88
Anterior
Bombeiros dominam três incêndios
Seguinte
Agulhas descobertas em sandes de voos da Delta
Página Inicial   >  Atualidade / Arquivo   >   Caricaturas de António nas paredes do Metro

Caricaturas de António nas paredes do Metro

O Metropolitano de Lisboa chegou terça-feira ao aeroporto, cuja estação está decorada com caricaturas de António, cartoonista do Expresso.
|
Estações abrem hoje
Estações abrem hoje / DR

O troço Oriente-Aeroporto abre hoje ao público do Metro de Lisboa. A Linha Vermelha ganha três novas estações (Moscavide, Encarnação e aeroporto da Portela, estação esta decorada com caricaturas de personalidades portuguesas, da autoria de António, cartoonista do Expresso), estimando-se uma média de 400 mil passageiros por mês.

Para já, o Metropolitano de Lisboa não equaciona o aumento das tarifas como consequência alargamento da rede.

As obras, iniciadas em fevereiro de 2007, terminaram agora, representando um investimento de 218 milhões de euros para o prolongamento da rede em 3326 metros e três novas estações, num percurso que demora cerca de cinco minutos a percorrer, de acordo com os dados da empresa.

Saldanha-Aeroporto em apenas 16 minutos


A ligação ao aeroporto, há muito esperada, vai ter um "impacto significativo" para quem viaja de avião, mas também para os trabalhadores daquela zona. Estima-se que será possível fazer o caminho entre o Saldanha e o Aeroporto em apenas 16 minutos.

Para além do aeroporto, esta ligação vai ser fundamental para as zonas residenciais de Moscavide e Encarnação/Olivais, sendo que esta última representa 7% da população lisboeta, uma das mais populosas.

Com o prolongamento da rede, o Metropolitano de Lisboa diz que haverá uma redução de cerca de cinco mil toneladas de CO2 por ano, tendo em conta a diminuição prevista de circulação automóvel.

A estação do Aeroporto situa-se perto do edifício das partidas e chegadas, estando prevista uma ligação direta entre a estação e o edifício através de uma galeria de correspondência, como noticia a RTP.

Em Moscavide, a estação está situada na rua João Pinto Ribeiro, em frente às instalações do Olivais e Moscavide, e na Encarnação na rua General Silva Freire.

Rede do Metro está sete vezes maior


A rede do Metro de Lisboa, agora com 43 quilómetros, está sete vezes maior do que quando foi inaugurado, em 1959, com apenas seis quilómetros e meio.

As mais recentes obras tiveram sucessivos adiamentos devido à necessidade de formar pessoal e fazer acabamentos e experiências, esclarece a empresa.

Depois de aberta a extensão da Linha Vermelha, o Metropolitano de Lisboa prevê a extensão Amadora-Este/Reboleira, na Linha Azul, bem como uma interface no Terreiro do Paço, de modo a conjugar os vários tipos de transportes no mesmo edifício - Metro, barco, autocarros e táxis.

As estações da Baixa-Chiado e do Colégio Militar irão ter obras para melhorar a acessibilidade, nomeadamente a "pessoas com mobilidade reduzida" e o Areeiro e Arroios vão ampliar as estações.



Veja a fotogaleria:

Opinião


Multimédia

Lombinho de porco com broa e batata a murro

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Desaparecidos para sempre no Mar do Norte

O dia 15 de novembro já foi feriado, há 90 anos. A razão foi o desaparecimento de Sacadura Cabral algures no Mar do Norte. Depois de fazer mais de oito mil quilómetros de Lisboa ao Rio de Janeiro, o aviador pioneiro não conseguiu completar o voo entre a cidade holandesa de Amesterdão e a capital portuguesa. Ainda hoje, não se sabe o que aconteceu ao companheiro de Gago Coutinho e tio-avô de Paulo Portas, a quem o Expresso pediu um sms.

Os muros do mundo

Novembro relembrou-nos os muros que caem, mas também os que permanecem e os que se expandem. Berlim aproximou-se de si própria há 25 anos, mas há muros que continuam a desaproximar. Esta é a história de sete deles - diferentes, imprevisíveis, estranhos.

