C.

Mas já antes - 1948 - se mandou estudar a construção Metropolitano de Liboa!!!

Agora no Porto com meia dúzia de estações subterrãneas, aproveitando a linha ao ar livre da Póvoa de Varzim, já nos congratulamos com o Metro do Porto... é assim que somos ...provincianos com a força de trabalho num lado e as mordomias numa centralidade - Lisboa - que hoje -após Revoluções e "golpes de lesa estado" continuamos a reverenciar o Terreiro do Paço...

SE não lutarmos para que o desenvolvimento do Norte seja uma realidade muito mais que merecida -garanto que vamos continuar a esperar -não sentados, mas de pé - porque trabalhamos e produzimos sempre para bem de todo o País-.
Re: O Porto , o Norte é só paisagem...
Re: Não tem argumentos ...
Re: Não tem argumentos ...
Re:Os dedos sim, os aneis foram-se...
Re: Re:Os dedos sim, os aneis foram-se...
Re: Como não lê nas entrelinhas ataca!
Re: Re:Os dedos sim, os aneis foram-se...
Re: Benfiquista? Portista? Futebol???
Re: Benfiquista? Portista? Futebol???
Re: Re:Os dedos sim, os aneis foram-se...
Re: Devem, devem...
Re: Não tem argumentos ...
Re: Não tem argumentos ...
Re: O Porto , o Norte é só paisagem...
Re: O Porto , o Norte é só paisagem...
Re: O Porto , o Norte é só paisagem...
Re: O Porto , o Norte é só paisagem...
Re: O Porto , o Norte é só paisagem...
Re: O Porto , o Norte é só paisagem...
218 MILHÕES?
218 milhões de Euros para 3300 metros de linha e três estações?

Os custos de construção do Metro do Porto foram:

• Por Km (subterrâneo, sem estações) 24 milhões euros
• Por Estação Especial 30 milhões euros

Se em Lisboa se utilizassem os mesmos critérios, o custo deste prolongamento seria

3,3 km de linha a 24 M€ 79,2 M€
3 estações a 30 M€ 90 M€

TOTAL: 169,2 M€

E ainda há quem tenha o descaramento de dizer que o Metro do Porto é um sorvedouro… Mas no Porto não se gasta em luxos nem em estações em mármore…
Re: 218 MILHÕES?
Re: 218 MILHÕES?
Re: 218 MILHÕES?
Re: Sim gostei da resposta!
Re: Sim gostei da resposta!
Re: 218 MILHÕES?
Re: 218 MILHÕES?
Re: 218 MILHÕES?
Re: 218 MILHÕES?
Re: 218 MILHÕES?
Re: 218 MILHÕES?
Re: 218 MILHÕES?
Re: 218 MILHÕES?
Re: 218 MILHÕES?
Re: 218 MILHÕES?
Re: 218 MILHÕES?
Re: 218 MILHÕES?
Re: 218 MILHÕES?
Re: 218 MILHÕES?
A greve dos taxistas...
...estará por dias. Lamento pelos taxistas honestos a abertura destas estações, esses ainda cobravam o preço justo e não tentavam ser chico espertos com os turistas. Agora quanto àqueles que cobravam 25 a 30 euros por uma corrida do Aeroporto ao Campo Grande, desses não tenho pena nenhuma.
ACABOU A MAMA DOS TAXISTAS -- AMEM
Já não era sem tempo !!!!!!!!!!!!!!!!
Os ladrões e mal educaddos dos taxistas que comam M-E-R-DA agora.
Tratam mal os clientes anos a fio, AGORA COMAM M-E-R-D-A
Bravo!!!
50 anos para fazer uma linha que mal serve o turismo, a não ser que a hotelaria do destino Lisboa esteja secretamente concentrada nas zonas, Oriente e Saldanha, respectivamante.

Bravo Expresso. Por apresentar uma notícia para encher chouriços, tirar fotografias e bater palmas à inutilidade da elite portuguesa.

Que falta de tomates. Para não dizer de massa cinzenta.
Re: Bravo!!!
UMA PESCADINHA DE RABO NA BOCA
SE ESTE PROLONGAMENTO DA REDE DE METRO EXISTE, FELIZMENTE, FOI PORQUE TEVE A SORTE DE SE INICIAR NA ERA SOCRATICA!

SE FOSSE NESTE ULTIMO ANO, A PARALISIA A QUE PASSOSRELVAS TEM CONDUZIDO O PAIS, ESVAZIAVA MAIS UMA OBRA ESTRUTURAL DE PROGRESSO NO NOSSO PAIS!

PENA É QUE O TGV JÁ NÃO ESTIVESSE PRONTO!

O QUE TEM SIDO DEFICE NO NOSSO PAIS DE FORMA SUSTENTADA SÃO:
- AUSENCIA DE PLANIFICAÇÃO E ESTRATEGIAS ECONOMICAS A MEDIO E LONGO PRAZO, GERADORAS DE SOLIDA ESTRUTURA INTERNA!
-INEXISTÊNCIA DE RIGOR E HONESTA GESTÃO NOS RECURSOS E ORÇAMENTOS DESDE AS PME ÀS MACROEMPRESAS, MESMO EM SECTORES DO ESTADO;
- MÃO DE OBRA QUALIFICADA.

  A VENDA DO NOSSO PATRIMONIO COM O NOME POMPOSO DE "REFORMA ESTRUTURAL", É MAIS UMA MACHADADA DE EMPOBRECIMENTO DO PORTUGAL DOS PORTUGUESES, AO QUAL SE SOMA O DESEMPREGO DESENFREADO, SALARIOS QUE SÃO ESMOLAS E UM ATENTADO A UM ESTADO DE DIREITO!

TUDO FEITO EM NOME DE AGIOTAS A QUEM CHAMAM TROIKA, FMI, EU, "GENTES" DOS CHAMADOS MERCADOS QUE SENDO "LIVRES"SÃO SUPORTADOS PELA ESPECULAÇÃO DOS REFERIDOS MERCADOS, QUE APENAS PROCURAM INVESTIR ONDE O LUCRO É MAIOR INDIFERENTES À DESTRUIÇÃO E DEVASTAÇÃO DE PESSOAS, POVOS, PAISES!

RECEITAS DE "CURA" INSUSTENTAVEIS FEITA POR GENTE SEM ROSTO INSUPORTAVEIS, CUJA A AMPUTAÇÃO DO ROSTO DENOMINAM DE MERCADOS.
...
Comentários 88 Comentar

Últimas


Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub