88

A entrevista que interessa: Malik explica porque deixou os One Direction (envolve caminhos desviantes, diz ele)

Anterior
Bombeiros dominam três incêndios
Seguinte
Agulhas descobertas em sandes de voos da Delta
Página Inicial   >  Atualidade / Arquivo   >  Caricaturas de António nas paredes do Metro

Caricaturas de António nas paredes do Metro

O Metropolitano de Lisboa chegou terça-feira ao aeroporto, cuja estação está decorada com caricaturas de António, cartoonista do Expresso.
|
Estações abrem hoje
Estações abrem hoje / DR

O troço Oriente-Aeroporto abre hoje ao público do Metro de Lisboa. A Linha Vermelha ganha três novas estações (Moscavide, Encarnação e aeroporto da Portela, estação esta decorada com caricaturas de personalidades portuguesas, da autoria de António, cartoonista do Expresso), estimando-se uma média de 400 mil passageiros por mês.

Para já, o Metropolitano de Lisboa não equaciona o aumento das tarifas como consequência alargamento da rede.

As obras, iniciadas em fevereiro de 2007, terminaram agora, representando um investimento de 218 milhões de euros para o prolongamento da rede em 3326 metros e três novas estações, num percurso que demora cerca de cinco minutos a percorrer, de acordo com os dados da empresa.

Saldanha-Aeroporto em apenas 16 minutos


A ligação ao aeroporto, há muito esperada, vai ter um "impacto significativo" para quem viaja de avião, mas também para os trabalhadores daquela zona. Estima-se que será possível fazer o caminho entre o Saldanha e o Aeroporto em apenas 16 minutos.

Para além do aeroporto, esta ligação vai ser fundamental para as zonas residenciais de Moscavide e Encarnação/Olivais, sendo que esta última representa 7% da população lisboeta, uma das mais populosas.

Com o prolongamento da rede, o Metropolitano de Lisboa diz que haverá uma redução de cerca de cinco mil toneladas de CO2 por ano, tendo em conta a diminuição prevista de circulação automóvel.

A estação do Aeroporto situa-se perto do edifício das partidas e chegadas, estando prevista uma ligação direta entre a estação e o edifício através de uma galeria de correspondência, como noticia a RTP.

Em Moscavide, a estação está situada na rua João Pinto Ribeiro, em frente às instalações do Olivais e Moscavide, e na Encarnação na rua General Silva Freire.

Rede do Metro está sete vezes maior


A rede do Metro de Lisboa, agora com 43 quilómetros, está sete vezes maior do que quando foi inaugurado, em 1959, com apenas seis quilómetros e meio.

As mais recentes obras tiveram sucessivos adiamentos devido à necessidade de formar pessoal e fazer acabamentos e experiências, esclarece a empresa.

Depois de aberta a extensão da Linha Vermelha, o Metropolitano de Lisboa prevê a extensão Amadora-Este/Reboleira, na Linha Azul, bem como uma interface no Terreiro do Paço, de modo a conjugar os vários tipos de transportes no mesmo edifício - Metro, barco, autocarros e táxis.

As estações da Baixa-Chiado e do Colégio Militar irão ter obras para melhorar a acessibilidade, nomeadamente a "pessoas com mobilidade reduzida" e o Areeiro e Arroios vão ampliar as estações.



Veja a fotogaleria:

Opinião


Multimédia

Edwin. O rapaz que aprendeu a sonhar

O que Edwin sabia sobre a vida era sobreviver. Na cabeça dele não cabiam sonhos e os dias eram passados à procura de comida para ele e para a mãe e para o irmão. A fome espreitava nos cantos da barraca de palha no Quénia e ele escondia-se dela como podia - chupar as pedras era uma forma de a enganar. Mas a sorte dele mudou porque alguém viu nele outra coisa. E tudo começou numa dança. Agora, os mesmos dedos que agarravam as pedras tocam hoje teclas de um piano Bechstein. E os pés dele já não estão nus mas calçados. Com chuteiras. Primeiro no Benfica, agora no Estoril, o miúdo de 15 anos que fala como gente grande descobriu que tinha um sonho: ser futebolista. Como Drogba.