Tudo o que precisa de saber sobre o ébola. Em dois minutos

Porque é que este está a ser o pior surto da história? Como é que os primeiros sintomas se confundem com os de outras doenças? É possível viajar depois de ter contraído o vírus, sem transmitir a doença? E estamos ou não perto de ter uma vacina? O Expresso procurou as respostas a estas e outras dúvidas sobre o ébola.

A última viagem do navio indesejado

Construído nos Estaleiros de Viana e pensado para fazer a ligação entre ilhas nos Açores, o Atlântida foi recusado pelo Governo Regional por alegadamente não atingir a velocidade pretendida. Contando com os custos associados à dissolução do contrato, o prejuízo ascendeu a 70 milhões de euros. Foi agora comprado a "preço de saldo", para mudar de nome e ser reconvertido num cruzeiro na Amazónia. Fizemos a última viagem do Atlântida e vamos mostrar-lhe os segredos do navio.

O papa-medalhas que veio do espaço

O atleta português mais medalhado de sempre, Francisco Vicente, regressou dos campeonatos europeus de veteranos, na Turquia, com novas lembranças ao pescoço. Três de ouro e duas de prata para juntar à coleção. Tem 81 medalhas, uma por cada ano de vida.

Terror religioso está a aumentar

Relatório sobre a Liberdade Religiosa é divulgado esta terça-feira em todo o mundo. Dos 196 países analisados, só em 80 não há indícios de perseguições motivadas pela fé.

Vai pagar mais ou menos IRS? Veja as simulações

Reforma do imposto protege quem tem dependentes a cargo, mas pode penalizar os restantes contribuintes. Função pública e pensionistas vão ter mais dinheiro disponível. Veja simulações para vários casos.

Tem três minutinhos? Vamos explicar-lhe o que muda no orçamento de 350 mil portugueses (e no de muitas empresas)

O novo salário mínimo entrou em vigor. São mais €20 brutos para cerca de 350 mil portugueses (números do Ministério da Segurança Social, porque os sindicatos falam em 500 mil trabalhadores). Mudou o valor, mas também os descontos que as empresas fazem para a Segurança Social. Porque se trata de uma medida que afeta a vida de muitos portugueses, queremos explicar o que se perde e o que se ganha, o que se altera e o que se mantém.

Music fighter: temos Marco Paulo e Bruno Nogueira numa batalha épica

Está preparado para um dos encontros mais improváveis na história da música portuguesa? O humorista Bruno Nogueira e a cantora Manuela Azevedo, dos Clã, pegaram em várias músicas consideradas "pimba" - daquelas que ninguém admite ouvir mas que, no fundo, todos vão dançar assim que começam a tocar - e deram-lhe novos arranjos, num projeto que chegou aos coliseus de Lisboa e do Porto.  "Ninguém, ninguém", de Marco Paulo, tem possivelmente a introdução mais acelerada e frenética do panorama musical português. Mas, no frente-a-frente, quem é o mais rápido? Vai um tira-teimas à antiga?

Dez verdades assustadoras sobre filmes de terror

Este vídeo é como o monstro de "Frankenstein": ganhou vida graças à colagem de partes de alguns dos filmes mais aterrorizantes de sempre. Com uma ratazana mutante e os organizadores do festival de cinema de terror MotelX pelo meio. O Expresso foi à procura das razões que explicam o fascínio pelo terror, com muito sangue (feito de corante alimentar) à mistura. 

A paixão do vinil

Se para muitos o vinil é apenas uma moda que faz parte da cultura do revivalismo vintage, para outros ver o disco girar nunca deixou de ser algo habitual.

Portugal foi herdado, comprado ou conquistado?

Era agosto em Lisboa e, às portas de Alcântara, milhares de homens lutavam por dois reis, participando numa batalha decisiva para os espanhóis e ainda hoje maldita. Aconteceu em agosto de 1580. Mais de 400 anos depois, o Expresso deu-lhe vida, fazendo uma reconstituição do confronto através do recorte e animação digital de uma gravura anónima da época.