Em três quartos de hora não se esquece só a idade. "Esquece-se o mundo"

Maria do Céu dá três voltas ao lar sempre que pode. Edviges vai a todos os velórios, faz hidroginástica e sopas de letras. António dá um apoio na Igreja e nos escuteiros. Tudo é uma ajuda para passar os dias quando se tornam todos iguais. No Pinhal Interior Sul, a região mais envelhecida da União Europeia, quase um terço da população tem mais de 65 anos. Os mais velhos ficaram, os mais novos partiram.

Profissão: Sniper

O Expresso foi ver como são selecionados, que armas usam, para que missões estão preparados os snipers da Força de Operações Especiais do Exército. São uma elite dentro da elite. Um pelotão restrito. Anónimo. Treinam diariamente com um único objetivo: eliminar um alvo à primeira, mesmo que esteja a centenas de metros. Humano ou material. Sem dramas morais, dizem.

Xarém com conquilhas

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione com esta nova receita.

O que se passa dentro da cabeça dele

O que leva um tipo a quem iam amputando uma perna a regressar ao sítio onde os ossos se desfizeram, uma e outra vez, e testar os limites do seu corpo? Resposta: a busca pelo salto perfeito, que ele diz existir dentro dele e que ele encontrará mais dia menos dia. É a fé e a confiança que o movem e o levam a pular para lá do que é exigido a um campeão olímpico e mundial que não tem mais nada a provar a ninguém - a não ser a ele próprio. Este é um trabalho que publicámos em agosto de 2014, quando o saltador se preparava para os Europeus e falava das metas que tinha traçado para 2015 e 2016: mostrar que não estava acabado. Sete meses depois, provou-o no Europeu de pista coberta em Praga, onde venceu este fim de semana.

Amadeu, que aprendeu o mundo no campo e tinha o coração na ponta dos dedos

Em Portugal, a dedicação à língua mirandesa tem nome próprio: Amadeu Ferreira, o jurista da CMVM que - quando todos diziam que "era uma loucura impossível" - arranjou tempo para traduzir "Os Lusíadas", a "Mensagem", os quatro Evangelhos da Bíblia e ainda duas aventuras do Asterix para uma língua que pertence a um cantinho do nordeste português e é falada por menos de 15 mil pessoas. No final de 2014 deu ao Expresso aquela que viria a ser a sua última entrevista. Morreu no passado domingo e esta quinta-feira foi lançada a sua biografia, "O fio das lembranças", com quase 800 páginas.

Temos 16 imagens que não explicam o mundo, mas que ajudam a compreendê-lo

O júri do World Press Photo queria dar o prémio maior da edição deste ano (e talvez das edição todas) a uma fotografia com "potencial para se tornar icónica". A primeira imagem desta fotogaleria, por ser "esteticamente poderosa" e "revelar humanidade", é o que o júri procurava. A fotografia de um casal homossexual russo, a grande vencedora, é a primeira de 16 imagens de uma seleção onde há Messi desolado, migrantes em condições indignas no Mediterrâneo, a aflição do ébola, mistérios afins e etc - são os contrastes do mundo.

Vamos falar de sexo. Seis portugueses revelam tudo o que lhes dá prazer na cama

Neste primeiro episódio de uma série que vai durar sete semanas, seis entrevistados falam abertamente sobre aquilo que lhes dá mais satisfação na intimidade. Sexo em grupo, sexo na gravidez, prazer sem orgasmo e melhor sexo após a menopausa são alguns dos temas referidos nos testemunhos desta semana. O psiquiatra Francisco Allen Gomes explica ainda a razão de muitas mulheres fingirem o orgasmo. O Expresso e a SIC falaram com 33 portugueses que deram a cara e o testemunho de como são na cama. Ao longo das próximas sete semanas, contamos-lhe tudo.

Elvis. Gostamos ou não gostamos?

Ele não é consensual, mas é incontornável. Dispunha de penteado majestoso e patilha marota, aparentava olhar matador e pose atrevida. E deixou canções: umas fáceis e outras nem tanto, por vezes previsíveis e às vezes inesperadas, ora gentis ora aceleradas. E ele, Elvis, nasceu em janeiro de 1934 - há precisamente 40 anos, ao oitavo dia. Temos quatro textos sobre o artista: Nicolau Santos, Rui Gustavo, Nicolau Pais e João Cândido da Silva explicam o que apreciam, o que toleram e o que não suportam.

A última viagem do navio indesejado

Construído nos Estaleiros de Viana e pensado para fazer a ligação entre ilhas nos Açores, o Atlântida foi recusado pelo Governo Regional por alegadamente não atingir a velocidade pretendida. Contando com os custos associados à dissolução do contrato, o prejuízo ascendeu a 70 milhões de euros. Foi agora comprado a "preço de saldo", para mudar de nome e ser reconvertido num cruzeiro na Amazónia. Fizemos a última viagem do Atlântida e vamos mostrar-lhe os segredos do navio.

Desfile de vedetas

Saiba tudo sobre os modelos concorrentes ao Carro do Ano 2015/Troféu Essilor Volante de Cristal. Conheça o essencial sobre os 20 automóveis participantes nesta iniciativa, da estética, às características técnicas, do preço ao consumo. A apresentação ficará completa no dia 3 de janeiro.

Tudo o que precisa de saber sobre o ébola. Em dois minutos

Porque é que este está a ser o pior surto da história? Como é que os primeiros sintomas se confundem com os de outras doenças? É possível viajar depois de ter contraído o vírus, sem transmitir a doença? E estamos ou não perto de ter uma vacina? O Expresso procurou as respostas a estas e outras dúvidas sobre o ébola.

Desacelerámos a realidade para observar a euforia da liberdade

Ela, Jacarandá, é algarvia. Ele, Katmandu, é espanhol. São linces e agora experimentam a responsabilidade da liberdade: foram soltos esta terça-feira numa herdade alentejana, próxima de Mértola, eles que saíram de centros de reprodução em cativeiro. Foi inédito: nunca tinha acontecido algo assim em Portugal. Estivemos lá e ensaiámos o slow motion.


Comentários 88 Comentar
ordenar por:
mais votados
Uma questão
O metro até ao aeroporto demorou 5 anos a ser construido. Esta gente estava a fazer um túnel para ir dar a um aeroporto que ia fechar?
Uma questão para Sócrates
Uma resposta
Re: Uma resposta
Re: Uma resposta
Re: Uma resposta
Re: Uma resposta
Re: Uma questão
Re: Uma questão
Re: Uma questão
Estas estações são bonitas
Mas porque raio continuam a meter marmore no chão? só por ser bonito? eu cada vez que vejo marmore em locais publicos lembro-me da praça Luisa Todi em Setubal e um dia que me ia partindo todo com uma escorregadela de dei porque o marmore estava molhado :S

De Resto claro como todas as estações de metro de lisboa.... São lindas!

Veio-me agora à memória o video com o jornalista da sic a criticar o antigo governo e a escolha da linha vermelha, afinal poderia retratar-se, as 3 novas estações servem7% da população de lisboa e liga o aéroporto ao terminal de transportes.... mais que o lobby's da construção foi uma decisão acertadissima!
Re: Estas estações são bonitas
Re: Estas estações são bonitas
Re: Estas estações são bonitas
Re: Estas estações são bonitas
Re: Três novas estações do Metro de Lisboa abrem h
Uma excelente notícia. Este é o tipo de investimento que é rentabilizado a curto prazo e fica para o futuro. Já se tornara ridículo o principal aeroporto do país não ter uma ligação rápida, eficiente e económica ao centro da cidade (tal como as grandes cidades europeias), obrigando as pessoas a depender principalmente dos taxis. De certo que irá contribuir para um afluxo de turistas, que é bem preciso.
Aqui umaq obra bastante positiva e do interesse
público. Agora vamos construir o TGV que ligue Lisboa a Madrid..para Portugal ficar mais ligado à Europa....
Re: Aqui umaq obra bastante positiva e do interess
Re: Aqui umaq obra bastante positiva e do interess
Parabéns António,um rico cartonista!
Sim porque com esta encomenda do Metro,foi uma pipa de massa!
Re: Parabéns António,um rico cartoonista!
Sócrates, Sócrates...
... só fazes disto!...
Comunicado da Setestrelas
Informamos que um dos nossos funcionários já se encontra a trabalhar.
Os taxistas não tardam a protestar
Muitos parabens ...
a todos que trabalharam para fazer este projecto uma realidade. Uma noticia muito positiva.