O Maradona dos bancos centrais

Dizer que Mario Draghi está a ser uma espécie de Maradona dos bancos centrais pode parecer estranho. Mas não é exagerado. Os jornalistas João Silvestre e Jorge Nascimento Rodrigues explicaram porquê num conjunto de artigos publicado no Expresso em Novembro de 2013 e que venceu em junho deste ano o prémio de jornalismo económico do Santander e da Universidade Nova. O trabalho observa ainda o desempenho de Ben Bernanke no combate à crise, revisita a situação em Portugal e arrisca um ranking dos 25 principais governadores de bancos centrais. Republicamos os artigos num formato especial desenvolvido para a web.

Com Deus na alma e o diabo no corpo

Quem os vê de fora pode pensar que estão possuídos. Eles preferem sublinhar o lado espiritual e terapêutico desta dança - chamam-lhe "krump" e nasceu nos bairros pobres dos Estados Unidos. De Los Angeles para Chelas, em Lisboa, já ajudou a tirar jovens do crime. Ligue o som bem alto e entre com o Expresso no bairro. E faça o teste: veja se consegue ficar quieto.

O Cabo da Roca depois da tragédia que matou casal polaco

Os turistas portugueses e estrangeiros que visitam o Cabo da Roca, em Sintra, continuam a desafiar a vida nas falésias, mesmo depois da tragédia que resultou na morte de um casal polaco, cujos filhos menores estavam também no local. Durante a visita do Expresso, um segurança tentou alertar os turistas para o perigo e refere a morte do casal polaco. O apelo não teve grande efeito. Veja as imagens.

Ó Capitão! meu Capitão! ergue-te e ouve os sinos

Ele foi a nossa ama... desajeitada. Ele foi o professor que nos inspirou no liceu. Ele trouxe alegria, mesmo nas alturas mais difíceis. Ele indicou-nos o caminho na faculdade. Ele ensinou-nos a manter a postura, mas também a quebrar preconceitos. Ele ensinou-nos que a vida é para ser aproveitada a cada instante. Ó capitão, meu capitão, crescemos contigo e vamos ter de envelhecer sem ti. 


Comentários 88 Comentar
ordenar por:
mais votados
Uma questão
O metro até ao aeroporto demorou 5 anos a ser construido. Esta gente estava a fazer um túnel para ir dar a um aeroporto que ia fechar?
Uma questão para Sócrates
Uma resposta
Re: Uma resposta
Re: Uma resposta
Re: Uma resposta
Re: Uma resposta
Re: Uma questão
Re: Uma questão
Re: Uma questão
Estas estações são bonitas
Mas porque raio continuam a meter marmore no chão? só por ser bonito? eu cada vez que vejo marmore em locais publicos lembro-me da praça Luisa Todi em Setubal e um dia que me ia partindo todo com uma escorregadela de dei porque o marmore estava molhado :S

De Resto claro como todas as estações de metro de lisboa.... São lindas!

Veio-me agora à memória o video com o jornalista da sic a criticar o antigo governo e a escolha da linha vermelha, afinal poderia retratar-se, as 3 novas estações servem7% da população de lisboa e liga o aéroporto ao terminal de transportes.... mais que o lobby's da construção foi uma decisão acertadissima!
Re: Estas estações são bonitas
Re: Estas estações são bonitas
Re: Estas estações são bonitas
Re: Estas estações são bonitas
Re: Três novas estações do Metro de Lisboa abrem h
Uma excelente notícia. Este é o tipo de investimento que é rentabilizado a curto prazo e fica para o futuro. Já se tornara ridículo o principal aeroporto do país não ter uma ligação rápida, eficiente e económica ao centro da cidade (tal como as grandes cidades europeias), obrigando as pessoas a depender principalmente dos taxis. De certo que irá contribuir para um afluxo de turistas, que é bem preciso.
Aqui umaq obra bastante positiva e do interesse
público. Agora vamos construir o TGV que ligue Lisboa a Madrid..para Portugal ficar mais ligado à Europa....
Re: Aqui umaq obra bastante positiva e do interess
Re: Aqui umaq obra bastante positiva e do interess
Parabéns António,um rico cartonista!
Sim porque com esta encomenda do Metro,foi uma pipa de massa!
Re: Parabéns António,um rico cartoonista!
Sócrates, Sócrates...
... só fazes disto!...
Comunicado da Setestrelas
Informamos que um dos nossos funcionários já se encontra a trabalhar.
Os taxistas não tardam a protestar
Muitos parabens ...
a todos que trabalharam para fazer este projecto uma realidade. Uma noticia muito positiva.