E necessario mais investimentos grandiosos em transporte economico e rapido.
Agora o pais deve seriamente lancar uma rede TGV.
Ligacoes mais rapidas e mais emprego!

Por exemplo, no Reino Unido acabam de anunciar investimento de 9 mil milhoes na infrastrutura ferroviaria...
Re: Muitos parabens ...
Re: Muitos parabens ...
Re: Muitos parabens ...
Re: Muitos parabens ...
Re: Muitos parabens ...
Re: Muitos parabens ...
Re: Muitos parabens ...
Re: Muitos parabens ...
Re: Muitos parabens ...
Re: Muitos parabens ...
Re: Muitos parabens ...
Re: Muitos parabens ...
Re: Muitos parabens ...
Re: Muitos parabens ...
Re: Muitos parabens ...
O Porto , o Norte é só paisagem...
Pelo movimento que tem o Metro do Porto, pelas ruas menos poluídas da cidade, pela comodidade de viajar de Metro - o Porto já deveria ter visto há muito mais tempo que Lisboa já tem Metro há mais de 50 anos!!! E viu mas nada poderia fazer contra Lisboa D.C.

Mas já antes - 1948 - se mandou estudar a construção Metropolitano de Liboa!!!

Agora no Porto com meia dúzia de estações subterrãneas, aproveitando a linha ao ar livre da Póvoa de Varzim, já nos congratulamos com o Metro do Porto... é assim que somos ...provincianos com a força de trabalho num lado e as mordomias numa centralidade - Lisboa - que hoje -após Revoluções e "golpes de lesa estado" continuamos a reverenciar o Terreiro do Paço...

SE não lutarmos para que o desenvolvimento do Norte seja uma realidade muito mais que merecida -garanto que vamos continuar a esperar -não sentados, mas de pé - porque trabalhamos e produzimos sempre para bem de todo o País-.
Re: O Porto , o Norte é só paisagem...
Re: Não tem argumentos ...
Re: Não tem argumentos ...
Re:Os dedos sim, os aneis foram-se...
Re: Re:Os dedos sim, os aneis foram-se...
Re: Como não lê nas entrelinhas ataca!
Re: Re:Os dedos sim, os aneis foram-se...
Re: Benfiquista? Portista? Futebol???
Re: Benfiquista? Portista? Futebol???
Re: Re:Os dedos sim, os aneis foram-se...
Re: Devem, devem...
Re: Não tem argumentos ...
Re: Não tem argumentos ...
Re: O Porto , o Norte é só paisagem...
Re: O Porto , o Norte é só paisagem...
Re: O Porto , o Norte é só paisagem...
Re: O Porto , o Norte é só paisagem...
Re: O Porto , o Norte é só paisagem...
Re: O Porto , o Norte é só paisagem...
218 MILHÕES?
218 milhões de Euros para 3300 metros de linha e três estações?

Os custos de construção do Metro do Porto foram:

• Por Km (subterrâneo, sem estações) 24 milhões euros
• Por Estação Especial 30 milhões euros

Se em Lisboa se utilizassem os mesmos critérios, o custo deste prolongamento seria

3,3 km de linha a 24 M€ 79,2 M€
3 estações a 30 M€ 90 M€

TOTAL: 169,2 M€

E ainda há quem tenha o descaramento de dizer que o Metro do Porto é um sorvedouro… Mas no Porto não se gasta em luxos nem em estações em mármore…
Re: 218 MILHÕES?
Re: 218 MILHÕES?
Re: 218 MILHÕES?
Re: Sim gostei da resposta!
Re: Sim gostei da resposta!
Re: 218 MILHÕES?
Re: 218 MILHÕES?
Re: 218 MILHÕES?
Re: 218 MILHÕES?
Re: 218 MILHÕES?
Re: 218 MILHÕES?
Re: 218 MILHÕES?
Re: 218 MILHÕES?
Re: 218 MILHÕES?
Re: 218 MILHÕES?
Re: 218 MILHÕES?
Re: 218 MILHÕES?
Re: 218 MILHÕES?
Re: 218 MILHÕES?
A greve dos taxistas...
...estará por dias. Lamento pelos taxistas honestos a abertura destas estações, esses ainda cobravam o preço justo e não tentavam ser chico espertos com os turistas. Agora quanto àqueles que cobravam 25 a 30 euros por uma corrida do Aeroporto ao Campo Grande, desses não tenho pena nenhuma.
ACABOU A MAMA DOS TAXISTAS -- AMEM
Já não era sem tempo !!!!!!!!!!!!!!!!
Os ladrões e mal educaddos dos taxistas que comam M-E-R-DA agora.
Tratam mal os clientes anos a fio, AGORA COMAM M-E-R-D-A
Bravo!!!
50 anos para fazer uma linha que mal serve o turismo, a não ser que a hotelaria do destino Lisboa esteja secretamente concentrada nas zonas, Oriente e Saldanha, respectivamante.

Bravo Expresso. Por apresentar uma notícia para encher chouriços, tirar fotografias e bater palmas à inutilidade da elite portuguesa.

Que falta de tomates. Para não dizer de massa cinzenta.
Re: Bravo!!!
UMA PESCADINHA DE RABO NA BOCA
SE ESTE PROLONGAMENTO DA REDE DE METRO EXISTE, FELIZMENTE, FOI PORQUE TEVE A SORTE DE SE INICIAR NA ERA SOCRATICA!

SE FOSSE NESTE ULTIMO ANO, A PARALISIA A QUE PASSOSRELVAS TEM CONDUZIDO O PAIS, ESVAZIAVA MAIS UMA OBRA ESTRUTURAL DE PROGRESSO NO NOSSO PAIS!

PENA É QUE O TGV JÁ NÃO ESTIVESSE PRONTO!

O QUE TEM SIDO DEFICE NO NOSSO PAIS DE FORMA SUSTENTADA SÃO:
- AUSENCIA DE PLANIFICAÇÃO E ESTRATEGIAS ECONOMICAS A MEDIO E LONGO PRAZO, GERADORAS DE SOLIDA ESTRUTURA INTERNA!
-INEXISTÊNCIA DE RIGOR E HONESTA GESTÃO NOS RECURSOS E ORÇAMENTOS DESDE AS PME ÀS MACROEMPRESAS, MESMO EM SECTORES DO ESTADO;
- MÃO DE OBRA QUALIFICADA.

  A VENDA DO NOSSO PATRIMONIO COM O NOME POMPOSO DE "REFORMA ESTRUTURAL", É MAIS UMA MACHADADA DE EMPOBRECIMENTO DO PORTUGAL DOS PORTUGUESES, AO QUAL SE SOMA O DESEMPREGO DESENFREADO, SALARIOS QUE SÃO ESMOLAS E UM ATENTADO A UM ESTADO DE DIREITO!

TUDO FEITO EM NOME DE AGIOTAS A QUEM CHAMAM TROIKA, FMI, EU, "GENTES" DOS CHAMADOS MERCADOS QUE SENDO "LIVRES"SÃO SUPORTADOS PELA ESPECULAÇÃO DOS REFERIDOS MERCADOS, QUE APENAS PROCURAM INVESTIR ONDE O LUCRO É MAIOR INDIFERENTES À DESTRUIÇÃO E DEVASTAÇÃO DE PESSOAS, POVOS, PAISES!

RECEITAS DE "CURA" INSUSTENTAVEIS FEITA POR GENTE SEM ROSTO INSUPORTAVEIS, CUJA A AMPUTAÇÃO DO ROSTO DENOMINAM DE MERCADOS.
...
Comentários 88 Comentar

Últimas

Ver mais
Receba a nova Newsletter
Ver Exemplo

Pub