E necessario mais investimentos grandiosos em transporte economico e rapido.
Agora o pais deve seriamente lancar uma rede TGV.
Ligacoes mais rapidas e mais emprego!

Por exemplo, no Reino Unido acabam de anunciar investimento de 9 mil milhoes na infrastrutura ferroviaria...
Re: Muitos parabens ...
Re: Muitos parabens ...
Re: Muitos parabens ...
Re: Muitos parabens ...
Re: Muitos parabens ...
Re: Muitos parabens ...
Re: Muitos parabens ...
Re: Muitos parabens ...
Re: Muitos parabens ...
Re: Muitos parabens ...
Re: Muitos parabens ...
Re: Muitos parabens ...
Re: Muitos parabens ...
Re: Muitos parabens ...
Re: Muitos parabens ...
O Porto , o Norte é só paisagem...
Pelo movimento que tem o Metro do Porto, pelas ruas menos poluídas da cidade, pela comodidade de viajar de Metro - o Porto já deveria ter visto há muito mais tempo que Lisboa já tem Metro há mais de 50 anos!!! E viu mas nada poderia fazer contra Lisboa D.C.

Mas já antes - 1948 - se mandou estudar a construção Metropolitano de Liboa!!!

Agora no Porto com meia dúzia de estações subterrãneas, aproveitando a linha ao ar livre da Póvoa de Varzim, já nos congratulamos com o Metro do Porto... é assim que somos ...provincianos com a força de trabalho num lado e as mordomias numa centralidade - Lisboa - que hoje -após Revoluções e "golpes de lesa estado" continuamos a reverenciar o Terreiro do Paço...

SE não lutarmos para que o desenvolvimento do Norte seja uma realidade muito mais que merecida -garanto que vamos continuar a esperar -não sentados, mas de pé - porque trabalhamos e produzimos sempre para bem de todo o País-.
Re: O Porto , o Norte é só paisagem...
Re: Não tem argumentos ...
Re: Não tem argumentos ...
Re:Os dedos sim, os aneis foram-se...
Re: Re:Os dedos sim, os aneis foram-se...
Re: Como não lê nas entrelinhas ataca!
Re: Re:Os dedos sim, os aneis foram-se...
Re: Benfiquista? Portista? Futebol???
Re: Benfiquista? Portista? Futebol???
Re: Re:Os dedos sim, os aneis foram-se...
Re: Devem, devem...
Re: Não tem argumentos ...
Re: Não tem argumentos ...
Re: O Porto , o Norte é só paisagem...
Re: O Porto , o Norte é só paisagem...
Re: O Porto , o Norte é só paisagem...
Re: O Porto , o Norte é só paisagem...
Re: O Porto , o Norte é só paisagem...
Re: O Porto , o Norte é só paisagem...
218 MILHÕES?
218 milhões de Euros para 3300 metros de linha e três estações?

Os custos de construção do Metro do Porto foram:

• Por Km (subterrâneo, sem estações) 24 milhões euros
• Por Estação Especial 30 milhões euros

Se em Lisboa se utilizassem os mesmos critérios, o custo deste prolongamento seria

3,3 km de linha a 24 M€ 79,2 M€
3 estações a 30 M€ 90 M€

TOTAL: 169,2 M€

E ainda há quem tenha o descaramento de dizer que o Metro do Porto é um sorvedouro… Mas no Porto não se gasta em luxos nem em estações em mármore…
Re: 218 MILHÕES?
Re: 218 MILHÕES?
Re: 218 MILHÕES?
Re: Sim gostei da resposta!
Re: Sim gostei da resposta!
Re: 218 MILHÕES?
Re: 218 MILHÕES?
Re: 218 MILHÕES?
Re: 218 MILHÕES?
Re: 218 MILHÕES?
Re: 218 MILHÕES?
Re: 218 MILHÕES?
Re: 218 MILHÕES?
Re: 218 MILHÕES?
Re: 218 MILHÕES?
Re: 218 MILHÕES?
Re: 218 MILHÕES?
Re: 218 MILHÕES?
Re: 218 MILHÕES?
A greve dos taxistas...
...estará por dias. Lamento pelos taxistas honestos a abertura destas estações, esses ainda cobravam o preço justo e não tentavam ser chico espertos com os turistas. Agora quanto àqueles que cobravam 25 a 30 euros por uma corrida do Aeroporto ao Campo Grande, desses não tenho pena nenhuma.
ACABOU A MAMA DOS TAXISTAS -- AMEM
Já não era sem tempo !!!!!!!!!!!!!!!!
Os ladrões e mal educaddos dos taxistas que comam M-E-R-DA agora.
Tratam mal os clientes anos a fio, AGORA COMAM M-E-R-D-A
Bravo!!!
50 anos para fazer uma linha que mal serve o turismo, a não ser que a hotelaria do destino Lisboa esteja secretamente concentrada nas zonas, Oriente e Saldanha, respectivamante.

Bravo Expresso. Por apresentar uma notícia para encher chouriços, tirar fotografias e bater palmas à inutilidade da elite portuguesa.

Que falta de tomates. Para não dizer de massa cinzenta.
Re: Bravo!!!
UMA PESCADINHA DE RABO NA BOCA
SE ESTE PROLONGAMENTO DA REDE DE METRO EXISTE, FELIZMENTE, FOI PORQUE TEVE A SORTE DE SE INICIAR NA ERA SOCRATICA!

SE FOSSE NESTE ULTIMO ANO, A PARALISIA A QUE PASSOSRELVAS TEM CONDUZIDO O PAIS, ESVAZIAVA MAIS UMA OBRA ESTRUTURAL DE PROGRESSO NO NOSSO PAIS!

PENA É QUE O TGV JÁ NÃO ESTIVESSE PRONTO!

O QUE TEM SIDO DEFICE NO NOSSO PAIS DE FORMA SUSTENTADA SÃO:
- AUSENCIA DE PLANIFICAÇÃO E ESTRATEGIAS ECONOMICAS A MEDIO E LONGO PRAZO, GERADORAS DE SOLIDA ESTRUTURA INTERNA!
-INEXISTÊNCIA DE RIGOR E HONESTA GESTÃO NOS RECURSOS E ORÇAMENTOS DESDE AS PME ÀS MACROEMPRESAS, MESMO EM SECTORES DO ESTADO;
- MÃO DE OBRA QUALIFICADA.

  A VENDA DO NOSSO PATRIMONIO COM O NOME POMPOSO DE "REFORMA ESTRUTURAL", É MAIS UMA MACHADADA DE EMPOBRECIMENTO DO PORTUGAL DOS PORTUGUESES, AO QUAL SE SOMA O DESEMPREGO DESENFREADO, SALARIOS QUE SÃO ESMOLAS E UM ATENTADO A UM ESTADO DE DIREITO!

TUDO FEITO EM NOME DE AGIOTAS A QUEM CHAMAM TROIKA, FMI, EU, "GENTES" DOS CHAMADOS MERCADOS QUE SENDO "LIVRES"SÃO SUPORTADOS PELA ESPECULAÇÃO DOS REFERIDOS MERCADOS, QUE APENAS PROCURAM INVESTIR ONDE O LUCRO É MAIOR INDIFERENTES À DESTRUIÇÃO E DEVASTAÇÃO DE PESSOAS, POVOS, PAISES!

RECEITAS DE "CURA" INSUSTENTAVEIS FEITA POR GENTE SEM ROSTO INSUPORTAVEIS, CUJA A AMPUTAÇÃO DO ROSTO DENOMINAM DE MERCADOS.
...
Comentários 88 Comentar

Últimas


Pub